Por que cachorro enterra comida? - Causas e o que fazer

Por que cachorro enterra comida? - Causas e o que fazer

Se você convive ou já conviveu com um cachorro, você provavelmente concordará que esses fiéis companheiros têm a capacidade de nos surpreender em nossa vida diária com eles, realizando todo tipo de comportamentos incomuns que podem até parecer engraçados.

Certamente, se você observar seu cachorro, muitas dúvidas devem surgir sobre a razão pela qual eles executam alguns desses comportamentos estranhos. Um exemplo disso é o que discutiremos neste artigo do PeritoAnimal: por que cachorro enterra comida ou a esconde? Por esta razão, se você quiser aprender ou tiver dúvidas sobre isso ser normal ou não, nós te convidamos a ler este artigo onde resolveremos esta questão.

Por que cachorro enterra comida ou a esconde?

É completamente normal que um cachorro enterre ou esconda sua comida, pois este comportamento faz parte de seu instinto e ele faz isso por várias razões que explicaremos a seguir:

  • Para proteger os alimentos dos outros. A razão mais razoável pela qual seu cachorro enterra a comida ou a esconde é que ele acha necessário escondê-la de outros animais com quem vive. Muitas vezes, isto é porque ele vive com outros cães ou animais que, ou por falta de supervisão ou porque não se sentem saciados com sua própria comida, roubam a comida um do outro. Também é comum nestes casos, ver que o cachorro come muito rápido para evitar que o alimento seja levado pelos outros, o que é prejudicial à sua saúde a longo prazo.
  • É um alimento valioso. O cachorro pode esconder a comida somente quando você lhe dá algo muito delicioso, como um petisco ou um osso para roer, de modo que ele a guarda para desfrutar mais tarde.
  • Ambiente inapropriado. Se o ambiente alimentar de seu cachorro não for totalmente confortável para ele, é natural que ele se sinta estressado e se mude para outro lugar para comer. Por exemplo, se sua tigela de comida estiver em um lugar muito barulhento, em um espaço muito movimentado ou, por outro lado, em um que esteja muito isolado, é normal que ele procure se sentir melhor em outro lugar da casa. Nesses casos é quando podemos observar que o cachorro leva o alimento para sua cama. Nem todos os cães querem comer sozinhos e nem todos os cães querem comer em companhia, o importante é entender o que seu cachorro precisa.
  • Não tem uma alimentação adequada. Talvez a razão pela qual seu cachorro esconda sua comida seja porque ele não come a quantidade diária que precisa. Por não comer o suficiente, ele passa fome e divide em porções ao longo do dia, bem como economizá-las para garantir que possa comer mais tarde. Veja o artigo sobre a quantidade diária de ração para cachorros.
  • Experiências passadas negativas. Quando um cachorro já passou fome por causa de um passado difícil e estressante (por exemplo, se ele foi abandonado), ele pode ter desenvolvido este hábito de esconder o alimento para ter certeza de que ele terá comida para depois.
  • Brincadeira ou tédio. Finalmente, pode ser que o cachorro enterre a comida porque ele ache isso divertido. Além disso, se seu cão passa muito tempo sozinho ou não tem atividade suficiente em seu dia-a-dia, ele pode estar entediado e procura se divertir desta maneira.

Devo me preocupar se o meu cachorro esconde a comida?

Se seu cachorro enterra a comida ou a esconde ocasionalmente, como em situações de alimentos suculento, você não deve se preocupar. Entretanto, é recomendável que você encontre o alimento depois para evitar que ele apodreça e que seu companheiro de quatro patos o coma nesse estado.

Entretanto, como você já viu, algumas das razões pelas quais seu cachorro enterra a comida ou a esconde podem ser motivo de alarme, pois tais ações mostram que ele se sente inseguro sobre um recurso tão importante para ele como o alimento. Seja porque ele tem medo que outros o tirem dele ou porque ele está passando fome ou passou fome no passado, você deve procurar a causa e tratá-la.

Além disso, se você notar que o cachorro tem agido de forma estranha desde que ele começou este comportamento ou antes, também é motivo de preocupação, pois pode ser uma forma de mostrar que ele está sentindo estresse ou tédio. Portanto, verifique se o comportamento de seu cachorro está normal ou se ele mostra outros sinais de estresse, como nervosismo e latidos excessivos.

O que fazer se meu cachorro esconde a comida

Se você reconhecer qualquer uma das causas que mencionamos, não se preocupe, pois você pode resolver este problema seguindo as diretrizes corretas:

  • Separe os animais na hora das refeições. Você não se sentiria desconfortável se tivesse sempre alguém ao seu lado que não te deixasse comer em paz? Se esta é a situação pela qual seu cão está passando, ou seja, vivendo com um companheiro que continua roubando comida de sua tigela, a solução mais simples é separá-los na hora da refeição. Desta forma, você pode garantir que todos recebam sua parte, além de superar esta situação estressante para todos.
  • Encontre uma área confortável. Se a área onde seu cachorro come não for agradável para ele (especialmente se ele tiver uma personalidade bastante insegura), tente colocar a comida de seu cachorro em uma área tranquila, longe de estímulos estressantes ao seu redor.
  • Mude a alimentação e o horário. Se você tiver alguma dúvida se está dando comida suficiente ao seu cachorro ou se ele tem uma dieta adequada com base em seu tamanho e exercícios diários, a melhor coisa a fazer é consultar um veterinário para aconselhamento sobre uma mudança alimentar apropriada. Da mesma forma, para evitar criar ansiedade em seu cachorro, que espera impacientemente pela comida, você deve tentar cumprir um cronograma de alimentação.
  • Enriquecimento ambiental. Se o seu cachorro vive em um ambiente com privação de estímulos, sem objetos ou itens para distraí-lo enquanto ele está em casa sozinho, é natural que ele procure entretenimento à sua própria maneira, ou seja, que o cachorro enterre a comida ou a esconda com esse objetivo. Assim, além de garantir que você passe tempo suficiente com ele diariamente (caminhadas, jogos, etc.), procure enriquecer sua casa adicionando brinquedos duráveis como o kong, guloseimas escondidas em casa ou brinquedos que roem.

Agora que você sabe por que cachorro enterra comida, não perca este outro artigo em que falamos sobre por que cachorro tremendo não consegue ficar em pé?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que cachorro enterra comida? - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Bibliografia
  • American Kennel Club. Why is my dog hiding things? Disponível em: <https://www.akc.org/expert-advice/training/why-is-my-dog-hiding-things/>. Acesso em 16 de junho de 2021.