Por que meu coelho tem uma orelha caída?

Por que meu coelho tem uma orelha caída?

Se você tem um coelho como animal de estimação, sabe que são animais muito delicados. No caso dos coelhos que têm uma orelha caída, isso pode significar muito. Em geral, quando um coelho baixa a orelha significa que, por algum motivo, está com algum tipo de desconforto, coceira ou dor nessa região.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos te contar as principais causas que explicam um coelho de orelha caída. Entre elas, se encontram diferentes doenças que devem que ser diagnosticadas e tratadas por um veterinário com experiência nesta espécie. Se quiser saber mais, siga lendo este artigo sobre por que meu coelho tem uma orelha caída?

Sintomas de um coelho doente

Se quisermos saber se nosso coelho pode estar doente, é possível que antes inclusive da visita necessária ao veterinário para a realização de uma revisão, nós mesmos em casa podemos detectar alguns sintomas de doença ou mal-estar em coelhos que podem nos dar informações muito valiosas. Alguns destes sintomas são:

  • Apatia, falta de movimento e dinamismo: o coelho não quer se mover, se mostra abatido, sem energia nem vontade ou disposição para fazer coisas.
  • Inanição e falta de apetite: se detectamos que o coelho alterou sua ingestão de forma severa ou que deixou de comer, pode ser que seja devido a alguma patologia que provoque dor ou mal-estar nele.
  • Desajustes na defecação: seja se tratando de excesso, diarreia ou ausência de excreções, o que pode indicar uma prisão de ventre, ou seja, estaríamos ante um caso de constipação em coelhos. Temos que estar alertas.
  • Alterações no ritmo respiratório: se vemos que nosso coelho está hiperventilando, com respirações fortes e muito frequentes ou que lhe custe muito respirar com normalidade.
  • Anomalias na pele: presença de hematomas, feridas, arranhões, nódulos ou eczemas na pele ou qualquer parte do corpo.
  • Temperatura anormal: febre ou hipotermia.
  • Olhos chorosos ou avermelhados: com ou sem secreções.
  • Orelha caída: tem uma ou as duas orelhas sempre dobradas ou a cabeça inclinada para um lado.
  • Evita apoiar as patas: em relação a sintomas posturais também podemos nos alarmar com detalhes como evitar apoiar uma das patas no chão.

Neste outro artigo, te explicamos quais são os cuidados com coelho.

Meu coelho tem uma orelha caída e a outra não - Causas

Dentro das enfermidades que têm como sintoma ou alvo os ouvidos e as orelhas dos coelhos, encontramos uma ampla variedade de patologias:

  • Otites: é a causa mais comum para um coelho de orelha caída. Se trata de uma infecção auditiva que pode ser devida a diferentes fatores, os quais analisaremos melhor na próxima seção, dedicada expressamente à otite.
  • Sarcoma de Shope: o vírus que causa o sarcoma de Shope faz com que se desenvolva nodulações intradérmicas que costumam aparecer primeiro nas orelhas e extremidades dos coelhos.
  • Dermatofitose: a dermatofitose pode afetar a saúde auditiva dos coelhos. Esta enfermidade se origina pelo fungo Trichophyton mentagrophytes, especialmente pela variedade granulada do mesmo. Por ser uma enfermidade originada por fungos, no seu tratamento se utilizam diferentes antifúngicos.

Outras causas de orelha curvada em coelhos

Outro motivo que pode levar a um coelho de orelha caída é a possibilidade dele ter sofrido um golpe, uma pancada, um puxão ou um maltrato. Isso pode produzir uma lesão cutânea ou fibrilar afetando as orelhas. As orelhas dos coelhos são muito delicadas, sendo relativamente fácil que surjam feridas e dor após traumas, por isso é muito importante cuidar do seu manejo.

Tipos de otites em coelhos

A otite é a infecção mais frequente nos coelhos, sendo a maior causa para que estes apresentem as orelhas caídas. Mas existem diferentes tipos, já que o termo otite se refere a quase toda infecção que se produz no trato auditivo. A seguir, enumeramos as causas mais comuns para que apareça esta otite em coelhos:

Ácaros nas orelhas dos coelhos

Neste caso, o ácaro que mais frequentemente origina problemas nos lagomorfos é o Psoroptes cuniculi. Este ácaro infecta o interior das orelhas do coelho, provocando uma condição similar à sarna, pois ocorre uma secreção marrom que endurece e forma uma crosta, o que faz com que o coelho se arranhe e tenha feridas.

Os ácaros são tratados da mesma maneira que se trata a sarna em coelhos, com medicamentos como a ivermectina ou a selamectina, que são parasiticidas frequentemente usados em gatos e cachorros.

Infecção de origem bacteriana

Nestes casos, a otite se origina por diferentes bactérias, entre as quais cabe destacar a Pasteurella multicida. Esta bactéria pode afetar também o nariz e a faringe, a partir das orelhas, ou vice-versa. Se não for tratada, a otite por bactéria pode inclusive se tornar crônica.

Infecção pela presença de corpos estranhos

Se no ouvido do animal entrou algum corpo estranho, como um espinho, por exemplo, esta região costuma inflamar e se o corpo não é extraído, a inflamação não desaparecerá. Este inchaço irá acompanhado de coceira, desconforto e/ou dor. Se a infecção está avançada, não podemos hesitar em procurar o veterinário o quanto antes para analisar a orelha do coelho caída.

Fungos em coelhos

Especialmente quado as condições ambientais incluem um alto nível de umidade e uma temperatura quente, é quando é mais provável de que os fungos proliferem no escuro trato auditivo. Isto pode tentar ser prevenido mantendo o ouvido bastante seco e evitando que se acumule cera.

Alergias em coelhos

As alergias em coelhos podem ser ambientais, alimentares ou inclusive a medicamentos. Nestes casos, a reação imune pode ser apresentada também em outras partes do corpo do animal.

Agora que você já sabe os possíveis motivos para uma orelha caída de coelho, este artigo do PeritoAnimal sobre vacinas para coelhos pode ser interessante para você. E no vídeo abaixo você descobre como saber se o seu coelho te ama:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu coelho tem uma orelha caída?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Ecured. Enfermedades comunes en los conejos. Disponível em: <https://www.ecured.cu/Enfermedades_comunes_de_los_conejos>. Acesso em 23 de dezembro de 2020.
  • Info mascota (2015). Afecciones en las orejas de los conejos. Disponível em: <https://infomascota.com/afecciones-en-las-orejas-de-los-conejos/>. Acesso em 23 de dezembro de 2020.
  • Mamíferos paradais-sphynx.(2016). Otitis en conejos. Disponível em: <https://mamiferos.paradais-sphynx.com/mascotas/otitis-en-conejos.htm#cuales-son-las-casas-que-provocan-otitis-en-conejos>. Acesso em 23 de dezembro de 2020.