Os tubarões comem pessoas?

Os tubarões comem pessoas?

A reputação exagerada como predadores violentos que atribuímos aos tubarões nos faz pensar imediatamente que todos eles são perigosos e comem pessoas. Entretanto, a diversidade de espécies e habitats marinhos em que vivem lhes permitiu evoluir hábitos alimentares em que peixes, moluscos, crustáceos e alguns mamíferos marinhos são sua dieta principal.

Os muitos estudos realizados em diferentes países para compreender melhor a relação entre tubarões e humanos concluíram que os tubarões não são perigosos para os humanos, já que estes não fazem parte de sua dieta. A probabilidade de morrer de um ataque de tubarão em qualquer parte do mundo é muito baixa: apenas 1 em 3,7 milhões.

Se você quiser saber mais detalhes e descobrir se os tubarões comem pessoas, neste artigo completo da PeritoAnimal você encontrará todas as informações de que precisa. Boa leitura.

Os tubarões são perigosos?

Existem atualmente cerca de 350 espécies diferentes de tubarões distribuídas pelos oceanos, cada uma com hábitos alimentares e técnicas de ataque adaptadas aos tipos de presas que caçam e ao habitat em que vivem. Portanto, seria um grande erro considerar todos os tubarões perigosos, pois as condições que devem existir para que um tubarão ataque perigosamente são muito variadas e dependerão, sobretudo, se o animal se sente ameaçado ou se está em busca de outra presa se sua presa habitual for escassa.

Assim, devemos considerar que os tubarões só são perigosos devido ao seu comportamento predatório natural, caracterizado por um ataque rápido e eficiente aos animais marinhos menores que constituem suas dietas. Assim como os leões caçam ferozmente nas savanas, os tubarões fazem o mesmo no fundo do mar, mas eles não devem ser considerados perigosos porque estão desempenhando uma de suas funções vitais: alimentar-se.

Você quer saber sobre outros animais perigosos? Não perca nosso artigo sobre os cinco animais mais perigosos do mundo. Ainda neste artigo falaremos se o tubarão come pessoas.

Por que os tubarões atacam pessoas?

Se você se pergunta se o tubarão come pessoas, a resposta é que sim. Isso pode acontecer, mas em casos muito raros. Quando uma população de tubarões tem seu habitat em uma área onde se sobrepõe a um grande número de pessoas, a probabilidade de ataques aumenta. Assim, um tubarão atacará pessoas somente se determinadas condições, como as seguintes, sejam satisfeitas:

  • Falta de presas habituais dos tubarões, como focas e outros mamíferos marinhos, moluscos ou répteis, como tartarugas marinhas.
  • Alterações no habitat e condições ambientais que forçam os tubarões a se aproximarem de áreas onde é provável a presença de pessoas, tais como praias turísticas.
  • Confusão de pessoas com presas potenciais. Um exemplo comum são os surfistas, que os tubarões tendem a perceber como tartarugas marinhas e, portanto, a atacar.

Ataques de tubarão no Brasil e no mundo

A maioria dos ataques de tubarão a pessoas ocorre nos Estados Unidos, Austrália e África do Sul. No Brasil, os números sobre os ataques não são muito precisos, mas se sabe que Pernambuco é a região com com o maior número de ataques em suas praias.

Segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) do estado, desde que esse acompanhamento passou a ser feito, em 1992, já foram registrados 68 ataques de tubarão a pessoas em Pernambuco.

A Praia de Boa Viagem, em Recife, e a Enseada da Caieira, em Fernando de Noronha, são as duas com mais ataques no país. Segundo especialistas, a construção do Porto de Sauipe, no Sul de Recife, a pesca de camarão na região e também o grande número de surfistas nessas áreas são alguns dos motivos que explicam esse grande número de ataques acidentais de tubarões na região. As espécies responsáveis pela maioria dos ataques são o tubarão-tigre e o tubarão-cabeça-chata.

De acordo com reportagem publicada em janeiro de 2021 no jornal britânico The Guardian[1], mordidas acidentais de tubarão mataram 10 pessoas em todo o mundo em 2020. Seis delas ocorreram na Austrália. Também em 2020, foram contabilizadas 57 mordidas acidentais de tubarões a pessoas no planeta, sendo 33 delas apenas nos Estados Unidos, 16 no estado da Flórida.

Para o diretor do Programa de Pesquisa sobre Tubarões da Flórida, dr Gavin Naylor, para evitar mordidas de tubarão é possível adotar algumas medidas preventivas, como nunca entrar na água sozinho (o tubarão pode confundir a pessoa com uma tartaruga, como já falamos); não nadar perto de um cardume de peixes; não entrar na água com joias que possam refletir luz e não nadar onde há pessoas pescando.

O que fazer em caso de ataque de tubarão

Embora tenhamos descoberto ao longo deste artigo que o tubarão come pessoas, mas a probabilidade de um ataque ser baixíssima e somente a partir de uma soma de fatores, se isso acontecer, apresentamos uma série de recomendações:

  1. Tente manter a calma e mostrar ao tubarão que você não é uma ameaça nem uma presa para ele. Para fazer isso, ajuda se você não fizer movimentos bruscos que o deixem nervoso e tentar parecer maior para que ele não o veja como presa fácil.
  2. No caso de um tubarão já estar circulando ao seu redor, tente ficar de frente para ele para evitar ser pego de surpresa. Além disso, é bom se abrigar sobre uma rocha, um recife ou outra superfície para evitar estar à vista do animal de ângulos diferentes.
  3. Se, apesar de tentar passar despercebido, o tubarão inicia um ataque, tenha em mente que brincar de morto com tubarões não funciona. Ao invés disso, você deve se defender e mostrar força. Para fazer isso, golpear o tubarão, se necessário, focalizando as áreas mais sensíveis de seu corpo, tais como seus olhos ou brânquias.
  4. Se nadar de volta à costa é uma opção viável, você deve fazê-lo sem movimentos bruscos de braços ou pernas. Chame a assistência médica quando você chegar à costa.

E se você tem interesse em saber mais sobre tubarões, não perca estes outros artigos sobre este animal:

  • Tipos de tubarão - espécies e suas características
  • Quantos dentes tem um tubarão?
  • O tubarão megalodon existe?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os tubarões comem pessoas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. The Guardian. Six of the 10 unprovoked shark attack deaths last year were in Australia. Disponível em: <https://www.theguardian.com/environment/2021/jan/27/six-of-the-10-unprovoked-shark-attack-deaths-last-year-were-in-australia>. Acesso em 16 de agosto de 2021.
Bibliografia
  • Doug, C. (20/07/2018): «¿Qué hacer si un tiburón te ataca? Estos son los pasos para defenderte y sobrevivir». CNN España. Disponível em: <https://cnnespanol.cnn.com/2018/07/20/que-hacer-si-un-te-tiburon-ataca-estos-son-los-pasos-para-defenderte-y-sobrevivir/>. Acesso em 16 de agosto de 2021.
  • Equipo de redacción (14/09/2018): «Descubierto un tiburón omnívoro». National Geographic España: Naturaleza. Disponível em: <https://www.nationalgeographic.com.es/naturaleza/actualidad/tiburon-omnivoro_13160>. Acesso em 16 de agosto de 2021.
  • Vance, E. (01/06/2019): «El misterioso y temido gran tiburón blanco». National Geographic España: Naturaleza. Disponível em: <https://www.nationalgeographic.com.es/naturaleza/grandes-reportajes/misterioso-temido-gran-tiburon-blanco_10749>. Acesso em 16 de agosto de 2021.
  • IG. O que explica a grande quantidade de ataques de tubarão nas praias do Recife? Disponível em: <https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2019-08-30/o-que-explica-a-grande-quantidade-de-ataques-de-tubarao-nas-praias-do-recife.html>. Acesso em 16 de agosto de 2021.
  • TERRA. Tubarões: conheça as praias com ataques mais frequentes. Disponível em: <https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/turismo/praia/tubaroes-conheca-as-praias-com-ataques-mais-frequentes,b3cda80c59030410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html>. Acesso em 16 de agosto de 2021.