Por que meu cachorro fica me olhando quando faz cocô?

Por que meu cachorro fica me olhando quando faz cocô?

Provavelmente, você já ficou surpreso ao notar que o seu cachorro olha de lado ou diretamente para você quando ele está fazendo as suas necessidades. Embora muitas pessoas possam se sentir desconfortáveis neste momento, trata-se de um comportamento natural dos nossos amigos peludos e não significa nada de ruim. Contudo, este comportamento também pode ser tornar mais comum se o reforçarmos principalmente durante a sua infância, quando os ensinamos a urinar e defecar na rua, com o uso de recompensas e reforço verbal.

Se você se pergunta por que meu cachorro fica me olhando quando faz cocô?, neste artigo do PeritoAnimal vamos tirar suas dúvidas e explicar a razão deste comportamento, para que você possa entender melhor seu melhor amigo peludo. Continue lendo!

Por que meu cachorro fica me olhando quando faz cocô?

Os cachorros retêm certos comportamentos instintivos e inerentes a sua espécie. Na natureza, fazer cocô é um momento muito sensível para os animais, pois significa que eles são mais vulneráveis diante de muitos perigos ambientais, como o ataque de predadores. Para defecar ou urinar, o cão deve adquirir uma posição específica com seu corpo e usar um certo grau de esforço, o que significa que seus sentidos podem não estar tão atentos ao seu redor como de costume.

Neste momento específico, um "ataque surpresa" pode ser fatal, pois o cão estará ocupado fazendo suas necessidades e estará em uma posição desfavorável para se defender ou escapar a tempo de evitar um confronto desfavorável. Por este motivo, os animais tendem a procurar lugares reservados e pouco expostos para deixar suas fezes.

Este comportamento é mais comum em cachorros mais medrosos ou inseguros, pois cachorros mais confiantes e seguros de si usarão as fezes como uma forma de marcação e não irão se esconder para fazer suas necessidades.

Mesmo que nosso jardim ou parque da vizinhança não sejam como um ambiente selvagem, nossos amigos peludos também se sentirão mais vulneráveis quando chegar a hora de defecar. Portanto, é provável que busquem "segurança" no ambiente em que se encontram. Em outras palavras, se você se pergunta por que seu cachorro fica te olhando quando faz cocô (ou antes de começar a defecar), é porque sua presença o ajuda a se sentir mais protegido e menos vulnerável a ameaças potenciais do ambiente externo. Sabendo que você está lá para ficar de olho no meio ambiente e dar segurança, seu cachorro pode fazer suas necessidades com tranquilidade.

Muitas pessoas acreditam que os cães têm vergonha de defecar em nossa presença e, portanto, pensam que vê-los neste momento é desconfortável. Mas não é verdade. O sentimento de vergonha e a concepção de que as necessidades fisiológicas são privadas são conceitos criados pelo ser humano. Quando um cachorro tem uma ligação saudável com seu tutor, baseada na confiança e afeto, ele não precisa se sentir intimidado ou envergonhado por fazer suas necessidades na frente dele ou perto dele. Portanto, você não precisa se envergonhar se seu cachorro olhar para você enquanto faz cocô, pois isto é um sinal de que sua presença cria uma sensação de segurança para ele. Portanto, não há necessidade de desviar o olhar.

O reforço positivo pode explicar por que seu cachorro fica te olhando quando faz cocô

Quando adotamos um filhote de cachorro, uma das lições fundamentais é ensiná-los a fazerem suas necessidades na rua ou em um lugar específico. É claro que vale a pena lembrar que também é possível realizar esta educação em cães adultos, com paciência e o uso do reforço positivo.

Durante este processo, muitos tutores usam petiscos ou biscoitos como recompensa para reforçar seu comportamento positivo de urinar ou defecar na rua (ou no lugar certo), e para incentivar o aprendizado contínuo. O pequeno "problema" é que alguns cachorros assimilam essa "troca" como um hábito e a carregam até a idade adulta. Então, pode acontecer que o cachorro fique te olhando quando faz cocô ou xixi porque espera ganhar sua deliciosa recompensa ou parabéns.

Devemos variar os elementos que usamos como reforço positivo na educação de nossos cachorros. Em vez de usar apenas a comida como recompensa, podemos também oferecer-lhes brinquedos, passeios, lazer e entretenimento ou dar a eles todo nosso amor e tempo para incentivar suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais.

Por que meu cachorro sempre me olha nos olhos?

Como mencionamos com frequência em nossos artigos, os cachorros usam predominantemente uma linguagem não verbal para se comunicar conosco, uns com os outros e com outros animais. Seu corpo inteiro transmite informações valiosas sobre seus estados de espírito, suas emoções e sua compreensão do mundo ao seu redor. E o olhar deles é uma parte fundamental de sua linguagem corporal, pois nos diz muito sobre sua personalidade e os sentimentos que eles estão experimentando a cada dado momento.

A fim de nos comunicarmos com nossos cachorros e estabelecer uma relação positiva, devemos saber interpretar não apenas sua linguagem corporal, mas também suas expressões faciais e sua aparência. Por esta razão, é muito positivo que os tutores se questionem e tentem descobrir o que significam as diferentes maneiras de olhar e as emoções que seus cachorros estão tentando transmitir com cada olhar.

Infelizmente, podemos encontrar muita desinformação em alguns dos muitos materiais disponíveis online. Por exemplo: se você olha para seu peludo, você não está lhe dando um abraço canino (como você verá em alguns sites), mas este olhar direto e fixo pode ser percebido como um estado de alerta. E isto não gera um sentimento positivo em nossos melhores amigos, mas faz com que eles desconfiem de nós (se nosso vínculo não for positivo), ou de outros cachorros ou ainda do meio ambiente em geral.

Por que meu cachorro fica me olhando de lado?

Muitas vezes, os tutores se perguntam "por que meu cachorro fica me olhando de lado" e querem saber se isso também é um sinal de desconfiança. Mas além de perceber apenas a maneira como nossos cachorros olham, devemos aprender a analisar seu olhar junto com as outras "mensagens" transmitidas pelo seu corpo.

Se seu cachorro fica te olhando de lado e mostra outros sinais de calma, como bocejar ou colocar as orelhas para trás, isto geralmente significa que ele não entende o que você está lhe pedindo (quando você fala com ele ou tenta ensinar um novo comando, por exemplo), e esta situação pode causar algum desconforto porque ele não sabe exatamente como agir.

E por que meu cachorro fica olhando para mim enquanto eu durmo?

Você já acordou e lá estava seu cachorro, bem ao lado de sua cama, olhando para você? Bom, outra pergunta comum dos tutores é por que seus amigos peludos ficam olhando para eles enquanto dormem. A princípio, este é um comportamento relativamente comum entre os cachorros domésticos. A explicação é um pouco semelhante à questão de olhar para nós quando eles estão a ponto de defecar.

Na natureza, a hora de dormir também é um momento particularmente sensível para a matilha. Portanto, é comum que um membro do grupo permaneça acordado para guardar o território e preservar o bem-estar de todos. Enquanto você dorme, seu cachorro pode ficar acordado à sua beira da cama vigiando seu ambiente e garantindo que você possa desfrutar de um sono de excelente qualidade com total segurança.

Existe também uma crença generalizada de que alguns cachorros permanecem acordados ao lado de seus familiares para os proteger da apneia ou de outros problemas respiratórios durante o sono. É até comum ouvir a história de um cachorro que salvou a vida de seu tutor ao acordá-lo com seu latido quando ela havia parado de respirar devido à apneia.

A verdade é que ainda não existem estudos científicos suficientes para confirmar ou negar este comportamento brilhante de nossos cachorros. Mas o certo é que nossos melhores amigos nos amam e estão sempre prontos para nos ver seguros e felizes.

Agora que você sabe por que seu cachorro fica te olhando quando faz cocô, você também pode se interessar por este outro artigo sobre como ensinar cachorro a fazer suas necessidades na caixa de areia.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro fica me olhando quando faz cocô?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.