Partilhar

Peritonite Infecciosa Felina (PIF) - Tratamento

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 18 janeiro 2018
Peritonite Infecciosa Felina (PIF) - Tratamento

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são, junto com os cachorros, os animais de companhia por excelência e um dos traços mais destacáveis dos felinos é a sua independência, no entanto, estes animais também são muito afetuosos e precisam igualmente de cuidados, para assim garantir um completo estado de bem-estar.

Como qualquer outro animal, os gatos são susceptíveis de contrair múltiplas doenças e um bom número destas são de origem infecciosa, por isso é fundamental saber identificar os sintomas de certas patologias que requerem tratamento urgente.

Neste artigo do PeritoAnimal falamos da peritonite infecciosa felina, assim como do tratamento necessário para esta doença.

O que é a Peritonite Infecciosa Felina

A Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF, ou FIP (sigla em inglês) é a causa de morte mais frequente em gatos por doença infecciosa.

Esta patologia é uma reação errónea do sistema imunológico e a hipótese mais aceite é que é causada pelo coronavírus felino. Em condições normais o sistema imunológico do gato é capaz de eliminar completamente o vírus, mas em alguns casos a reação dos sistema imunológico é anómala, o vírus não se elimina e acaba causando peritonite.

O termo "peritonite" indica inflamação do peritônio, que é a membrana que recobre as vísceras abdominais, no entanto, quando falamos de peritonite infecciosa felina, referimo-nos a uma vasculite, ou seja, uma inflamação dos vasos sanguíneos.

Peritonite Infecciosa Felina (PIF) - Tratamento - O que é a Peritonite Infecciosa Felina

Como se transmite a Peritonite Infecciosa Felina

Esta doença pode chegar a ser comum em grandes grupos de gatos, no entanto, também são susceptíveis de se infectarem os gatos domésticos que têm contacto com o exterior de forma habitual.

O vírus que causa a peritonite em gatos infecta o organismo do felino por inalação ou ingestão do agente patogênico, que se encontra em fezes e superfícies contaminadas.

Peritonite Infecciosa Felina (PIF) - Tratamento - Como se transmite a Peritonite Infecciosa Felina

Quais são os sintomas da Peritonite Infecciosa Felina

Os sintomas da peritonite em gato dependerá vos vasos sanguíneos afetados assim como dos órgãos aos quais estes forneçam sangue e nutrientes, além disso, podemos distinguir duas formas de doença, uma aguda e outra crônica.

Sintomas de Peritonite Infecciosa Felina efusiva ou úmida (aguda):

  • O fluído sai dos vasos sanguíneos danificados causando edemas
  • Abdômen inchado
  • Tórax inchado com diminuição da capacidade pulmonar
  • Dificuldade respiratória

Sintomas de Peritonite Infecciosa Felina seca ou não efusiva (crônica):

  • Perda de apetite
  • Perda de peso corporal
  • Pelo em mau estado
  • Icterícia (coloração amarela das mucosas)
  • Alterações da cor da íris
  • Manchas marrom no globo ocular
  • Sangramento ocular
  • Falta de coordenação nos movimentos
  • Tremores

Se observar no seu gato qualquer destes sintomas deve recorrer de forma urgente ao veterinário para que possa confirmar um diagnóstico.

Peritonite Infecciosa Felina (PIF) - Tratamento - Quais são os sintomas da Peritonite Infecciosa Felina

Diagnóstico da Peritonite Infecciosa Felina

O diagnóstico definitivo desta doença, pode unicamente ser realizado através de uma biópsia ou depois da morte do animal, no entanto, o veterinário solicitará uma análise de sangue para avaliar os seguintes parâmetros:

  • Relação albumina: globulina
  • Nível de proteína AGP
  • Anticorpos contra o coronavírus
  • Nível de leucócitos

A partir dos resultados obtidos o veterinário poderá confirmar o diagnóstico de Peritonite Infecciosa Felina.

Peritonite Infecciosa Felina (PIF) - Tratamento - Diagnóstico da Peritonite Infecciosa Felina

Tratamento da Peritonite Infecciosa Felina

A Peritonite Infecciosa Felina considera-se uma doença incurável embora ocasionalmente se observe uma remissão da mesma, por isso podem ser usadas diversas ferramentas terapêuticas no seu tratamento.

Dependendo de cada caso em concreto, o veterinário poderá usar as seguintes medidas:

  • Dieta altamente nutritiva com complementos nutricionais ricos em vitaminas e minerais
  • Fármacos corticoesteroides para suprimir a resposta imune do gato
  • Fármacos antivirais para diminuir a carga viral (Interferón Omega Felino)
  • Fármacos antibióticos para impedir infecções oportunistas como consequência da supressão do sistema imunológico.
  • Esteroides anabolizantes para aumentar o apetite e impedir a perda de massa muscular.

Lembre-se que o veterinário é a única pessoa capacitada para lhe recomendar um determinado tratamento e também será o mesmo o que pode oferecer um prognóstico, o qual irá variar dependendo de cada caso.

Peritonite Infecciosa Felina (PIF) - Tratamento - Tratamento da Peritonite Infecciosa Felina

Podemos prevenir a Peritonite Infecciosa Felina?

Umas das ferramentas preventivas mais eficazes é o controlo daqueles gatos que já tenham sido diagnosticados com Peritonite Infecciosa Felina, este controlo deve basear-se em uma ótima higiene dos acessórios do gato e do meio envolvente do mesmo, tal como uma restrição das saídas para o exterior.

Apesar de ser verdade que existe uma vacina contra a Peritonite Infecciosa Felina, os estudos que avaliam a eficácia desta não são conclusivos e em alguns casos não se recomenda a aplicação. O seu veterinário pode avaliar a administração desta no seu gato.

Peritonite Infecciosa Felina (PIF) - Tratamento - Podemos prevenir a Peritonite Infecciosa Felina?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Peritonite Infecciosa Felina (PIF) - Tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças virais.

Escrever comentário sobre Peritonite Infecciosa Felina (PIF) - Tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Margarete
Estou cm um gato filhote de 04 meses cm PIF. Está se alimentando bem, faz suas necessidades nas fraldas ou ao ar livre quando o deixo livre . Veterinário lhe deu Interferon e fosfato sódico de prednisolona. Me disse que tem no máximo 04 meses de vida, mas não vou abandoná-lo nem sacrificá-lo. Viemos nos ajudando pois acredito que ele sabe que estou tentando fazer que seus dias sejam menos ruins, pois não caminha cm a parte traseira e sim, se arrasta. Faço banhos quentinhos e ele mira meus olhos, como se tivesse agradecendo. Tenho em casa a planta janaúba e confesso que já pensei em administrar em gotas, pois li sobre os benefícios desta planta e fiquei maravilhada. Não fiz ainda, por respeito às prescrições veterinárias e medo de ele ter uma reação inesperada e piorar.
Fico muito triste em saber que esta doença não é diagnosticada em primeira avaliação e de difícil tratamento e até cura. Mas tranquila em saber que farei o máximo pelo bem estar do meu bebê. Parabéns pelo artigo. Foi de muita ajuda.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Margarete! É muito bom saber que existem pessoas como você que não abandonam seus animais quando eles mais precisam. Continue sempre assim! A equipe do PeritoAnimal te deseja muita sorte e força nesse momento!
Samanta
Olá meu gato esta internado com suspeita de fip ,esta com liquido no abdômen,f3z ultra e rx ira fazer de sangue...esta muito mau não come,não esta bem.Duvida deveria deixa lo descAnsar???estou com coração partido de vê lo assim


Est
A sua avaliação:
Sonia Regina
Meu gato, já está sendo administrado com medicamentos e vitaminas,posso administrar 04 globulos arnica montana sch para ele? Ele está com o vírus acima mencionado....estou alimentando com suplemento alimentar vitamínico( aqueles em latinhas ).
A sua avaliação:
Leticia
Achei o artigo bastante interessante, porém, deve ser feita uma correção para evitar mau-entendimento: FIV é a sigla em inglês para o vírus da imunodeficiência felina (Feline Immunodeficiency Virus - em português, sua sigla seria "VIF").

Já PIF é a sigla em português para a peritonite infecciosa felina (em inglês a sigla seria FIP: Feline Infectious Peritonitis).

De modo algum minha intenção é ser petulante, gostaria mesmo é de esclarecer as coisas, pois FIV é algo menos danoso que a PIF (em termos de sobrevida) e, embora FIV não tenha cura, gatos com essa doença sofrem muito preconceito e são deixados nas ruas e abrigos por falta de conhecimento de possíveis adotantes.

No mais, parabéns pelo site. Muitas informações bem detalhadas e artigos extremamente úteis.
Liliana Ramos (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Leticia! Obrigada pelo comentário, já corrigimos o lapso do artigo.
lindaci de oliveira monteiro
Ola Boa Tarde.Tenho duvida, em relaçao a este assunto,levei meu gato ao veterinario com dificuldade de urinar, nao estava urinando, sedaram ele e fizeram algum procedimento e colocaram sonda nelen, pela parte da manha, levei pra casa a tarde, no outro dia levei novamente para tirar a sonda, ele ja amanheceu com a barriga grande, eu pensei que era urina retida, mas ele estava urinando normal, chegando la disseram que ele tinha peritonite, passou varios eu levando o animal, tiram liquido da barriga dele, desenganaram.e ele veio a falecer.Ffiquei em duvida ate hoje.Pensei que ele contraiu a doença no hospital.Mas que eu saiba a doença tem periodo de incubaçao, porque no outro dia da consulta ele ja contraiu esta doença?Ele nao estava doente antes de eu levar ao veterinario.Me esclareça por favor.Obrigado.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lindaci! Infelizmente, sem fazer a necrópsia e sem termos acesso a todo o historial clínico do animal é impossível dizer a causa exata da morte dele. De qualquer forma, acreditamos que tenha mesmo sido devido às complicações que surgiram e que os médicos veterinários tentaram de tudo para o salvar. Lamentamos muito o que acontece e enviamos um abraço bem apertado de força por parte de toda a equipa do PeritoAnimal.

Peritonite Infecciosa Felina (PIF) - Tratamento
1 de 7
Peritonite Infecciosa Felina (PIF) - Tratamento

Voltar ao topo da página