Por que o meu cachorro chora quando está sozinho?

Por que o meu cachorro chora quando está sozinho?

Por vezes quando saímos de casa para ir trabalhar ou para ir fazer um simples recado, os cachorros ficam muito tristes e começam a chorar, mas você sabe por que isso acontece? Os cachorros são animais sociais e não se sentem bem passando o dia sozinho.

Além de chorarem, alguns cachorros quando ficam sozinhos costumam morder e fazer pequenos destroços na casa. Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe dar alguns conselhos para evitar que isso aconteça e ensinar a gerir a sua solidão.

Continue lendo e descubra por que o meu cachorro chora quando está sozinho.

Por que o seu cachorro chora quando você vai embora?

Tal como os seus parentes mais próximos, os lobos, o cachorro é um animal social que na natureza vive em matilha. Mesmo estando em uma casa, o cachorro sente que nós somos parte desse círculo social e ao sairmos e ficar completamente sozinho o cachorro costuma ficar sozinho e em casos muito extremos sofrer da conhecida ansiedade por separação.

Isso deve-se a um excesso de apego que o cachorro tem conosco perante o medo que sente de não voltarmos para ele. Pelo contrário, um cachorro mentalmente saudável é capaz de gerir a sua solidão e aprender a não chorar quando você vai embora. O que pode fazer? Continue lendo.

Ensiná-lo a gerir a solidão

É muito importante que o seu cachorro aprenda a ficar sozinho para não sofrer de estresse e possa se manter entretido sempre que você sair. A ansiedade por separação ou simplesmente chorar é uma atitude negativa que não é desejada em nenhum ser vivo.

O primeiro passo para ensinar o sue cachorro a gerir a solidão e a ficar sozinho é deixá-lo com diferentes brinquedos para que o animal comece a desfrutar de ficar sozinho, entretendo-se:

  • jogos de inteligência
  • ossos
  • brinquedos
  • mordedores

A ferramenta mais apropriada é, sem dúvida o kong, que trata a ansiedade por separação de forma eficaz. Não sabe como funciona? É um brinquedo totalmente seguro e fiável no qual introduz patê ou ração seca no interior. O animal não pode colocar a boca inteiro dentro do kong, pelo que colocará a língua pouco a pouco para ir tirando o alimento.

Não é uma atividade simples, o cachorro vai precisar de muito tempo para retirar toda a comida do brinquedo e isso leva-o a sentir-se entretido e ocupado durante mais tempo. Este é um truque muito utilizado em todo o mundo incluindo nos refúgios, onde os cachorros sofrem da falta de estabilidade emocional que precisam.

Outros conselhos para evitar que o cachorro chore

Além do uso do kong e dos vários brinquedos que deve repartir pela zona onde o cachorro vai ficar, existem outros truques que podem funcionar (ou pelo menos ajudar) neste momento tão complicado:

  • Um ambiente confortável, quente e com barulho de fundo vai fazê-lo sentir-se confortável e seguro. Deixe um rádio ou um relógio que faça barulho ligado para não se sentir completamento sozinho.
  • Passeie-o sempre antes de ir embora para se sentir cansado e para dormir quando você for embora, pode inclusive pensar em praticar exercício ativo com o seu pet.
  • Dê-lhe de comer antes de sair e sempre depois do passeio, nunca antes, para evitar uma possível torção gástrica.
  • Adotar outro cachorro de um refúgio para que ambos interajam e se relacionem pode ser o melhor remédio de todos. Além disso, dedique tempo às apresentações entre ambos para que a adoção seja um êxito e se convertam nos melhores amigos.
  • Uma cama confortável e inclusive uma em forma de caverna também vão ajudar a que ele fique mais confortável passando este momento só.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o meu cachorro chora quando está sozinho?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.