Por que gato não gosta que pegue em sua pata?

Por que gato não gosta que pegue em sua pata?

Quem não gosta de acariciar um gato? Eles são tão fofinhos e fazer isso é tão relaxante para nós que é inevitável estar próximo de um felino e resistir. No entanto, sabemos que existem certas partes que eles simplesmente não gostam de ser tocados: especificamente, as patas, a barriga e a cauda.

As patas de gatos são uma parte muito sensível de seus corpos devido às suas numerosas terminações nervosas e vasos sanguíneos, o que explica por que muitos de nossos felinos não gostam de ser tocados nessa região. As almofadas da pata de gato possuem receptores que lhes indicam como está o que pisam, seja o terreno, sua presa ou a temperatura, e são também por onde suam e marcam território.

Se você já se perguntou por que gato não gosta que pegue em sua pata? Se sim, continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde você encontrará várias curiosidades sobre as patas de gatos, as possíveis causas que nos impedem de nos aproximar delas e dicas para poder manipulá-las quando for necessário.

Curiosidades sobre as patas de gatos

Para saber por que gato não gosta que pegue em sua pata, é importante conhecer essa parte tão importante e curiosa da anatomia felina. As patas dos gatos apresentam uma série de características que as tornam especiais e permitem as peludos desenvolver suas atividades e comportamentos característicos. Listamos alguns deles:

1. As almofadas suam e servem para marcar território

Os gatos suam especialmente por suas patas devido ao grande número de glândulas sudoríparas presentes na parte inferior das almofadinhas, ou seja, os gatos suam pelas patas. Além das glândulas sudoríparas, as patas do gato possuem outras glândulas écrinas especializadas que produzem odores que lhes permitem marcar o território por onde caminham, raspam, arranham ou amassam; desta maneira, fazem saber que esse lugar já tem dono.

2. A cor das almofadas combina com a pelagem do gato

As almofadas presentes nas patas de gato corresponderão à cor da pelagem e pele do gato. O mesmo pigmento age de maneira que em gatos pretos, as almofadas serão pretas, nos brancos serão geralmente rosadas e nos gatos de várias cores geralmente terão várias manchinhas nas almofadas. Como são as do seu gato?

3. Os gatos limpam suas patas frequentemente

Sabemos que os gatos são muito limpos, e durante o dia eles se lavam várias vezes. Também lavam bastante suas patas, por isso devemos controlar sempre para que não toquem em áreas sujas ou com más condições higiênicas para evitar que possam ingerir microrganismos, plantas tóxicas ou pequenos objetos que prejudiquem sua saúde.

4. Caminham nas pontas dos pés

Os gatos são animais digitígrados, o que significa que ao invés de caminhar como nós, com os calcanhares e solas do pé, eles andam nas pontas dos pés, apoiando apenas os dedos quando andam. Embora possa parecer incômodo para eles, a verdade é que não é, pois anatomicamente estão preparados para andar assim. Além disso, juntamente com a suavidade e pouca dureza de suas almofadas, lhes permitem que se movam silenciosamente para que as presas não possam ouvi-los, seja correndo, caminhando ou saltando, tornando-os seres extremamente furtivos.

5. Sua forma particular de andar

Compartilham juntos com os camelos e as girafas uma maneira de caminhar que consiste em mover primeiro a pata dianteira e traseira do mesmo lado e, em seguida, a mesma coisa, mas do lado oposto, de modo que as patas de um lado são suspensas enquanto pisam com as do outro lado. Além disso, com a pata traseira de um lado pisam o mesmo lugar onde a pata dianteira deixou rastro.

6. Possuem grande sensibilidade

Devido a apresentarem numerosas terminações nervosas e vasos sanguíneos, um corte ou danos em uma pata lhes causa muita dor e muitíssimo sangramento. Além disso, essa sensibilidade lhes permite saber a temperatura da superfície onde se encontram, o estado do terreno e suas características.

7. Possuem garras retráteis

Normalmente suas unhas estão guardadas em uma capa de pele embaixo das almofadas que evitam que se desgastem e lhes permite caminhar em silêncio. A queratina de que são constituídas as faz crescer. Eles só as tiram quando escalam ou se defendem. Além disso, arranham para manter suas garras preparadas e afiadas para usar se a situação assim exigir, por isso é importante atender essa necessidade dos gatos colocando arranhadores para evitar que arranhem as cadeiras ou cortinas de nossa casa.

8. Preferem uma pata

Estudos demonstraram que, assim como as pessoas são canhotas ou destras, os gatos em sua maioria tendem a preferir uma pata em vez da outra. Você pode comprovar isso brincando com eles com algo difícil de caçar, eles usarão sua pata preferida ou dominante com mais esforço para alcançar.

9. Grande flexibilidade

As patas de gatos são muito flexíveis e hábeis para escalar. Os felinos pois podem direcionar e impulsionar as patas traseiras para frente para subir. No entanto, descer é outra coisa, pois suas patas dianteiras não estão preparadas para isso, por isso às vezes precisam de ajuda para descer de certas alturas. Ou seja, seu corpo é capaz de subir, mas nem tanto de descer.

10. A quantidade de dedos pode variar

A maioria dos gatos tem 18 dedos, 5 em cada pata dianteira e quatro em cada pata traseira. No entanto, existem gatos que apresentam polidactilia ou mais dedos do que o normal devido a mutações genéticas. Isto é mais comum em gatos da raça Maine Coon.

Por que gato não gosta que pegue em sua pata - 7 motivos

A seguir, discutiremos as causas que podem fazer com que seu gato não queira que você toque nas patas dele:

1. Porque dói

A pata de gato tem muita inervação, como já mencionamos, e suas almofadas, embora sejam resistentes apesar de sua aparência, podem ser danificadas. Quando um gato pisa em algo pontudo como uma agulha, tachinha ou prego que tenhamos pela casa, ou se ele sair e for vítima de um trauma ou se for perfurado por algo, suas vias nervosas serão ativadas e o gato sentirá muita dor. Isto significa que quando você quer se aproximar de suas patas, ele as afastará e até mesmo o atacará para evitar mais dor com seu contato.

Se seu gato tem uma ferida na pata, este artigo sobre feridas em gatos - primeiros socorros, pode ser útil.

2. Quer proteger suas unhas

Na pata de um gato, dentro de seus dedos estão suas unhas. Para eles, são um tesouro, as defendem, as cuidam e as escondem com muita dedicação. Eles geralmente não confiam em nossas intenções, apesar de ser seu tutor e lhes dar carinho todos os dias, as protegem tanto porque são uma grande defesa contra possíveis predadores ou ameaças.

3. Não quer te aceitar

Se a pessoa que se aproxima das patas do gato é uma desconhecida dele, alguém que ele não gosta, é o cônjuge do seu tutor ou é uma criança ou alguém muito inquieto, o gato de alguma forma se estressará, ficará com ciúmes ou incomodado com essa pessoa e evitará seu contato. Se lhe tocar as patas, certamente o seu odor ficará impregnado com seu cheiro e eles não querem que essa pessoa seja bem-vinda em sua casa, portanto, recusá-lo é uma maneira possível de dizer: "não quero você na minha casa".

Se este é o seu caso, nós o encorajamos a ler este outro artigo sobre meu gato não gosta de mim - causas e o que fazer.

4. Trauma passado

Se seu gato já passou por algum fato traumático que lhe causou uma grande dor em suas patas, como ser atropelado ou operado por alguma fratura, ele protegerá especialmente essa área, pois o lembra uma grande dor que passou e ele sente que se você o tocar pode doer novamente.

5. Se você não o acaricia corretamente

Os gatos devem ser acariciados com delicadeza e tato, evitando os apertões, acariciá-los contra o sentido do pelo, a força e os puxões. Se você não os acaricia corretamente, isso pode ser desagradável para eles, sentindo até dor e desconforto. Desta maneira, se alguma vez você já fez isso, especialmente nas patas do gato, eles evitarão que você faça novamente por causa de sua elevada sensibilidade na área e por causa de tudo o que querem proteger nelas.

Se você quer saber como acariciar corretamente um gato, leia este outro artigo sobre como fazer carinho no gato.

6. Artrose

A artrose ou desgaste na cartilagem das articulações que produz a exposição do osso, é uma doença desconfortável e dolorosa que afeta mais comumente gatos de idade avançada. Também pode ser secundária a traumas ou má-formação da articulação. Em geral, esses gatos, além de evitar que suas patas sejam tocadas se forem afetadas por artrose da articulação, especialmente do cotovelo, geralmente escondem sua dor. Os gatos são especialistas em esconder o que está acontecendo, mas podemos observar uma diminuição em sua atividade física ou que evitam subir em lugares altos, mancam ou lavam a pata excessivamente.

7. Suas preferências

Simplesmente pode tratar-se das preferências do seu felino. É bem conhecido onde os gatos gostam de receber carinho: na cabeça, na testa, na nuca, nas costas e até na base da cauda. Mas você sempre deve evitar as patas, a cauda e a barriga - a não ser que ele deixe bem claro que gosta de carinho nessas regiões. Às vezes ele simplesmente prefere receber carinho em outras regiões que não as patas.

Como conseguir que meu gato me deixe tocar suas patas?

Às vezes é necessário manipular as patas de nossos gatos, seja para cortar suas unhas - confira o tutorial em vídeo ao fim deste artigo - curar feridas, procurar lesões ou infecções ou extrair corpos estranhos. Portanto, é importante tentar reduzir o estresse nesse momento traumático que costuma acabar em arranhões e fugas dos felinos. Saiba que essa não é tarefa fácil, especialmente se nosso gato tem um trauma do passado ou sente alguma dor.

Você também pode discutir o problema, especialmente se for acompanhado de outras mudanças comportamentais, com um etólogo. Mas se a personalidade do nosso gato é assim, dificilmente podemos mudá-lo. Podemos tentar o seguinte, se precisamos manipular suas patas:

  • Procure um momento de tranquilidade: tente pegá-lo em um momento de tranquilidade ou quando estiver meio adormecido, pois não responderá aos estímulos ao máximo.
  • Acaricie-o apenas onde ele gosta: acaricie-o onde ele gosta e transmita-lhe calma para que entre em um momento de confiança.
  • De costas ou de lado: tente realizar o procedimento de costas ou de lado do gato, evitando o contato direto pela frente, porque é uma ameaça para eles.
  • Seja paciente: seja muito paciente e mantenha a calma.
  • Acaricie-o com suavidade: acaricie muito suavemente a área enquanto acaricia outra área que ele adora, como as laterais da cabeça ou da garganta, dependendo das preferências do seu felino.
  • Seja rápido: realize o mais rápido possível o procedimento que tiver de fazer para não estressá-lo muito.

Se estas medidas não são eficazes, a única maneira é envolvê-lo em um cobertor ou toalha e expor apenas o membro a ser manipulado, desta maneira ele terá menos opções de defesa e movimento e será mais fácil tocar suas patas. Em casos muito extremos, a única solução será levá-los ao veterinário e fazer com que o realizem lá, com a ajuda de sedação para evitar essa situação estressante.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que gato não gosta que pegue em sua pata?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • J. Bradshaw. (2019). En la mente de un gato. RBA Bolsillo.
  • L. Finca. (2019). Cómo acariciar a un gato según la ciencia (y cómo saber si de verdad lo disfruta). Disponível em: <https://www.bbc.com/mundo/noticias-49152043>. Acesso em 17 de dezembro de 2020.
  • GEMFE. Artrosis en el gato: diagnóstico y tratamiento. AVEPA. Disponível em: <https://www.avepa.org/articulos/artrosis.html>. Acesso em 17 de dezembro de 2020.