Parvovirose felina - Contágio, sintomas e tratamento

Parvovirose felina - Contágio, sintomas e tratamento

A Parvovirose felina ou Parvovírus felino é um vírus que provoca a panleucopenia felina. Esta doença é bastante grave e se não for tratada pode acabar com a vida do gato em pouco tempo. Afeta gatos de todas as idade e é muito contagiosa.

É importante conhecer os sintomas e sobretudo proteger o seu gato com a vacinação, visto que é o único método de prevenção. Gatinhos muito pequenos ou sem vacinar devem evitar o contato com outros gatos até que tenham todas as suas vacinas em dia, com a finalidade de não se contagiarem com nenhuma das doenças mais comuns nos gatos.

Neste artigo do PeritoAnimal contamos-lhe tudo sobre a parvovirose felina, para que possa reconhecer os sintomas e atuar corretamente diante de uma infecção. Boa leitura.

O que é a parvovirose felina?

A parvovirose felina é um vírus que provoca a chamada panleucopenia felina. É uma doença altamente contagiosa e muito perigosa para os gatos. Também se conhece como enterite felina infecciosa, febre felina ou ataxia felina.

O vírus está presente no ar e no ambiente. Por isso todos os gatos em algum momento da sua vida estarão expostos a ele. É importante vacinar o nosso gato contra esta doença, visto que é muito grave e pode provocar a morte do animal. Não perca o nosso artigo em que lhe mostramos o calendário de vacinação para gatos que deve seguir.

O período de incubação do parvovírus em gatos é de 3 a 6 dias e, depois, a doença avançará durante mais 5 a 7 dias piorando progressivamente. É fundamental um diagnóstico rápido para combater a parvovirose em gatos.

A parvovirose afeta a divisão normal das células, provoca danos na medula óssea e intestinos. deteriora o sistema imunológico, provocando uma descida no número de glóbulos brancos, essenciais para uma resposta contra a doença. Os glóbulos vermelhos também descem provocando uma anemia e debilidade.

Contágio da parvovirose felina

Os gatos doentes devem manter-se isolados, uma vez que são altamente contagiosos. As suas fezes, urina, secreções e inclusivamente pulgas contêm o vírus.

Como já foi dito, o vírus está no ambiente. Embora o gato esteja já curado tudo o que entrou em contato com ele está infectado. Além disso, o vírus é muito resistente e pode permanecer meses no ambiente. Desta forma, devem ser limpos todos os utensílios do gato infectado: a caixa de areia, os brinquedos e todas as zonas onde gosta de se deitar. Pode utilizar água sanitária diluída em água ou consultar o seu veterinário sobre desinfecções profissionais.

A parvovirose felina não afeta o ser humano, mas deve os extremar a higiene para eliminar o vírus do ambiente. É recomendável manter afastados os gatos jovens, doentes ou não vacinados de gatos estranhos ou que tenham superado a doenças poucos meses antes.

A melhor forma de evitar contágios é a prevenção. Vacine o seu gato contra a parvovirose.

Sintomas da panleucopenia felina

Os sintomas mais frequentes da parvovirose em gatos são:

  • Febre
  • Vômitos
  • Letargia e fadiga
  • Diarreia
  • Fezes com sangue
  • Anemia

Os vômitos e a diarreia podem ser muito severos e desidratar o seu gatinho muito rapidamente. É fundamental agir o quanto antes e levar o gato ao veterinário quando observar os primeiros sintomas. Embora não seja inusual que um gato vomite em um determinado momento, a panleucopenia felina caracteriza-se por vômitos constantes e por uma debilidade considerável.

Tratamento da panleucopenia felina

Tal como acontece com outras doenças de origem viral, não existe um tratamento específico para a parvovirose felina. Há como curar o gato da doença se ela for identificada rapidamente mas, se isso não ocorrer, há apenas como realizar um tratamento paliativo para lidar com os sintomas e combater a desidratação para que o gato supere a doença por si mesmo.

Gatinhos muito jovens ou com um avançado estado da patologia têm uma taxa de sobrevivência muito baixa. Quando observar sintomas próprios da doença, vá imediatamente ao veterinário.

Normalmente é preciso a hospitalização do gato para ser administrado o tratamento adequado. Irá ser combatida a desidratação e a falta de nutrientes e, o mais importante, tentar evitar o contágio de outras doenças. Além disso, manter-se-á controlada a sua temperatura corporal.

Dado que a parvovirose felina afeta o sistema imunológico, os gatos contagiados têm mais probabilidades de contrair outras infecções bacterianas ou virais. Por isso, insistimos em acudir ao veterinário, assim como extremar as precauções para evitar que o estado da doença piore.

Quando o seu gato voltar a casa, tenha preparado um lugar quentinho e confortável para ele e dê-lhe muitos mimos até que se recupere. Uma vez que o seu felino tenha superado a doença ficará imune a ela. Mas lembre-se de limpar todas as suas coisas para evitar o contágio a outros gatos.

E agora que você já sabe tudo sobre a parvovirose em gatos, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre a parvovirose em filhotes recém-nascidos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Parvovirose felina - Contágio, sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças virais.