Por que o meu gato me lambe? 4 motivos 😽

Por que o meu gato me lambe? 4 motivos 😽

Todo o mundo sabe que os gatos são dos animais mais limpos que existem. Eles passam a vida deles se lambendo para estarem bem limpinhos. Essas lambidelas por vezes são oferecidas também aos tutores deles. O seu gato já te deu um destes beijinhos?

Muitas vezes os tutores se perguntam, por que o meu gato me lambe? Este comportamento pode ser uma demonstração de carinho, uma tentativa para fortalecer os laços sociais ou até mesmo para marcar território. O PeritoAnimal vai explicar tudo para você direitinho!

Demonstrar carinho

A maior parte das vezes, os gatos lambem para demonstrar o quanto amam os seus tutores. Essas lambidelas demonstram o que não conseguem dizer em palavras: "valeu por tudo o que você faz por mim, você é o melhor humano do mundo".

Desde filhote, o gato era lambido pela mãe dele, não só por motivos de higiene mas também como uma demonstração de carinho e afeto. Por esse motivo, receber lambidelas do seu felino é um dos 10 sinais de que o seu gato te ama.

Fortalecer laços sociais

Desde filhotes, os gatos interagem com a progenitora com lambidas. Todos os dias a mãe deles os lambe e com o passar do tempo também começa a lamber os irmãozinhos.

É muito comum você ver dois gatos adultos cuidando da higiene um do outro através de lambidas e isso fortalece os laços sociais deles!

O mesmo se aplica a você! Se o seu gato te está lambendo, ele o está aceitando como "um dos dele" e está te cuidando e demonstrando que o ama, fortalecendo o vosso laço social.

Porque seu sabor é bom!

Você esteve mexendo em comida? Ou colocou um creme com um cheiro bem gostoso? Pode ser esse o motivo pelo qual o seu gato te lambe! Você é saboroso!

A língua áspera dos gatos é perita em detectar sabores! Muitos gatos adoram o sabor de alguns sabonetes e por isso adoram lamber os tutores assim que eles saem do banho.

Outro motivo é o gostinho salgado da pele humana! Alguns gatos são muito atraídos pelo sabor salgado.

Para marcar o território

Os gatos não marcam o território apenas com xixi! As lambidelas também são uma forma de marcar. Se o seu gato o lambe, pode estar querendo dizer "Ei, humano! Você é lindo e só meu! Tá?"

Também as gatas, lambem os seus filhotes para que eles tenham o cheiro dela e os demais animais saibam que eles lhe pertencem.

Se o seu gatinho o lambe frequentemente, pode ser este um motivo, para que todo o mundo saiba que você é só dele!

Por que o meu gato me lambe o cabelo?

Alguns gatos têm um hábito um pouco estranho: lamber cabelos! Se você tem um caso destes em casa, fique sabendo que o motivo pode ser exatamente um dos anteriores que te indicamos. Para além disso, pode significar que ele acha que você tem o cabelo sujo e está ajudando você a limpá-lo.

As papilas queratinizadas da língua áspera dos gatos, para além de detectarem sabores, são muito úteis para tirar a sujeira das superfícies. Tal como o gato se limpa a ele próprio e a outros companheiros felinos, pode estar limpando você também. O seu gato considera que você é do grupo social dele e ao te limpar, está tentando melhorar a vossa relação.

Leia o nosso artigo sobre porque o meu gato me lambe o cabelo para saber tudo sobre esta matéria.

Por que os gatos mamam no cobertor?

Se o seu gato lambe, morde ou mama objetos estranhos, como o cobertor, estamos perante um comportamento anômalo. Esta síndrome é chamada de "pica" e pode afetar tanto gatos, como humanos, ratos e outras espécies.

Existem muitos gatos domésticos com estes hábitos. Ainda não existe uma explicação segura sobre o porquê deste comportamento mas os estudos existentes indicam que possa existir uma componente genética. Durante muitos anos se acreditou que este comportamento advinha de uma separação precoce da progenitora. Porém, hoje em dia, os estudos indicam que essa não é a principal causa.

Se o seu gato tem este comportamento e você gostava de saber porque os gatos mamam no cobertor, leia o nosso artigo sobre essa matéria.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o meu gato me lambe? 4 motivos 😽, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.