Por que o meu cachorro tem o nariz seco?

Por que o meu cachorro tem o nariz seco?

Sempre ouvimos dizer que quando o nariz de um cachorro está seco é porque está doente. a verdade é que pode secar por vários motivos e nem todos estão relacionados com doenças, os cachorro saudáveis também podem ter o nariz seco em várias situações.

Não deve preocupar-se porque o nariz do seu cão não está úmido a não ser que este apresente feridas, rachaduras e secura durante vários dias. De fato, os cães com narizes rosados costumam secar o nariz muitas vezes simplesmente por estarem expostos ao sol. Depois de dormir um longo período também é comum que se levantem com o nariz um pouco seco, nada que não se solucione com um pouco de água.

Se alguma vez se perguntou, porque o meu cachorro tem o nariz seco, chegou ao sitio certo porque neste artigo do Perito Animal damos-lhe toda a informação necessária para que perceba porque isso acontece.

O clima

Uma das causas que mais pode ressecar o nariz do seu pet é o clima. Em lugares onde faça muito frio, vento ou muito sol, é normal que as narinas do cachorro fiquem menos úmidas, inclusivamente podem chegar a gretar levemente, tal como acontece com os lábios das pessoas.

Se não vir gretas que sangrem nem feridas não se deve preocupar. Pode solucionar esse problema lavando o seu focinho e secando suavemente e, se quiser, espalhar uma camada fina de vaselina para hidratar o nariz.

Os cães de pele clara são propensos a queimarem-se com o sol. Costumam ter o nariz rosado e quando se queimam, além da secura, ficam com uma cor mais vermelha. Pode colocar um pouco de creme protetor cada vez que sair com ele para a rua de modo a evitar que se queime.

O veterinário pode aconselhar você sobre alguns cremes hidratantes especiais para as narinas do cachorro. Costumam ser muito econômicas e estão feitas para não danificar o estômago do cachorro no caso de o lamber.

Defesas baixas

Se depois de aplicar o creme hidratante ou vaselina continuar com o nariz seco pode ser que tenha as defesas baixas. No veterinário poderão fazer um diagnóstico mais fiável, mas se é esse o motivo, é possível que tenha de lhe dar suplementos alimentares e, inclusivamente, mudar de ração. A debilidade no sistema imunológico pode fazer com que o seu cão se contagie com qualquer outra doença mais facilmente que o normal.

Cinomose ou parvovírus

Em algumas ocasiões a secura do nariz pode ser causada por alguma doença mais grave. A parvovirose canina ou a cinomose podem fazer com que o nariz seu seu cachorro fique mais seco e gretado. Se o seu cão apresenta outros sintomas como diarreia, vômitos ou secreção nasal, é provável que tenha alguma doença e deverá recorrer ao veterinário. Não se esqueça que, quanto mais rápido detectar a doença, mais eficaz será o tratamento a aplicar e mais probabilidades terá o cachorro de se curar sem complicações.

Quando deve ir ao veterinário?

Existem alguns sinais que indicam que algo não anda bem com a saúde do seu cachorro e que deveria fazer uma visita ao veterinário. Quando se pergunta, porque o meu cachorro tem o nariz seco, tenha especial cuidado se observar que o nariz do seu cachorro apresenta alguma das seguintes características:

  • Se a secura perdura durante vários dias e o nariz está quente
  • Se sangra do nariz
  • Se aparecem chagas e feridas
  • Se tem uma secreção de cor esverdeada ou amarela
  • Se tem o nariz inflamado
  • Se aparecem protuberâncias
  • Se reparar que lhe suta a respirar, que lhe dói se lhe tocar ou se o cachorro está demasiado apático
  • Se coça constantemente e esfrega o nariz por diferentes lugares para se aliviar
  • Se observar que bebe mais água que o normal

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o meu cachorro tem o nariz seco?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.