Passear com cachorro antes ou depois de comer?

Passear com cachorro antes ou depois de comer?

Se você vive com um cachorro, deveria saber que passear diariamente com ele é um ato saudável tanto para ele, como para você, como para a vossa união. Os passeios são uma atividade imprescindível para o bem-estar do cachorro.

A quantidade de exercício físico recomendável varia de acordo com as caraterísticas físicas ou a raça do cachorro. Mas, sem dúvida alguma, todos os cachorros precisam se exercitar dentro das suas possibilidades e limitações porque esta é a melhor forma de prevenir a perigosa obesidade canina.

Para além disso, é essencial saber como reduzir os riscos que podem derivar da prática de exercício físico, como a torção gástrica. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos responder à seguinte pergunta: Passear com cachorro antes ou depois de comer?

Passear o cachorro depois de comer nem sempre é adequado

Passear o cachorro depois de ele comer permite estabelecer uma rotina para que ele possa urinar e defecar de forma regular. Este é o principal motivo porque muitos tutores passeiam o cachorro deles imediatamente depois das refeições.

O principal problema desta prática é que aumentamos o risco do cachorro sofrer uma torção gástrica, uma síndrome que provoca a dilatação e a torção do estômago, afetando o fluxo sanguíneo no aparelho digestivo e podendo causar a morte do animal se não for tratado a tempo.

Ainda não se conhece a causa exata da torção gástrica mas se sabe que este problema é mais frequente em cachorros grandes que ingerem grandes quantidades de líquido e comida. Também se saber que o exercício físico depois de comer pode facilitar o aparecimento deste problema.

Assim, uma forma de prevenir este grave problema é não passear o cachorro imediatamente depois das refeições. Porém, se você tem um cachorro de raça pequena, idoso, que tenha pouca atividade física e ingira uma quantidade de comida moderada, é difícil que ele tenha uma torção gástrica como consequência de um leve passeio com o estômago cheio.

Passear o cachorro antes de comer para prevenir a torção gástrica

Se o seu cachorro é de raça grande e requer muita atividade física diária, o mais recomendável é não passear depois de comer, mas sim antes, de modo a prevenir a torção gástrica.

Neste caso, depois do passeio deixe o seu cachorro se acalmar antes de comer, deixe ele descansar um pouco e lhe dê a comida só quando ele estiver tranquilo.

No início, ele pode fazer as necessidades dentro de casa (sobretudo se não estava habituado a passear antes de comer) mas conforme ele se vá habituando à nova rotina irá regular a evacuação.

Sintomas da torção gástrica no cachorro

Sair com o cachorro para passear antes das refeições não anula por completo o risco de ocorrer uma torção gástrica, por isso é importante que você reconheça os sinais clínicos deste problema:

  • O cachorro eructa (arrota) ou sofre de cólicas abdominais
  • O cachorro está muito inquieto e está se queixando
  • Vomita saliva espumosa em abundância
  • Apresenta um abdômen duro e inchado

Se você detetar qualquer um destes sinais corra, com urgência, para o médico veterinário.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Passear com cachorro antes ou depois de comer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.