Plantas medicinais para cachorros

Plantas medicinais para cachorros

Desde os tempos de Galeno (considerado como pai da farmácia) até à atualidade, que os tratamentos farmacológicos têm avançado a um ritmo muito grande, sendo uma excelente ajuda contra inúmeras condições patológicas tanto na medicina humana como na medicina veterinária.

No entanto, nem tudo são vantagens, pois os medicamentos representam um grande trabalho para o fígado que os deve metabolizar e, muitas vezes também interferem com as respostas imunológicas do organismo, além de existir o risco de desenvolver diversos efeitos colaterais.

Por isso, cada vez são mais os donos que consideram que o tratamento farmacológico não deve ser considerado como tratamento de primeira escolha, uma vez que os nossos pets também podem ser beneficiados da ação de inúmeros recursos naturais como a fitoterapia, que é a terapia com plantas medicinais. Neste artigo do PeritoAnimal vamos ajudá-lo a tratar de forma mais natural o seu pet e dar-lhe mais informação sobre as plantas medicinais para cachorros.

As plantas medicinais não são inofensivas

Existem inúmeras plantas tóxicas para cães, do mesmo modo, também podemos encontrar várias plantas que são muito úteis para a saúde dos mesmos. No entanto, uma planta terapêutica nem sempre é uma planta inofensiva.

As plantas medicinais caraterizam-se por possuir uma droga vegetal, que é a parte ou as partes utilizadas de forma terapêutica, as quais obviamente possuem um ou diversos princípios ativos que modificarão a fisiologia do organismo.

Os princípios ativos que contêm as plantas medicinais seguem o mesmo processo que os fármacos: por um lado o organismo do animal libera o princípio ativo, absorve-o, distribui-o, metaboliza-o e por último excreta-o. Por outro lado, este princípio ativo possui um determinado mecanismo de ação e um efeito farmacológico.

As plantas medicinais para cães, se forem utilizadas adequadamente, são uma grande ajuda. No entanto, deve saber que podem estar contraindicadas em várias situações e interagir com diversos fármacos.

Plantas medicinais para cães

As plantas medicinais que lhe mostramos de seguida possuem propriedades que as tornam úteis para tratar diversas condições nos nossos pets, de forma natural e respeitosa com o organismo dos mesmos:

  • Aloe vera: O suco de aloe vera aplicado externamente diminui a inflamação da pele, possui propriedades anestésicas e, além disso favorece a regeneração das células da pele. Também se pode aplicar internamente para melhorar a saúde geral do cachorro, aliviar doenças gastrointestinais e melhorar a resposta do sistema imunológico.
  • Valeriana: A valeriana para cães é uma excelente opção para acalmar o nervosismo, aliviar a insônia e diminuir a dor e a inflamação, não sendo esta uma propriedade muito conhecida, além disso também atua como um excelente relaxante muscular.
  • Espinheiro branco: O espinheiro branco atua como um excelente tônico cardíaco, sendo muito útil para prevenir a insuficiência cardíaca congestiva em cães idosos, geralmente não se costuma usar em cães jovens a não ser que estes sofram de dirofilariose, em que o espinheiro branco pode ajudar o cachorro a sobreviver desta doença.
  • Cardo mariano: O cardo mariano contém um forte princípio ativo chamado de silimarina, que atua como protetor e regenerador das células hepáticas. É útil para melhorar a saúde dos cachorros em qualquer contexto e especialmente necessário em casos de polifarmácia, uma vez que ajudará o fígado a metabolizar os fármacos sem que isto represente qualquer dano.
  • Arnica Montana: Trata-se de uma excelente planta para tratar os traumatismos, uma vez que alivia a dor, diminui a inflamação e previne a formação de hematomas. Convém utilizá-la de forma tópica ou através da aplicação de um remédio homeopático.
  • Camomila: Os cães também se podem beneficiar desta popular planta medicinal, é muito útil como sedante leve e está indicada especialmente para os problemas estomacais, como digestões pesadas ou vômitos.
  • Harpagófito: O harpagófito é um dos melhores anti-inflamatórios naturais para cães, é útil em qualquer condição que cause inflamação, estando especialmente indicada para problemas musculares e articulares.

Utilize estas plantas sob supervisão de um veterinário

As plantas medicinais para cães podem ser aplicadas de diferentes formas, seja em infusão, em cápsulas, em extrato fluído ou de forma tópica. Cada apresentação contém uma concentração diferente de princípios ativos, por isso é imprescindível que um veterinário supervisione o tratamento, de preferência um veterinário holístico com um bom domínio da fitoterapia.

A dose do tratamento não é o único motivo pelo qual a atenção veterinária é imprescindível, uma vez que também deverá avaliar se a planta apresenta alguma contraindicação para o estado de saúde do cachorro ou se, pelo contrário apresenta interação com algum dos fármacos que o animal possa estar tomando.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Plantas medicinais para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.