Partilhar

Peixes ideais para principiantes

 
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 23 agosto 2019
Peixes ideais para principiantes

Os peixes, regra geral, são animais sensíveis que precisam de cuidados específicos para sobreviver. Normalmente todos queremos aquários grandes e com muitos peixes exóticos e chamativos, no entanto, se não temos experiência no cuidado de peixes, não nos devemos guiar simplesmente pelo aspecto sem ter em conta se são espécies demasiado delicadas e que possam adoecer com facilidade. Assim sendo, é importante que quando tiver o primeiro aquário, adote espécies resistentes e pacíficas, que não deem problemas e se adaptem bem à convivência com outros peixes.

Se está pensando em montar o seu primeiro aquário e não sabe que espécies são as mais recomendáveis para começar, neste artigo do Perito Animal dizemos-lhe quais são os peixes ideais para principiantes.

Também lhe pode interessar: Os melhores cães de guarda

Ciprinídeos

Trata-se de uma família de peixes muito extensa. Caracteriza-se pela sua forma alongada e pela sua compressão lateral, além de terem escamas grandes e os dentes na parte traseira da laringe. Na sua maioria são peixes gregários, por isso devemos adotar vários da mesma espécie para que possam viver acompanhados. Alguns dos que compõem esta ampla família são peixes ideais para principiantes, como lhe explicamos em seguida:

  • Neon chinês: adapta-se perfeitamente aos aquários sem aquecedor, alimentam-se com qualquer comida de peixes de tamanho pequeno e não são especialmente sensíveis às mudanças.
  • Danios: Existem muitas variedades de Danios que podemos encontrar facilmente nas lojas de peixes. São são nada agressivos e, tal como os neons chineses, alimentam-se facilmente com qualquer comida para peixes pequenos.
  • Rasboras: São peixes tranquilos que devem conviver com outros peixes do mesmo caráter. Para um principiante são recomendáveis os arlequim ou de linhas.
Peixes ideais para principiantes - Ciprinídeos

Coridoras

Trata-se de uma família bastante ampla procedente da América do Sul. Costumam ser de tamanho pequeno e necessitam de viver em grupo, são muito pacíficos e convivem muito bem com peixes de outras espécies. Além disso, são peixes muito resistentes que sobrevivem em aquários com pouco oxigênio. Costuma-se pensar que estes peixes servem para comer os detritos do aquário, mas nada mais longe da realidade, apesar de costumarem ficar no fundo do aquário procurando comida, precisam de comida para peixes, por isso é recomendável alimentá-los com comida especial para peixes de fundo.

Existem coridoras muito sensíveis que morrem rapidamente, no entanto existem outras espécies muito resistentes e por isso convertem-se em peixes ideais para principiantes. Algumas delas são a coridora bronze, a coridora leopardo, a coridora gambá, a coridora cauda-manchada, a coridora mascarada ou coridora panda.

Peixes ideais para principiantes - Coridoras

Peixes Arco-íris

Estes peixes são muito chamativos pelas suas cores alegres. Proveem da região da Austrália, Nova Guiné e Madagascar. Precisam de viver em grupos de mais de seis peixes para crescerem felizes e estáveis.

São uma opção muito recomendável para aqueles que nunca tiveram peixes e querem começar com um aquário cheio de cor. A sua manutenção é fácil, mas por serem peixes ativos, precisam que o aquário seja suficientemente grande para que possam mover-se à vontade. Além disso, a água do aquário deve estar entre os 22 e os 26ºC.

Algumas das famílias de peixes arco-íris recomendadas para principiantes são o australiano, o arco-iris Boesemani e o arco-íris turco.

Peixes ideais para principiantes - Peixes Arco-íris

Se deseja ler mais artigos parecidos a Peixes ideais para principiantes, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Ideal para.

Escrever comentário sobre Peixes ideais para principiantes

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Peixes ideais para principiantes
1 de 4
Peixes ideais para principiantes

Voltar ao topo da página