Por que o leão branco está ameaçado de extinção?

Por que o leão branco está ameaçado de extinção?

Os leões brancos são, devido à cor peculiar de seu pelo, um dos animais mais marcantes e surpreendentes encontrados tanto na natureza quanto em cativeiro. Mas eles estão em perigo, e é por isso que o objetivo é manter sua sobrevivência e encorajar o nascimento de novos filhotes que mantenham essa curiosa e bela coloração branca de seus progenitores.

Se você quiser saber por que o leão branco está ameaçado de extinção e como ajudar a mudar esse cenário, continue lendo este artigo da PeritoAnimal, no qual falamos, em detalhes, sobre estes majestosos felinos.

Características do leão branco e onde vive

Comumente conhecidos como leões brancos, estes curiosos felinos são indivíduos de um dos tipos de leões, o leão-sul-africano, também chamado de leão-da-áfrica-do-sul e leão-do-transvaal (Panthera leo krugeri), que se destaca pela coloração incomum de seu pelo. Esta coloração é devida a uma peculiaridade genética, ou seja, estes grandes felinos carregam uma mutação rara no gene, o que determina a cor de sua pelagem, conhecida como leucismo.

Entretanto, apesar da tonalidade de neve do pelo dos leões brancos, os olhos mantêm sua coloração normal, o que os distingue dos animais albinos. O albinismo é outra raridade genética que, entre outras características, resulta em uma pelagem branca.

Por outro lado, os leões brancos são caracterizados por uma envergadura e corpulência maiores do que as outras subespécies de leões, atingindo até 3 metros de comprimento, no caso dos machos, e 2,70 metros no caso das fêmeas.

Em termos de habitat, a distribuição geográfica destes leões incomuns inclui quatro países da África Austral, que são a África do Sul, no Parque Nacional Kruger, onde se encontra a maior população destes leões, bem como Zimbábue, Moçambique e Botsuana.

Quantos leões brancos existem no mundo?

De acordo com dados publicados pela organização sul-africana Global White Lion Protection Trust, especializada na proteção e conservação deste incrível felino, existem atualmente apenas 13 leões brancos na natureza. No entanto, este número sobe para quase 300 se contarmos com os que existem em cativeiro, pois os leões brancos nascem e são criados em reservas especializadas em proteger e promover a sobrevivência desta espécie.

Este ambicioso objetivo internacional de manter esses leões vivos e garantir sua sobrevivência em cativeiro oferece esperança de fortalecer o acervo genético da espécie e, no futuro, de que os leões brancos sejam reintroduzidos e acasalem naturalmente em seus habitats.

Uma boa notícia de maio de 2020 é que, pela primeira vez, um leão branco nasceu em um zoológico da Espanha. No entanto, após um parto difícil, o filhote de leão branco White King, nome que recebeu que significa rei branco, em inglês, foi rejeitado pela mãe. Os profissionais do zoológico localizado perto de Sevillha, no sul do país, tiveram que alimentá-lo com mamadeiras.[1]

Um ano antes, em 2019, dois outros filhotes de leões brancos nasceram em um santuário de animais na França e foram batizados de Nala e Simba, uma homenagem a partir do clássico da Disney, O Rei Leão. [2]

Por que o leão branco está ameaçado de extinção?

Conhecer todas e cada uma das razões pelas quais os leões brancos estão ameaçados de extinção nos permite promover a conservação e a proteção desses incríveis animais. De acordo com a lista da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), os leões brancos são listados como uma espécie em estado de conservação vulnerável (VU), principalmente devido às seguintes causas:

Tráfico de animais silvestres

Na África do Sul, como vimos, uma das regiões onde os leões brancos podem ser encontrados na natureza, a qualidade e as características de sua conservação estão se tornando cada vez mais industriais, às vezes incentivando o comércio legal destes leões de reservas frequentemente criticadas como "fazendas de conservação", onde os indivíduos às vezes não são respeitados para manter sua sobrevivência, mas são tratados como marionetes de comércio e entretenimento animal.

Perda de habitat natural

A perda cada vez mais drástica e a divisão das regiões que compõem o habitat natural dos leões brancos na África Austral devido aos efeitos da mudança climática e das ações humanas irresponsáveis coloca a reprodução adequada e o desenvolvimento saudável dos poucos indivíduos que vivem na natureza em uma encruzilhada.

Baixa taxa de natalidade

A necessidade de perpetuar a espécie em cativeiro é constantemente dificultada pelo baixo número de descendentes nascidos e sua fraca sobrevivência, que muitas vezes é comprometida por doenças. Além disso, a consanguinidade forçada pela criação e reprodução em cativeiro torna a sobrevivência e a troca genética entre indivíduos ainda mais difícil.

Como ajudar o leão branco

Se queremos ajudar a evitar a extinção dos leões brancos, o mais importante é, antes de tudo, tomar consciência da importância dos estudos sobre o manejo e a proteção das populações de leões brancos e de seus habitats naturais. Cada vez mais organizações nacionais e internacionais estão criando campanhas para pedir o apoio da sociedade e para conseguir a implementação das medidas necessárias para a reintrodução dos leões brancos na natureza.

Por outro lado, é vantajoso apoiar projetos que optem pela conservação de leões na natureza, ao contrário daqueles que se concentram na sobrevivência em cativeiro. Esta ação pode tomar a forma de contribuições financeiras para projetos individuais ou através de trabalho voluntário e/ou divulgação de informações. Por menor que pareça, nossa ação sempre se soma para ajudar os leões brancos a sobreviverem e perpetuarem sua existência na Terra.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o leão branco está ameaçado de extinção?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Animais em perigo de extinção.

Referências
  1. G1. Primeiro leão branco nascido na Espanha é rejeitado pela mãe após parto traumático. Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/06/10/primeiro-leao-branco-nascido-na-espanha-e-rejeitado-pela-mae-apos-parto-traumatico.ghtml>. Acesso em 5 de agosto de 2021.
  2. Estado de Minas. Nala e Simba, dois leões brancos raros, nascem em santuário na FrançaDisponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2019/08/12/interna_internacional,1076755/nala-e-simba-dois-leoes-brancos-raros-nascem-em-santuario-na-franca.shtml>. Acesso em 5 de agosto de 2021.
Bibliografia
  • Equipo de redacción (12/09/2018). «Una rareza felina». National Geographic España: Biodiversidad, Leones. Disponível em: <https://www.nationalgeographic.com.es/fotografia/foto-del-dia/rareza-felina_13148>. Acesso em 5 de agosto de 2021.
  • Equipo de redacción (21/02/2017). «Leucismo, no albinismo». National Geographic España: Biodiversidad, Leones. Disponível em: <https://www.nationalgeographic.com.es/fotografia/foto-del-dia/leones-leucismo-albinismo_11212>. Acesso em 5 de agosto de 2021.
  • Moncada, M. (12/09/2019). «Mia y el león blanco» denuncia la industria surafricana animales salvajes. Agencia EFE: Verde: Naturaleza & cine. Disponível em: <https://www.efeverde.com/noticias/mia-leon-blanco-denuncia-industria-surafricana-animales-salvajes/>. Acesso em 5 de agosto de 2021.