Por que meu cachorro não gosta que lhe toquem na cauda?

Por que meu cachorro não gosta que lhe toquem na cauda?

Todos nós temos os nossos pontos fracos no que diz respeito ao corpo, especialmente os cachorros, que são criaturas muito sensíveis a todo o tipo de contato. Alguns sentem-se desconfortáveis quando você lhes toca nas orelhas, outros nas patas e outros não gostam que lhes toque na cauda.

E falando disto, uma vez que pode ser um fenômeno bastante comum, muitas pessoas se perguntam por que meu cachorro não gosta que lhe toquem na cauda? Isto pode acontecer por vários motivos, alguns físicos e outros emocionais ou psicológicos. O importante é estudar cada caso de forma separada e ver se é um tema simplesmente sobre os seus gostos, ou se existe outra causa.

Se esta é uma situação que está acontecendo com seu pet, então convidamos você a ler este artigo do PeritoAnimal onde lhe vamos explicar o que acontece quando você tenta tocar ou pentear a cauda do seu cachorro e ele não deixa, se afasta ou tenta dizer-lhe que não com a sua boca.

É um cachorro muito sensível

O seu cachorro pode ser do tipo hiper sensível e isto é totalmente normal no mundo canino. Assim como você não gosta de certas coisas porque lhe causam várias sensações e pouco agradáveis, o mesmo acontece com seu cachorro.

A zona da cauda é uma das partes do corpo dos cachorros mais polêmicas. Ao estar muito perto do ânus, muitos podem sentir que ao estar tocando na sua cauda, você está se aproximando muito das suas partes privadas, pelo que não gostam nem o vêm como uma carícia, mas sim como um assalto.

Segundo vários estudos animais, por nenhum motivo aparente, 90% dos cachorros não gostam que lhes toque na cauda.

Tem alguma ferida, dor ou coceira

Se antes o fazia e estava tudo bem, mas de um momento para o outro, o seu cachorro reage de forma negativa perante este tipo de contato e você está sendo o mais delicado possível, a primeira coisa a fazer será levá-lo ao veterinário. Não espere muito tempo, o seu cachorro pode ter alguma ferida ou sentir dor.

Talvez no último passeio pelo parque algum cachorro o tenha mordido ou algum inseto o tenho picado enquanto descansava na grama. Nem sempre uma ferida no cachorro tem que sangrar muito ou o cachorro mostrar sinais de dor, por isso é bom que à primeira reação negativa ao tocar-lhe, consulte o veterinário. Se a cauda do seu cachorro é muito peluda e esponjosa é difícil ver se tem alguma ferida.

Por outro lado, sabia que os cachorros podem quebrar a cauda? As caudas dos cachorros quebram-se com bastante facilidade, especialmente as mais compridas. A cauda de um cachorro é composta por pequenos ossos que se mantêm unidos pelas articulações. Os ossos podem se quebrar ou fraturar, enquanto que as articulações podem se deslocar.

Se vir que o seu cachorro cai de alguma altura, se pisou a sua cauda sem querer, se se magoou com algo ou foi mordido por um cachorro, aproxime-se dele e faça um exame físico completo, para localizar possíveis dores que derivem em lesões. Alguns sintomas de uma cauda quebrada incluem incapacidade para flexionar, cauda torcida, dor e dificuldade para a mover.

Trauma

Esta é uma reação habitual? Se o seu cachorro nunca gostou que você lhe tocasse na cauda, isso pode se dever a algo que aconteceu na sua primeira etapa de vida quando ainda era um filhote. Lembre-se que muitos medos, fobias e até dores ocorrem por algum acontecimento traumático que aconteceu no passado.

Tem o cachorro desde que era um filhote? Sabe qual é a sua história? Pode ser que o seu cachorro tenha sido mordido na cauda por outro cachorro ou animal ou magoado por algum dono anterior. Se tem a cauda amputada, também pode ter ocorrido na sua etapa adulta ou de filhote, causando um grande medo ao se lembrar desse acontecimento.

Conhecer a história passada dos nossos pets, ajuda-nos a entender certos comportamentos, personalidades e formas de reagir perante circunstâncias. Investigue um pouco e se chegar à conclusão que o seu cachorro pode estar passando por um trauma, consulte um etólogo ou um educador canino, profissionais que o ajudarão a resolver esta situação.

O que fazer se meu cachorro não gostar que lhe toquem na cauda?

Depois de ter explorado os motivos pelos quais o seu cachorro não gosta que lhe toquem na cauda, o mais importante que deverá fazer é evitar invadir a sua privacidade. Se invadir o seu espaço que não gosta que você se aproxime, poderá provocar nele uma reação que depois você lamentará. Poderia mordê-lo ou tentar qualquer atitude agressiva consigo.

Se o seu cachorro não se sente confortável com este tipo de contato, não tente obrigá-lo ou treiná-lo a mudar de comportamento. O mais sensato como dono seria deixá-lo e fazer as pazes com a ideia de que o seu cachorro não gosta que lhe toque na cauda, por mais peluda e suave que seja e por muito que você gostasse de lhe tocar. O máximo que pode fazer é tentar tocar nela de outra forma. É possível que o seu cachorro sinta que está tocando nele com muita força, por isso experimente fazê-lo mais suavemente enquanto faz uma massagem relaxante desde a sua cabeça até à cauda.

Como tratar este problema?

Se deseja poder tocar no cachorro, é normal tentar resolver estes problemas em casa, mas a verdade é que dependendo da reação do cachorro isto pode ser uma decisão apropriada ou não. Se o seu cachorro rosnar para lhe comunicar que deve parar, é uma situação positiva, pois ele está avisando que isso não é do seu agrado. Nestes casos devemos respeitar o que não gosta e evitar tocar na sua cauda. Talvez com o tempo, carinho, o uso do reforço positivo e a confiança necessárias, permita em algum momento tocar-lhe ou escovar-lhe essa zona.

No entanto, se marcar ou morder a sua mão ao tocar na cauda de forma casual, falamos de uma situação mais grave e que pode ser um problema, especialmente quando pessoas desconhecidas quiserem interagir com ele.

Se a origem deste medo é porque uma criança lhe puxou a cauda, então a situação pode se tornar num problema maior, especialmente se morder uma criança pequena. É aí que deve recorrer a um profissional. A modificação do comportamento canino deve ser sempre levada a cabo por um etólogo (veterinário especializado em comportamento canino) ou um educador canino ou adestrador com experiência.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro não gosta que lhe toquem na cauda?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.