Picada de escorpião em gatos - Sintomas e o que fazer

Picada de escorpião em gatos - Sintomas e o que fazer

Nossos companheiros felinos são seres muito curiosos, aventureiros, brincalhões e com um grande instinto caçador que não se intimida nem mesmo diante de animais como os escorpiões. Ao contrário de nós, os gatos domésticos não veem perigo quando desenterram ou tentam brincar ou se aproximar de um desses animais.

É que eles não sabem que os escorpiões se sentirão ameaçados e picarão para se defender. Além de produzir uma intensa dor no local da picada, alguns escorpiões possuem um veneno capaz de causar a morte do felino em muito pouco tempo.

Por este motivo, conhecer os sintomas e as consequências que uma picada de escorpião pode ter para os gatos é de extrema importância quando se trata de prevenir resultados fatais. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer mais sobre a picada de escorpião em gatos, os sintomas que ela causa e o que fazer para ajudar nosso amigo peludo. Boa leitura.

Um escorpião pode matar um gato?

As picadas dos escorpiões são realmente dolorosas e nem mesmo a pele grossa dos gatos pode resistir a elas. Mas, além disso, alguns desses artrópodes são venenosos, a ponto de poder causar a morte do felino. Portanto, sim, um escorpião pode matar um gato e, por isso, é fundamental distinguir a periculosidade de alguns escorpiões e saber quais são venenosos. Para te orientar, tenha em mente:

  • Escorpiões não perigosos: apresentam garras arredondadas, são pretos ou marrom-escuros, têm dorso uniforme e a cauda com um ferrão.
  • Escorpiões perigosos: são de cor marrom claro ou amarelo, corpo alongado, dorso com listras definidas, garras finas e longas e cauda com um ferrão e uma farpa, dando a aparência de um ferrão duplo.

Sintomas de picada de escorpião em gatos

Como saber se meu gato foi picado? Na verdade, nem sempre conseguimos identificar que um escorpião acaba de picar nosso gato, pois, em muitas ocasiões, não vemos o autor do ataque ou não sabemos ao certo que animal era. Mas podemos suspeitar com base nos sintomas que causa. Assim, uma dor muito forte é característica e o gato pode manifestar com inquietação, agitação, miados e outras vocalizações, além de uma lambida constante na área da picada. Outros sinais clínicos de uma picada de escorpião em gato, são:

  • Salivação.
  • Tremores.
  • Lacrimação.
  • Pupilas dilatadas.
  • Paralisia do diafragma.
  • Febre.
  • Dificuldade para engolir.
  • Colapso cardiovascular, neurológico e pulmonar.
  • Dificuldade respiratória.
  • Vermelhidão na área da picada.
  • Vômitos.
  • Comportamento anormal.
  • Convulsões.

Em quanto tempo o veneno do escorpião faz efeito?

Dado o risco potencial, se você observar um escorpião próximo da sua casa e sinais como os mencionados no gato, vá com urgência ao centro veterinário. Lembre-se que, seja qual for a hora, sempre há algum com atendimento 24 horas. Finalmente, cabe destacar que alguns gatos podem desenvolver um choque anafilático, uma reação alérgica grave e imediata que também requer atenção médica urgente. Além disso, dependendo do veneno do escorpião, a morte do felino pode ocorrer em poucos minutos.

O que fazer em caso de picada de escorpião em gatos?

Se o gato foi picado por um escorpião, a recomendação é ir ao centro veterinário nos primeiros 40 minutos e, se possível, capturar ou fotografar o escorpião para saber se ele é letal ou não e qual procedimento deve ser seguido para o tratamento. Durante o trajeto até a clínica, certifique-se que o gato não fique muito agitado nem muito estressado, pois a aceleração do ritmo cardíaco faz com que o veneno avance muito mais rápido. O centro veterinário procederá da seguinte forma:

  1. Geralmente, o objetivo é retirar o ferrão.
  2. Limpar a área da picada.
  3. Aplicar frio no local.
  4. Além disso, é necessário um antídoto caso a picada seja obra de um escorpião venenoso.
  5. Também podem ser prescritos fluidoterapia, anti-histamínicos ou medicamentos para aliviar a dor.

É importante não medicar o gato por conta própria em caso de picada de escorpião e em nenhum outro caso, na realidade. Devido às particularidades metabólicas dessa espécie, é perigoso dar medicamentos não supervisionados nem comercializados para eles. Lembre-se que os anti-inflamatórios não esteroides de uso humano, como o ibuprofeno, o paracetamol ou a aspirina, podem prejudicar seriamente um gato e colocar a vida dele ainda mais em risco.

Existem remédios caseiros para a picada de escorpião em gatos?

A primeira coisa a se fazer sempre que souber ou suspeitar que um gato foi picado por um escorpião é levá-lo ao veterinário, já que a medicina tracional pode fazer muito mais para ajudá-lo do que quaisquer outros remédios caseiros juntos. Além disso, é a única maneira de reverter o veneno e de evitar uma progressão letal no caso de escorpiões venenosos, bem como tratar o choque anafilático nos gatos que são alérgicos.

No entanto, se você sabe com certeza quais são as espécies tóxicas e seu pulso não treme ao remover o ferrão da pele do seu gato, você pode retirá-lo, limpar o local com água e sabão e colocar um pano ou uma compressa fria para reduzir a inflamação e produzir uma vasoconstrição que reduza o avanço do veneno por alguns minutos. Você também pode aplicar uma pasta de bicarbonato de sódio e água ou uma loção de calamina para reduzir a coceira e dar algum alívio ao gato antes de chegar ao centro veterinário.

E agora que você conheceu os sintomas e descobriu o que fazer em caso de picada de escorpião em gatos, não perca estes outros artigos com temas semelhantes:

  • Picada de aranha em gatos - Sintomas e o que fazer
  • Picada de abelha em gatos - Sintomas e o que fazer

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Picada de escorpião em gatos - Sintomas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Bibliografia
  • Torrente, C. (2017). Guía rápida de urgencias en pequeños animales. Grupo Asís Biomedia S. L.