Por que meu gato dorme no meu travesseiro?

Por que meu gato dorme no meu travesseiro?

Não é segredo para ninguém que os gatos são grandes dorminhocos. Esta atividade, que é a favorita do seu amigo felino, leva entre 15 e 16 horas por dia, por isso não é surpreendente que eles procurem lugares confortáveis e agradáveis para se renderem ao mundo dos sonhos.

No PeritoAnimal sabemos que muitas pessoas com gatos em casa dividem com eles não apenas suas camas, mas até mesmo seus travesseiros na hora de dormir. Se você quiser saber por que seu gato dorme no seu travesseiro, nós te convidamos a continuar lendo este artigo.

1. Busca calor corporal

Por que meu gato dorme no meu travesseiro? A temperatura corporal de um gato é maior que a de um humano, chegando a 37 graus Celsius. Isso significa que seu gatinho sente frio muito mais facilmente, então ele fará de tudo para encontrar lugares quentes para se deitar para dormir. Você já o viu descansando em aparelhos eletrônicos, atrás de um fogão ou na área onde os raios solares são mais intensos? É por esta razão.

O mesmo vale para o prazer que ele tem ao dormir no seu travesseiro, especialmente se ele o compartilha com você. Certas partes do corpo humano estão a uma temperatura mais alta do que outras, e entre estas está a cabeça. Assim, além de uma superfície fofinha, ele também busca um local a uma temperatura agradável pra ele.

2. Ele gosta do seu cheiro

Como acontece com muitos outros mamíferos, o olfato é um dos sentidos mais desenvolvidos do gato. Com ela, eles podem não apenas encontrar presas que podem se tornar seu jantar, mas também identificar inimigos potenciais e reconhecer seus pares ou "parentes", entre outras coisas.

Se você se pergunta por que seu gato dorme no seu travesseiro, é porque seu cheiro está em sua lista de cheiros agradáveis do felino, pois o ajuda a reconhecer a pessoa que tanto se preocupa com ele. É por isso que não é incomum, especialmente com pessoas que passam muitas horas longe de casa, que um gato aproveite suas horas de descanso para se enrolar perto de um de seus perfumes preferidos, como seu travesseiro.

Como se isso não fosse suficiente, temos certeza de que mais de uma vez ele já te acordou "lavando" seu cabelo, ou seja, praticando uma rotina de cuidados muito semelhante à dele: limpando com a língua. Precisa de mais provas de que seu gato adora dormir no seu travesseiro?

Neste artigo te explicamos por que o gato lambe seu cabelo.

3. Precisa se sentir seguro

Apesar da domesticação, o gato retém muitos de seus instintos naturais, inclusive o instinto de sobrevivência. Isto é particularmente forte quando se trata de dormir e descansar de verdade, ele precisa sentir que nada lhe acontecerá e que está em um lugar seguro. Este comportamento não é apenas típico dos gatos domésticos, até mesmo os leões têm este comportamento, o que se traduz em seu hábito de escalar árvores na hora de uma soneca.

Desta forma, não apenas sua cama, mas também seu travesseiro se tornam os melhores lugares para seu gato dormir, tanto pela altura como pelo fato dele se sentir seguro dormindo ali, o que o gato interpreta como positivo. Além disso, sua presença o faz sentir-se mais protegido, você é quem lhe fornece o alimento e quem cuida dele em todos os aspectos.

Confira este outro artigo no qual explicamos por que um gato te segue o tempo todo.

4. Quer ficar mais tempo com você

Especialmente se você passar muito tempo longe de casa, seu gato sentirá muito a sua falta. Mesmo com brinquedos ou outros companheiros peludos, eles sentirão falta do afeto que seu ser humano lhes dá. Portanto, é completamente normal que eles se empolguem, fiquem miando e saltando para cima e para baixo quando você chega após um longo dia de trabalho, por exemplo.

Também é compreensível que o gato possa preferir dormir ao seu lado, sobre seu travesseiro, quando você se sair para descansar. Isto representa tempo com você para eles, e é por isso que seu gato dorme no travesseiro.

5. Você faz parte do grupo dele

Você provavelmente já notou que os gatos, em sua maioria jovens, dormem muito próximos uns dos outros, literalmente em cima uns dos outros em uma adorável massa de pelo e patas macias.

Alguns felinos continuam este comportamento até a idade adulta, então se seu gato gosta de dormir ao seu lado, subir na sua barriga, no peito, cabeça ou ao lado do travesseiro, então parabéns! Você é como outro gato para ele, então ele gosta de fazer com você as coisas que normalmente faria com sua própria espécie, tais como compartilhar calor corporal e carinho enquanto dorme.

Agora que você já sabe por que o gato dorme no seu travesseiro, você convive ou já conheceu um gato muito carente? Eles deixam a fama de independentes lá longe. Saiba mais no vídeo a seguir:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato dorme no meu travesseiro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.