Passear cachorros como profissão (Dog walker)

Passear cachorros como profissão (Dog walker)

Você trabalha o dia todo e seu cão passa o dia sozinho em casa? Você é daqueles que não possui muito tempo disponível para o seu cãozinho, porém o ama e gostaria de poder ofertar sempre o melhor a ele?

Então, você precisa conhecer essa modalidade de profissional, conhecido como Dog Walker ou passeador de cães, que nada mais é, do que um profissional capacitado para levar o seu cachorro em longas caminhadas e que você sabe que fazem bem a ele, porém você mesmo não tem tempo para tal.

Para saber exatamente o que é um Dog Walker e como ser um, continue lendo aqui no PeritoAnimal.

Dog Walker - Curso Online

É sabido que cães que praticam exercícios regulares são bem mais sadios e saudáveis do que cães que passam o dia em casa ou no quintal sem nenhum tipo de atividade ou estímulo. Além disso, cães que se exercitam regularmente são menos propensos a desenvolverem problemas de comportamento como latidos compulsórios, mordeduras e lambeduras, e outros comportamentos ligados ao estresse.

Cães são animais que foram criados de geração em geração para auxiliarem nossos ancestrais em certos tipos de trabalhos, como a caça, e também em alguns esportes como corridas de cães, puxar trenós na neve, auxiliar no socorro de pessoas feridas em acidentes e etc. Como a maioria dessas raças de cães considerados de trabalho adentrou em nossas vidas para serem apenas pets, muitas vezes, nos esquecemos do propósito com que esses cães foram criados e de que são animais extremamente resistentes ao exercício físico e com muita energia para gastarem.

Se você tem um cachorro hiperativo e não sabe por onde começar, veja aqui no PeritoAnimal, Exercícios para cachorros hiperativos.

Um cachorro, seja de trabalho ou de companhia, que passa o dia sozinho em casa, é mais propenso a apresentar obesidade, problemas de saúde crônicos advindos do stress e problemas de comportamento também devidos ao stress que este animal pode estar sofrendo. É aí que entra em ação o Dog Walker, que nada mais é do que o acompanhante pessoal de passeios do seu pet.

Mas, como ser um Dog Walker?

Há várias academias ou escolas que oferecem o curso, tanto na modalidade presencial como na modalidade online. Ser um Dog Walker, ou passeador de cães, é uma carreira e escolha de profissão, e requer um bom investimento assim como qualquer outra profissão, portanto, ao escolher um curso, se optar por um curso presencial visite a instituição, converse com os alunos e professores e tire todas as suas dúvidas quanto ao curso. Se optar por um curso online, procure comunidades ou grupos daquela instituição em mídias sociais e converse com outras pessoas que já fizeram aquele curso, para dessa forma, certificar-se de que está fazendo a escolha certa.

Não é necessário que você seja formado em medicina veterinária para atuar como Dog Walker, porém, neste setor há diversos profissionais qualificados em comportamento animal, adestramento e psicologia canina. Então, além de um curso básico, procure cursos especializados, pois quanto mais capacitado você for, mais confiantes os tutores se sentirão em contratarem os seus serviços.

Qual a tradução de Dog Walker?

Dog Walker é uma expressão de língua inglesa. Provém dos termos Dog, que significa cachorro, e walker, que significa caminhante ou passeador. Daí em português, o aparecimento da expressão Passeador de cães.

Bastante popular nos Estados Unidos, ainda é pouco conhecido no Brasil. Porém, com o avanço da vida moderna, tem-se tornado maior a procura de pessoas capacitadas que possam atender as necessidades de seus pets, oferecendo passeios convencionais e proporcionando mais saúde e bem-estar aos cães.

Passear com cachorros dá dinheiro?

Quanto custa um Dog Walker e quanto um Dog Walker deve cobrar por seus serviços é sempre um assunto um pouco polêmico, principalmente em se tratando de uma profissão que ainda carece de padronizações quanto a valores.

Para auxiliar a profissão, existem associações de Passeadores de Cães de acordo com as regiões. Algumas destas associações, por uma contribuição mensal, lhe dá o direito de participar de fóruns e ter acesso a informações de profissionais há mais tempo no mercado, com os quais você poderá sanar suas dúvidas. E, a principal dúvida de todas parece ser a da questão do preço.

Como todo investimento, um Dog Walker também não está livre de riscos. Porém, passeadores de cães mais experientes e profissionalmente capacitados podem chegar a R$600 ou R$700,00 mensais por cada cão que leva para passear por cerca de 1h por dia, 5 dias na semana se segunda a sexta, sendo que estes valores dependem muito do bairro em que se atua e da demanda de cada região, e ainda dos tipos de serviços que o Dog Walker oferece. Se você tiver capacitação para adestramento, além dos passeios o Dog Walker pode combinar um pacote adicional com o cliente para ensinar truques ao cão e outras técnicas de adestramento e dessensibilização como por exemplo, acabar com o medo que o cão possui de barulhos e fogos de artifício.

Qual o salário de um Dog Walker?

Apesar de ser uma profissão cada vez mais procurada em cursos de capacitação, a modalidade de Passeador de Cães ainda não é regulamentada na Junta Comercial do estado de São Paulo, e não há um sindicato que atribua um salário mínimo a um Dog Walker, já que é uma modalidade de profissão em que a pessoa capacitada geralmente exerce na função de empreendedor, e não de funcionário.

Por onde começar a ser um passeador de cães?

Embora pareça ser um serviço simples e com uma boa rentabilidade, é imprescindível que a pessoa interessada em se tornar um Dog Walker tenha em mente que ela deve investir em um bom curso de capacitação profissional.

E, além do amor pelos animais, possuir conhecimentos básicos de primeiros socorros, psicologia canina e reforço positivo, para, dessa forma, proporcionar um passeio recompensador e satisfatório aos cães.

O trabalho de um passeador de cães, consiste de transmitir segurança e confiança, não só aos cães sob sua responsabilidade durante os passeios e treinamentos como aos tutores, também, que terão a certeza de que seus "bebês" estão sob a guarda de um profissional capacitado e responsável.

O que é Pet Sitter?

Aliado ao trabalho de Dog Walker, ou passeador de cães, outra profissão crescente entre os amantes de cães, está o de Pet Sitter.

Trata-se de uma Babá de Pets, e consiste em pessoas capacitadas para tomarem conta de cães e gatos em situações em que o tutor precisa viajar ou sairá de férias, e não têm com quem deixar seus pets. Além disso, Pet sitters, também podem oferecer a modalidade de Passeador de cães enquanto o tutor não chega de viagem, pois além do passeio, o profissional ficará responsável por alimentar o cão diariamente, além de manter a vasilha com água fresca e o ambiente do cão sempre limpo, da mesma forma que passa cerca de 1hora a mais com ele fazendo-lhe companhia.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Passear cachorros como profissão (Dog walker), recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação avançada.