Partilhar

Por que o meu gato baba muito?

 
Nelson Ferreira - Redator do Perito Animal
Por que o meu gato baba muito?

Ver fichas de  Gatos

A produção excessiva de saliva tem o nome de ptialismo, tanto em gatos como em outros mamíferos. Por vezes é simplesmente um traço de personalidade do felino, mas é bastante incomum.

Um gato que se baba é sinal de alarme para os seus donos, sobretudo quando se trata de um comportamento que nunca se tinha manifestado, por isso revela que algo não está bem com o seu amiguinho. Continue lendo este artigo para descobrir porque o seu gato baba muito.

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro baba tanto?

Ingeriu veneno

Um gato envenenado ou intoxicado baba na maioria dos casos e, se este for o motivo, o gato deve ser levado para o veterinário imediatamente. Os gatos correm riscos de ingerir veneno por erro principalmente quando têm acesso ao exterior, quer seja porque vasculham no lixo, porque consomem a carne de um animal envenenado ou, infelizmente, porque existe alguma pessoa mal intencionada nas redondezas.

No entanto, dentro de casa também existem riscos, como a intoxicação com produtos de limpeza ou higiene, que a todo o momento deveriam permanecer o mais afastados possível do gato.

As pipetas e outros tratamentos anti-pulgas e carrapatos que se aplicam no corpo para o animal produzem um efeito semelhante se o gato decidir lamber essa parte do corpo. Em qualquer dos casos, a saliva costuma ser abundante e espessa, e inclusivamente apresentar-se em forma de espuma. Se suspeita de um envenenamento do gato recorra imediatamente a um profissional e nunca o faça vomitar se não sabe qual foi a substância que ingeriu. A água sanitária, por exemplo, pode causar queimaduras cáusticas caso você force o vômito.

Está doente

É possível que a baba seja consequência de alguma doença e que produza vômitos ou náuseas no seu gato, o qual acelera a salivação. Se isto acontece com frequência (alguns dias, várias vezes no mesmo dia), indica algum problema que deve ser atendido rapidamente. Se, pelo contrário, a baba aparece depois da expulsão de uma bola de pelo, por exemplo, algo esporádico, não deve se preocupar.

Está estressado

Já sabemos que o estresse em gatos é um importante desencadeador de várias doenças, sobretudo quando se associam a certas situações que lhes são desagradáveis, como por exemplo uma inesperada visita ao veterinário.

Entre os sintomas que poderiam indicar que o seu gato se encontra atravessando uma situação de estresse, encontram-se a baba excessiva e descontrolada. Porquê? Quando algo produz um medo ou nervosismo excessivo ao gato, o seu sistema neurológico envia uma série de ordens de resposta como escudo diante dessa situação que não é capaz de controlar e isso pode expressar-se sob a forma de baba.

Efeito de um medicamento

Qualquer pessoa que tenha um gato em casa sabe o complicado que chega a ser medicar um gato, sobretudo quando o medicamento vem em forma de xarope. Se o seu gatinho é um desses, então certamente que o verá babar por toda a casa depois da dose do seu tratamento, acompanhando com olhares de "ódio" para você, como seria de esperar.

Normalmente esta baba desaparece passado um tempo, uma vez que é provocada pelo desagrado que o sabor do fármaco provoca no animal e pelo fato de o ter obrigado a tomar esse medicamento. No entanto, se observar que persiste, é possível que esteja intoxicado e precise de ser visto por um veterinário.

Algum problema na sua boca

A saúde dentária do seu gato é muito importante, algo que muitas vezes costuma ser descuidado. Coisas como as cáries, uma infecção na língua ou nas gengivas, tumores, úlceras e feridas na boca, traumatismos nas mandíbulas, etc, originam uma baba excessiva que vem acompanhada de mau cheiro, cores inusitadas como o vermelho ou o verde na saliva, entre outros.

Por outro lado, também é possível que haja algum objeto preso nos dentes ou na cavidade bucal do gato, quer seja algo que tenha caçado por si mesmo, ou inclusive ossos de galinha ou espinhas. É por isso que se recomenda sempre oferecer carne sem nenhum osso.

Adora estar com você!

Embora não seja muito comum, alguns gatos babam pelo puro prazer que lhes produz certas situações que adoram, como receber carinho e mimos dos seus donos. Quando este é o motivo da baba, costuma apresentar-se desde que o animal é jovem.

Um gato que goste de catnip ou erva do gato pode babar quando percebe o seu cheiro, e inclusivamente quando sente que está prestes a receber o seu alimento favorito. Comportamentos estes que, embora pouco habituais. é possível que se apresentem, tornando os felinos um pouco mais parecidos conosco.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o meu gato baba muito?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Por que o meu gato baba muito?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Por que o meu gato baba muito?
1 de 4
Por que o meu gato baba muito?