Por que cachorro não pode comer chocolate

Por que cachorro não pode comer chocolate

Sabe porque é que os cachorros não podem comer chocolate?

Existem muitos alimentos que consumimos diariamente que não nada recomendáveis para o seu pet, uma vez que o seu organismo funciona de forma diferente.

Se o seu cachorro comeu de forma acidental chocolate, se lhe ofereceu ou tem dúvidas sobre isso, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber por que cachorro não pode comer chocolate.

O sistema digestivo do cachorro

No sistema digestivo do ser humano encontramos umas enzimas específicas que servem para metabolizar e sintetizar determinados alimentos, chamados Citocromo P450 que não estão presentes no caso dos cachorros.

Eles não possuem enzimas para metabolizar o chocolate e são incapazes de digerir a teobromina e a cafeína presentes no cacau. O chocolate em grandes doses é tão prejudicial para o nosso cachorro que pode levar a envenená-lo gravemente podendo levar até à morte.

Consequências do consumo de chocolate

Como consequência da falta de enzimas, o cachorro demora em média entre 1 e 2 dias a digerir o chocolate. Durante este processo, se o cachorro tiver consumido pouca quantidade do mesmo, podemos presenciar vômitos, diarreias, hiperatividade, tremores e convulsões. Nos casos mais graves pode chegar a provocar uma insuficiência respiratória ou uma insuficiência cardíaca.

Se suspeita que o seu cachorro ingeriu chocolate deverá consultar um veterinário para que este lhe realize uma lavagem ao estômago. Para evitar situações como esta, é importante que conheça os alimentos proibidos para cães, pois podem ser prejudiciais para a saúde do seu amiguinho.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que cachorro não pode comer chocolate, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.