Partilhar
Partilhar em:

Por que o meu cachorro não gosta que o abrace?

Por que o meu cachorro não gosta que o abrace?

Ver fichas de  Cachorros

Amamos tanto os nossos peludos que às vezes queremos abraçá-los como o faríamos com qualquer outro amigo ou familiar, para eles isto não é tão agradável como você possa pensar. Enquanto que para nós é um gesto de amor, para os cães é um gesto que os bloqueia e lhes provoca estresse.

Certamente que alguma vez reparou que o seu cachorro tentou fugir ou virou a cabeça quando você o tentou abraçar. Nesse momento deve ter-se perguntado por que o meu cão não gosta que o abrace? No PeritoAnimal vamos dar-lhe as informações necessárias para que conheça um pouco melhor o comportamento animal e mostramos-lhe como o pode abraçar sem que se sinta estressado.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato não gosta de carinho?

Aprenda a interpretar a linguagem dos cães

Por não poderem comunicar verbalmente, os cães utilizam os sinais de apaziguamento, posturas corporais que os ajudam a expressar-se diante de outros cães, mas que nós como proprietários também devemos ser capazes de interpretar.

Quando abraça um cachorro este pode mostrar dois ou mais sinais dos quais lhe mostramos em seguida. Quando fazem qualquer destas coisas estão dizendo, à sua maneira, que não gostam que o abrace. O problema é que, por vezes, pode chegar a insistir tanto que chegam a morder, por essa razão é melhor respeitar o seu espaço se mostram algum destes sinais:

  • Baixa as orelhas
  • Gira o focinho
  • Evita o seu olhar
  • Tenta dar-lhe as costas
  • Gira o seu corpo
  • Fecha um pouco os olhos
  • Lambe o focinho constantemente
  • Tenta escapar
  • Rosna
  • Mostra os dentes

É bom abraçar um cachorro?

O psicólogo Stanley Coren publicou um artigo na revista Psychology Today chamado The data Says "Don't Hug the Dog!" afirmando que efetivamente, os cães não gostam quando são abraçados. De fato apresentou uma série de 250 fotografias aleatórias de pessoas abraçando os seus cães e em 82% delas os cães mostravam algum sinal de fuga que comentámos anteriormente.

Coren explicou que estes animais têm uma capacidade de reação e funcionamento muito rápidos, e que precisam de conseguir escapar correndo quando se sentem em perigo ou encurralados. Isto quer dizer que quando os abraça, eles sentem-se bloqueado e presos, não têm essa capacidade de poder escapar caso aconteça alguma coisa. Assim sendo, a sua primeira reação é correr e não podem fazê-lo, é normal que alguns cães tentar morder para se libertarem.

Demonstre carinho mas sem o estressar

Dr carinho ao seu cão é o melhor que pode fazer para reforçar o vosso vínculo, mas fazê-lo de forma que não lhe cause medo, estresse ou ansiedade é uma das cinco liberdades do bem-estar animal.

Pode sempre acarinhá-lo para que relaxe, escovando o seu pelo ou brincando com ele para lhe demonstrar o seu amor. Siga os seguintes pontos para deixar de se perguntar, por que o meu cachorro não gosta que o abrace?

  • Aproxime-se dele com calam e fazendo movimentos suaves para que não fique alerta.
  • Deixe que veja como se aproxima para não se assustar.
  • Deixe que cheire a sua mão, com a palma da mão aberta.
  • Sente-se ao seu lado tranquilamente.
  • Pratique a manipulação em diferentes partes do corpo, sempre de forma progressiva e ajudando-o com prêmios se for necessário, para que associe as mãos a algo positivo.
  • Passa com suavidade o braço por cima do seu lombo e dê um carinho. Também podem esfregá-lo calmamente, sem o apertar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o meu cachorro não gosta que o abrace?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Por que o meu cachorro não gosta que o abrace?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Por que o meu cachorro não gosta que o abrace?
1 de 3
Por que o meu cachorro não gosta que o abrace?