Os peixes marinhos mais bonitos do mundo

Os peixes marinhos mais bonitos do mundo

Os peixes são divididos em duas categorias: peixe de água doce e de água salgada. Os peixes de água doce vivem em habitats onde a salinidade da água é reduzida, como é o caso dos rios e lagos, enquanto os peixes de água salgada desfrutar da vida no oceano, lagoas e recifes de coral. Pequenos ou grandes, todos os peixes têm seu valor e beleza dentro de ecossistemas.

Muitos peixes de água doce e de água salgada são escolhidos para ficarem dentro de aquários e, nós, do PeritoAnimal, preferimos ver a vida nas águas não através de um vidro em cativeiro, mas em seu pleno estado de liberdade.

Neste artigo apresentamos alguns dos peixes marinhos mais bonitos do mundo, destacando as cores e formas mais marcantes. Eles com certeza embelezam os ambientes naturais da terra e a ordem de apresentação não significa que. Boa leitura.

1. Peixe-mandarim

O peixe-mandarim (Callionymidae mandarim), também chamado de dragão-mandarim ou dragonete, é um dos peixes mais bonitos do mundo. Ele conta com espécies de penas como nadadeiras e cores tão vibrantes que se parecem com espécies fosforescentes.

É encontrado no norte da Austrália e adora se misturar com os recifes do ambiente. É um peixe tropical de pequeno porte com personalidade tímida, que prefere aparecer à noite quando está na hora de acasalar. O peixe-mandarim é geralmente encontrado na cor azul, mas também pode ser visto em padrões de laranja, amarelo, roxo e verde.

2. Flame angel

Como seu nome em inglês implica, este peixe é todo de "fogo". Seu vermelho-alaranjado vibrante não passa despercebido nem a distância, é como um sinal de perigo que, na verdade, não tem nada de perigoso. O Centropyge loriculus é um peixe com corpo achatado de água salgada que vive abaixo da superfície do Oceano Pacífico. É facilmente encontrado nos recifes do Havaí e, sem dúvida, um dos peixes mais bonitos do mundo.

3. Peixe-papagaio

Da família Scaridae, o peixe-papagaio é um dos peixes mais bonitos do mundo dentre os que vivem nos oceanos. Sua boca lembra um bico, mas que ao mesmo tempo, eles parecem lábios. Estes peixes não só enfeitam o ambiente em que vivem, mas são muito importantes para a sobrevivência dos recifes de coral, pois eles se alimentam de alguns tipos de algas e outras pragas que podem destruir estes preciosos ecossistemas.

4. Peixe-palhaço

O peixe-palhaço, da (subfamília Amphiprioninae), é tão especial, colorido e bonito foi a inspiração para um dos personagens mais conhecidos do cinema nos últimos anos. O personagem de Nemo e seu pai no filme Procurando Nemo. O peixe-palhaço tem uma biologia única, na qual sempre nasce macho e, quando adulto, o maior do grupo tem a capacidade de transformar-se em fêmea. Esses que estão entre os peixes mais bonitos do mundo formam colônias familiares onde o macho é quem protege os filhotes, como no filme encantador.

5. Peixe borboleta-bicuda

O peixe borboleta-bicuda (Chelmon rostratus) é um dos peixes mais mais bonitos do mundo e, também, um dos mais populares em aquários marinhos. Ao contrário de alguns exemplos mencionados, ele não uma espécie ameaçada. Vive em recifes de corais e normalmente se move em pares, exceto os mais jovens, que viajam em grupo.

6. Peixe cirurgião-patela

O peixe cirurgião-patela (Paracanthurus hepatus) tem cores espetaculares de azul, preto e amarelo. Assim como o peixe-palhaço, este outro peixe foi o selecionado entre muitos dentro do elenco do filme "Procurando Nemo", ganhando até mesmo um filme próprio posterior sobre a Dory. Infelizmente, este lindo peixe do mar é uma espécie gravemente ameaçada de extinção.

7. Peixe Cardinal Bangai

Este peixe é tão elegante como magnífico. Não só fisicamente, mas também no comportamento, esta espécie de peixe está envolto de lendas antigas. o Cardinal Bangai é nativo das Ilhas Banggai da Indonésia, por isso seu nome. Infelizmente, no seu estado selvagem, é um peixe em perigo de extinção devido à pesca excessiva para exportação por meio de grandes barcos pesqueiros. Como em outras espécies de peixes, como o peixe-palhaço, a fêmea é quem põe os ovos, mas o macho os protege.

8. Peixe-anjo-de-face-azul

Com uma espécie de máscara bem singular, o peixe-anjo-de-face-azul (Pomacanthus xanthometopon) chama atenção e por isso é considerado um dos peixes mais bonitos do mundo. Sua face é particularmente mais brilhante que o corpo. Estes peixes nadam por todo o oceano índico, pela Indonésia, Micronésia, Austrália e o norte do Japão. Gostam de ficarem sozinhos e passam muito tempo em cavernas.

9. Peixe-anjo-imperador

O peixe-anjo-imperador (Pomacanthus imperator) é nativo do oceano Indo-Pacífico e é encontrado na Nova Guiné, Malásia, Indonésia e também no Mar Vermelho. Assim como acontece com outros paixes-anjos, ele muda de cor na fase de filhote e adulta. quando jovens, contam com anéis azuis e brancos sobre um fundo preto-azulado e, mais tarde, adquirem listras azuis e amarelas. Na natureza podem alcançar os 40 cm mas, quando criados em aquários, normalmente contam com 20 a 25 centrímetros de comprimento. Considerados uns dos peixes mais bonitos do mundo, os peixes-anjos-imperadores são bastante ativos.

Talvez você possa se interessar por este outro artigo sobre peixes de água-doce para aquário - tipos, nomes e fotos.

10. Peixe-picasso

O peixe-picasso ou também conhecido como peixe-porco-da-lagoa (Rhinecanthus aculeatus) tem como habitat os oceanos Indo-Pacífico e Atlântico. Vive em recifes de coral e lagoas de pouca profundidade, em fundos de areia e em pedras soltas. Esses peixes, considerados uns dos mais bonitos do mundo por sua curiosa forma que remete às obras do famoso pintor Pablo Picasso, tem a capacidade de nadar para trás, para frente e até mesmo de pairar sobre o recife. Territorialista e agressivo, quando se assusta, emite um zumbido, se escondendo em fendas com a cauda virada para fora e utilizando a barbatana dorsal como gancho para se prender ao local.

Agora que você já conheceu alguns dos peixes mais bonitos do mundo, não perca este outro artigo em que falamos sobre os peixes de água salgada.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os peixes marinhos mais bonitos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Aquarismo Paulista. Peixes. Disponível em: <http://www.aquarismopaulista.com/>. Acesso em 11 de outubro de 2021.
  • USP. Catálogo das espécies de peixes marinhos do Brasil. Disponível em: <https://repositorio.usp.br/item/001344079>. Acesso em 11 de outubro de 2021.