Cuidado do pelo

Pelo de cachorro - Dicas para escovar corretamente

Luísa Savala
Por Luísa Savala, Redatora especializada em animais. 22 outubro 2018
Pelo de cachorro - Dicas para escovar corretamente
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Escovar o pelo dos nossos cãezinhos é fundamental para a saúde deles, pois elimina a sujeira e o aparecimento de parasitas externos. Dependo do tipo de pelo, a frequência de escovação é variável e o tipo de escova também. Se você tem dúvidas de como escovar o pelo de cachorro corretamente, continue lendo este artigo do PeritoAnimal com todas as recomendações necessárias para você.

Índice

  1. Porque escovar o pelo do cachorro
  2. Escova para cachorro: dicas para escolher bem
  3. Cachorro de pelo curto: como escovar
  4. Cachorro de pelo médio: como escovar
  5. Cachorro de pelo longo: como escovar
  6. Pelo encaracolado: como escovar
  7. Benefícios de escovar seu cachorro

Porque escovar o pelo do cachorro

A função principal da escovação do pelo de um cachorro é a de eliminar o pelo morto e as células mortas de sua derme. Geralmente, é aconselhável escovar o pelo do seu cachorro todos os dias mais ou menos de 4 a 5 minutos, do que uma escovação mensal mais a fundo. Esse hábito, é como escovar os dentes, simples e devemos fazer todos os dias.

A função secundária de escovar o pelo do cachorro é mantê-lo penteado e bonito, mas claro, tudo depende do tipo de pelo, qual o método usar, o tempo e as características principais do pelo.

É importante entender o porquê de ter que escovar o pelo do seu cachorro e saber como fazer para tornar essa atividade divertida para os dois.

Pelo de cachorro - Dicas para escovar corretamente - Porque escovar o pelo do cachorro

Escova para cachorro: dicas para escolher bem

Massagem, sim! Arranhões, não! Com isso, queremos dizer que é super importante escovar o pelo do seu cachorro com cuidado pois, embora existam vários tipos de escovas para cachorro no mercado, com grandes diferenças de preço e modelos, o mais importante é encontrar a ideal para o seu cachorro e não fazer com que esse momento seja associado a algo ruim.

Uma escova de plástico com bolinhas nas pontas é uma excelente opção pois, não vai machucar seu cachorro e ainda vai deixá-lo com um pelo macio e brilhante. Este tipo de escova é possível de ser utilizado em quase todos os tipos de pelo, inclusive para os cachorros de pelo curto.

Pelo de cachorro - Dicas para escovar corretamente - Escova para cachorro: dicas para escolher bem

Cachorro de pelo curto: como escovar

No caso de cachorros de pelo curto, você deve escovar várias vezes no sentido do pelo, suavemente, pra eliminar qualquer tipo de embaraço. Em seguida, você deve escovar na direção contraria ao pelo, com intensidade moderada, para massagear a derme e eliminar as células mortas da pele e, ao mesmo tempo, ativar a circulação sanguínea. Na última fase, volte a escovar o pelo na direção natural para deixar o seu cachorro perfeitamente penteado. As escovas para cachorro de pelo curto mais indicadas são com cerdas de borracha ou plástico.

Pelo de cachorro - Dicas para escovar corretamente - Cachorro de pelo curto: como escovar

Cachorro de pelo médio: como escovar

Os cachorros de pelo médio precisam de uma escova para desembaraçar os possíveis nós que se formam. As escovas mais indicadas são de plástico e de metal, mas com os dentes da escova macias para não arranhar a pele do cachorro. Neste tipo de pelagem é aconselhável que as cerdas das escovas sejam mais compridas que nos cachorros de pelo curto.

O processo de escovação é exatamente igual ao do pelo de cachorro curto. Primeiro a favor do pelo, depois contra o pelo e finalmente, a favor do pelo para deixá-lo bem arrumadinho. Sempre de forma suave. Com esses movimentos é possível eliminar qualquer tipo de emaranhados em seu pelo, mas lembre-se, o cachorro deve aproveitar o momento, por isso, cuidado para não machucá-lo. Verifique sempre se está fazendo os movimentos corretos e se a é a melhor escova para o tipo de pelo do cachorro.

Pelo de cachorro - Dicas para escovar corretamente - Cachorro de pelo médio: como escovar

Cachorro de pelo longo: como escovar

Nos cachorros de pelo longo, a escova usada deve ser mais específica, pois neste tipo de pelagem é comum que você tenha dúvidas de como fazer para desembolar pelo de cachorro. É importante que você revise antes se ele tem o pelo muitos nos pois é preciso tirá-los antes de começar a penteá-lo.

Uma boa dica para escovar um cachorro peludo é umedecer um pouco o pelo com algum tipo de condicionador, quanto mais longo for o pelo maiores devem ser as cerdas da escova.

Quando fizer a escovação contra o pelo, faça com suavidade e bastante cuidado. No final, deixe o pelo do seu cachorro completamente seco.

Pelo de cachorro - Dicas para escovar corretamente - Cachorro de pelo longo: como escovar

Pelo encaracolado: como escovar

Nos cachorros de pelo cacheado comece a escovação com um pente largo com os dentes separados e com pontas arredondadas, próprio para este tipo de pelo, para evitar que puxem os pelos e acabem machucando seu cachorro. Elimine os nós com tesouras, tentando deixar o pelo uniforme e não machucar o dog. Logo, penteie com muita suavidade contra o pelo para evitar que adquira eletricidade estática e perda momentaneamente seus cachos. Com a mesma escova e suavidade, penteie a favor do pelo.

Pelo de cachorro - Dicas para escovar corretamente - Pelo encaracolado: como escovar

Benefícios de escovar seu cachorro

As boas práticas de cuidado com o pelo do cachorro resultará positivamente em sua saúde, já que assim, consegue detectar imediatamente se sofre a presença de algum parasita ou alguma ferida. Se você colocar alguma toalha ou papel em baixo do cachorro enquanto o penteia, será muito mais fácil de limpar depois.

Esperamos que essas recomendações de como escovar o pelo de cachorro corretamente tenham sido úteis. Compartilhe a sua experiência nos comentários.

Pelo de cachorro - Dicas para escovar corretamente - Benefícios de escovar seu cachorro

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pelo de cachorro - Dicas para escovar corretamente, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Liliana
Meu shitzu gosta de comer coisa do chão so en casa porque ele ñ sai muito quando sai e de carro ele so tem 5 messe o que eu posso fazer
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Liliana! Não entendemos o problema. Você pode explicar a sua dúvida, por favor?
A sua avaliação:
Alberto Maia
Existe alguma vitamina para queda de pelo de cachorro?
1 de 8
Pelo de cachorro - Dicas para escovar corretamente