Por que meu gato lacrimeja tanto?

Por que meu gato lacrimeja tanto?

Embora os gatos também possam sentir tristeza e dor, a causa das suas lágrimas não são os sentimentos. Muitas vezes vemos os nossos gatos com um lacrimejo excessivo e não sabemos se é normal ou não.

Normalmente não se trata de nada preocupante e limpando um pouco os olhos solucionamos o problema, mas dependendo da cor das lágrimas, do estado do olho e da duração do lacrimejo podemos saber o que está acontecendo com o nosso gato e de que forma devemos agir.

Se alguma vez se perguntou "gato lacrimejando, o que pode ser?" e não sabe a causa nem como agir, continue lendo este artigo do Perito Animal em que lhe explicamos o que pode estar acontecendo ao seu amiguinho.

Objeto estranho no olho

Se as lágrimas do seu gato são claras e vê que o seu olho está saudável, ou seja, não está vermelho e não parece existir nenhuma úlcera, pode ser que simplesmente tenha algo dentro do olho que o está irritando, como um grão de pó ou um pelo. O olho tentará expulsar o objeto estranho de forma natural produzindo um excesso de lágrimas.

O que tenho de fazer? Este tipo de lacrimejo não costuma precisar de tratamento, há que deixar que o próprio olho se desfaça do elemento estranho. Se quer pode secar as lágrimas que caem com um papel suave e absorvente, mas nada mais que isso.

No caso de o problema perdurar durante mais de um dia deverá levá-lo ao veterinário, uma vez que este tipo de lacrimejo deveria durar apenas um par de horas.

Lacrimal bloqueado ou epífora

O canal lacrimal é um tubinho situado numa extremidade do olho que faz com que as lágrimas saiam até ao nariz. Quando este está bloqueado produz-se um excesso de lágrimas que caiem pelo cara. Com o pelo e a umidade constante produzida pelo lacrimejo provocam-se irritações de pelo e infecções.

O lacrimal pode bloquear-se por diferentes problemas, como uma infecção, cílios que crescem para dentro ou algum arranhão. Além disso, os gatos com o focinho achatado são propensos a sofrer epíforas, como por exemplo os persas. Este problema costuma provocar o escurecimento da zona e o aparecimento de uma crosta em volta do olho.

O que tenho de fazer? Na maioria dos casos não é necessário tratamento, uma vez que o gato pode conviver perfeitamente com o lacrimal bloqueado, a não se que tenha problemas de visão. Em tal caso há que levar o gato ao veterinário, para que seja este a decidir o que fazer. Se foi provocado por uma infecção, as lágrimas serão amareladas e o profissional será quem decidirá a administração ou não de antibióticos ou anti-inflamatórios. Quando se trata de uma pestana que está crescendo para dentro é preciso removê-la através de um procedimento cirúrgico muito simples.

Alergia

Os gatos podem sofrer alergias, tal como as pessoas. E, da mesma forma, podem acontecer por qualquer coisa, quer seja pó, pólen, etc. Além de alguns sintomas como a tosse, espirros e coceira no nariz, entre outros, a alergia também provoca secreção ocular.

O que tenho de fazer? Se acredita que a origem do lacrimejo do seu gato pode ser uma alergia e não sabe a que se deve, deverá levá-lo ao veterinário para que faça os exames correspondentes.

Infecções

Se o lacrimejo do seu gato é de cor amarelada ou esverdeado indica que existem algumas complicações que são mais difíceis de tratar. Apesar de poder tratar-se simplesmente de alergia ou de um resfriado, em muitas ocasiões é sintoma de uma infecção.

O que tenho de fazer? Às vez assustamo-nos e não paramos de nos perguntar porque é que o meu gato chora dos olhos. Há que manter a calma, remover do seu entorno tudo o que possa irritar os seus olhos e levá-lo ao veterinário para que decida se precisa de antibióticos ou não.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato lacrimeja tanto?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado dos olhos.