Problemas de comportamento

Por que meu gato arranha os móveis

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 7 junho 2021
Por que meu gato arranha os móveis
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O cachorro lixa facilmente as unhas durante os passeios, mas para o gato é mais complicado. É por isso que ele procura elementos onde lixar suas unhas dentro de casa.

Isso pode ser um problema caso ele utilize os móveis ou o sofá na vez de arranhadores que o tutor comprou. Por esse motivo, e para o bem estar da sua casa, PeritoAnimal responde à questão "Por que meu gato arranha os móveis?" e oferece uma variedade de conselhos para que ele não o faça mais.

O instinto

Todos os animais possuem um instinto nos genes que os leva a agir de uma determinada forma. Limpar ou polir as unhas são algumas dessas atividades que fazem parte da natureza do gato e o tutor não pode fazer nada para evitar isso. As unhas são as suas armas de defesa, sendo que manter as unhas em bom estado se trata da sua sobrevivência.

Por esse motivo, se o seu gato não dispõe de um arranhador, você deve adquirir um o mais rápido possível para evitar que ele use os móveis da casa como lixa diária.

Além disso, como curiosidade, informamos que os gatos possuem umas glândulas sudoríferas nas suas almofadas. Dessa forma, quando arranham um objeto, não estão apenas lixando as unhas mas também marcando o território como um lugar seu.

Garanta que cumpre os cuidados básicos do gato. Arranhar elimina estresse do seu pet, sendo necessário que o faça. Assim, o ideal é dar-lhe uma alternativa para arranhar.

Por que meu gato arranha os móveis - O instinto

Conselhos para que deixe de arranhar os móveis

De seguida, oferecemos alguns conselhos para que o seu gato pare destruir a sua casa. Alguns serão mais úteis do que outros mas, em conjunto, pode solucionar esse problema:

  • Como já foi explicado, se o seu gato não possui um arranhador, arrume um. Existem diferentes tipos, com várias cores e formas. Busque o mais adequado para o seu gato, observando ele.

  • Leve o gato ao veterinário com regularidade para que ele corte suas unhas. Se você tem experiência, também pode fazê-lo você mesmo.
  • Tem espaço em casa? Arrume uma zona de jogos adequada que inclua o arranhador.
  • Deve repreender o gato cada vez que ele o faça, de forma firme. Se o seu gato possui um arranhador, não pode permitir que arranhe nenhum móvel. Diga que não com tom de voz firme e afaste o gato do local onde se encontra. Para que perceba o que deve fazer, leve o animal para o arranhador de imediato.
  • No mercado é possível encontrar catnip, uma planta seca que pode ser administrada através de um pulverizador. A sua função é atrair o gato, e funciona de forma eficaz. Pulverize o arranhador com spray.
  • Observe as superfícies que o gato costuma arranhar e use um pano fino leve que o prenda, não voltará a fazê-lo.

Por fim, se nenhum desses truques funcionar e impedir que o seu gato continue arranhando móveis, deve recorrer a uma loja de animais e comprar um spray repelente. De seguida, aplique o produto nos lugares que o gato costuma arranhar. É eficaz e muito rápido.

Por que meu gato arranha os móveis - Conselhos para que deixe de arranhar os móveis

Se tem gatos ou gostaria de saber tudo sobre este pet elegante, continue navegando pelo PeritoAnimal. Encontrará artigos como recomendações para viajar de carro com um gato, por exemplo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato arranha os móveis, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Robson Alves
Bom dia tenho uma gata de uns 6 anos trouxe um gato faz 6 meses ele ja tem dois anos mais ele nao aceita ele de jeito nenhum como faço pra eles se dar bem. Obrigado zr
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Robson. Temos este artigo em que falamos como fazer dois gatos se darem bem: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-dois-gatos-se-darem-bem-22690.html.
Esperamos que seja útil!
1 de 3
Por que meu gato arranha os móveis