Para que serve o bigode do gato?

Para que serve o bigode do gato?

Você já se perguntou para que serve bigode de gato? Os gatos possuem bigodes longos que fazem com que eles tenham um aspecto muito jovial. Porém, a função do bigode de gato é muito mais extensa do que apenas um atributo estético. Os bigodes do gato são importantes pois permitem que os felinos se desenvolvam de uma maneira muito mais ágil.

Nesse artigo do PeritoAnimal, vamos explicar para que serve bigode de gato e quais os cuidados necessários sobre essa importante característica do seu bichano. Continue lendo!

O que são os bigodes dos gatos?

Os bigodes dos gatos são conhecidos tecnicamente como "vibrissas" e são pelos que tem uma função mecanorreceptora. São muito mais compridos e mais sensíveis do que os outros pelos do corpo. Além disso, não são encontrados na derme mas sim na hipoderme, uma região mais profunda da pele, rodeada de nervos e vasos sanguíneos que transmitem informações ao cérebro do felino.

A quantidade de vibrissas pode variar dependo da espécie apesar de que, geralmente, a maioria dos gatos têm entre 16 e 24 vibrissas. As vibrissas ou bigodes de gatos atuam como receptores táteis e estão presentes em muitas outras espécies como os cachorros, ratos e raposas. Não estão localizados apenas na região facial, também é possível observá-los em cima dos olhos, no queixo e atrás das patas dianteiras.

Para que servem os bigodes dos gatos

Agora que você já sabe o que são as vibrissas, saiba para que serve o bigode de gato. As 5 funções mais importantes são:

Ajuda na visão de curta distância

A visão dos gatos está entre as melhores do mundo animal, no entanto, os felinos costumam ter dificuldades para distinguir objetos próximos a eles, especialmente aqueles a menos de 30 cm de distância. Nesse caso, os bigodes dos gato ajudam a captar os estímulos próximos.

Permite que eles explorem e se protejam do perigo

Os bigodes de gatos ajudam para que eles permaneçam em alerta diante do que está acontecendo ao seu redor. A alta sensibilidade desses pelos ajuda a detectar se alguma coisa está ou não próxima do felino, assim como evitar choque contra obstáculos, como paredes ou árvores. Os bigodes continuam trabalhando enquanto o animal está dormindo, por isso eles podem descansar sem problemas.

Protege os olhos

As vibrissas localizadas nos olhos, como são os cílios humanos, protegem os olhos dos felinos, já que fazem com que o animal pisque caso detecte algum objeto, por menor que seja, aproximando-se do olho.

Permite que eles meçam os espaços

A largura dos bigodes dos gatos são fundamentais para medir o espaço que ele tem na frente. Esses fios variam dependendo do tamanho do gato, por isso, são indicadores úteis na hora de atravessar espaços estreitos. Se o local for muito estreito e não suportar o tamanho das vibrissas, significa que o gato não consegue passar.

Essa é a principal razão pela qual os gatos são animais tão esquivos. Eles jamais entram em algum local sem antes checar se podem lá, apesar de, em muitos casos, parecer impossível a olho humano.

Manter o equilíbrio

Outra das funções importantes dos bigodes dos gatos é ajudá-los a manter o equilíbrio. Junto com a cauda, as vibrissas permitem que os felinos se movam de maneira impressionante através de caminhos estreitos sem cair ou dormir em lugares muito altos. Apesar disso, recomendamos que você cuide do bem-estar do seu gato e evite que ele suba em locais extremante altos e que possam causar perigos ao animal.

Pode cortar o bigode do gato?

Como você deve ter notado, o bigode de gato é extremamente importante e cumpre diversas funções fundamentais para a vida dos felinos domésticos. Afinal, o que acontece se cortar o bigode do gato? Isso afetaria PROFUNDAMENTE o bem-estar do animal. Vale lembrar que os bigodes do gato fazem parte do sentido tátil do animal.

Como acontece com as unhas, a cada certo tempo as vibrissas costumam cair e renascem novas, você não deve se preocupar se isso acontecer de maneira natural, pois alguns dias mais tarde você vai observar novos bigodes. Contudo, você NUNCA deve cortar o bigode do gato.

Se você quer saber mais informações sobre para que servem os bigodes dos gatos, veja também nosso vídeo no YouTube:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Para que serve o bigode do gato?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.