Por que meu gato esfrega o rosto dele no meu?

Por que meu gato esfrega o rosto dele no meu?

Seu gato se esfrega em você e você não sabe por quê? Os gatos podem ser um mistério para seus companheiros humanos. Eles são dorminhocos, emitem ruídos curiosos como o ronronar e fazem coisas que às vezes são inexplicáveis, como esfregar o corpo deles em você.

Se você quer saber tudo sobre os gatos e entender cada um de seus comportamentos, então você não pode perder este artigo do PeritoAnimal, em que vamos explicar por que um gato esfrega o rosto dele no seu. Continue lendo!

Por que meu gato se esfrega em mim?

Imagine o seguinte: você chega em casa e o primeiro a te receber é seu gato esfregando o corpo dele nas suas pernas. Essa cena parece familiar? Praticamente todo tutor de gato experimenta algo semelhante quase todos os dias!

Para os felinos, dois dos elementos mais importantes são a demarcação do território e a identificação dos companheiros que vivem com eles. Assim, quando seu gato esfrega o corpo dele nas suas pernas, ela está espalhando seu cheiro por toda parte para identificá-lo como "dele" e, ao mesmo tempo, como um membro de seu grupo.

Mas o que acontece quando ele esfrega o rosto na gente? Algo semelhante. No rosto do felino existem glândulas responsáveis pela liberação de feromônios, especificamente entre cada olho e ouvido, e ao redor da boca. Estas mesmas feromonas também são secretadas através das patas e dos flancos.

O que são feromônios?

As feromônios são substâncias químicas na forma de odores secretados por felinos, entre outros animais, para enviar certos sinais a outros indivíduos da mesma espécie. Neste sentido, as feromonios podem indicar, por exemplo, se o felino está no cio, qual é seu estado de espírito ou servir como uma espécie de método de identificação, já que também permitem que diferentes felinos reconheçam uns aos outros.

Por causa disso, quando seu gato esfrega seu rosto contra o seu ou contra suas pernas, é em parte para impregná-lo com seu cheiro, seus feromônios, e te marcar como parte das coisas que lhe pertencem. Basta pensar: quando você sai de casa todos os dias, todo tipo de cheiro se prende a você, enfraquecendo o cheiro de seu gato havia te deixado. Quando você volta, então cabe a ele fazer a marcação novamente para que o cheiro dele se destaque de todos os outros.

Desta forma, quando você acaricia outro animal fora de casa, por exemplo, ele pode sentir o cheiro do seu gato e, por sua vez, os sentidos felinos deste outro gato vão indicar que você mimou outro animal de estimação.

Além disso, esta marcação também serve para criar um cheiro comum, um sinal de identificação que marcará você, as outras pessoas que vivem na casa e o gato como membros da mesma família.

Por que os gatos dão cabeçadas na gente?

Se seu gato não só esfrega o rosto em você, mas também lhe dá algumas cabeçadas, sinta-se uma pessoa muito sortuda! Quando o gato dá essas cabeçadas em você repetidamente, ele não está apenas marcando você, mas também expressando que ele se sente muito confortável contigo e confia em você. Por outro lado, se ele te dá cabeçadas curtas, uma após a outra, significa que ele está te cumprimentando.

Todos esses sinais fazem parte da linguagem corporal felina, a mesma linguagem que ele usa para se comunicar com outros membros de sua espécie. É por isso que, quando você vê dois gatos dando cabeçadas amigáveis um no outro, este ato geralmente termina com uma fricção mútua das costas e até mesmo o gesto de entrelaçar suas caudas, pois eles estão muito confortáveis um com o outro.

Quando o gato te dá cabeçadas deste tipo, você deve retribuir o gesto acariciando sua cabeça. Assim, ele entenderá que você sente o mesmo em relação a ele. Este é um comportamento que deve ser sempre recompensado e retribuído, pois pode até mesmo te ajudar a criar laços com um felino que você acaba de adotar.

Por que o gato esfrega o nariz dele no meu?

Os gatos recém-nascidos desenvolvem seu olfato muito mais cedo do que seu senso de visão, então eles usam seu nariz para encontrar sua mãe e tocá-la. À medida que envelhecem, este ato continua, mas com uma conotação diferente, pois usam o toque do nariz para se cumprimentar e trocar informações.

Quando dois gatos se tocam e cheiram o nariz um do outro pela primeira vez, estão passando informações relevantes e, ao mesmo tempo, se cumprimentando. É um ato de aceitação. Entretanto, quando dois gatos que já estão vivendo juntos, e portanto não pela primeira vez, fazem isso, ainda é uma saudação amigável, um sinal de que eles fazem parte da mesma família, do mesmo território. Deve-se notar que não é um sinal de afeto ou amor, mas sim de confiança e cordialidade. Por esta razão, eles também podem fazer isso com outros animais da casa, como cães.

Portanto, se o gato esfrega o nariz dele no seu, ele está fazendo exatamente a mesma coisa, é sua maneira de cumprimentá-lo e indicar que ele confia em você, que você faz parte de seu "território". Basta devolver a saudação da mesma forma para que ele entenda que é um sentimento recíproco.

Por que o gato se esfrega em tudo?

O gato esfrega o rosto dele no seu, se esfrega entre suas pernas ou qualquer outra parte de seu corpo, mas também contra móveis ou outros objetos domésticos. Como dissemos no início do artigo, os gatos emitem feromônios que lhes permitem delimitar e marcar seu território, por isso é normal vê-los se esfregando em todos os móveis, roupas ou objetos, especialmente se acabaram de chegar em casa ou se há um objeto novo.

Além disso, se o gato está nervoso e começa a se esfregar em tudo, é possível que esteja estressado por alguma razão e esteja procurando uma maneira de se estabilizar emocionalmente. Isto porque os gatos têm glândulas liberadoras de feromônios em certas áreas de seu rosto que lhes permitem mudar seu humor.

Recomendamos a leitura do seguinte artigo em que explicamos por que os gatos se esfregam nas pessoas e nas coisas.

Por que meu gato se esfrega em mim e mia?

Os gatos também se esfregam e miam quando você chega em casa - é outra forma de te marcar e, ao mesmo tempo, chamar sua atenção. Eles podem estar com fome e querer que você cuide dessa necessidade antes de fazer qualquer outra coisa, ou sua caixa de areia pode precisar de limpeza, por exemplo.

Neste sentido, o comportamento de miar e se esfregar não só ocorre quando você chega em casa, mas também pode aparecer em outros momentos como uma forma de chamar sua atenção, como os gatos sabem, após muitos séculos de evolução, que os humanos respondem aos seus miados. E se você acha que o miado deles é muito constante ou anormal, não hesite em visitar seu veterinário caso seja um problema de saúde. Neste artigo explicamos por que meu gato mia tanto.

E agora que você já sabe por que um gato esfrega o rosto dele no seu e por que ele dá cabeçadas em você e quer continuar aprendendo mais sobre o comportamento felino, confira o vídeo a seguir em que explicamos por que os gatos amassam pãozinho:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato esfrega o rosto dele no meu?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • VETStreet. Why doews my cat rub his face on everything? Disponível em: <http://www.vetstreet.com/our-pet-experts/why-does-my-cat-rub-his-face-on-everything>. Acesso em 8 de setembro de 2021.