Os menores insetos do mundo

Os menores insetos do mundo

A classe dos insetos corresponde ao grupo de animais mais diversos do planeta. Neste grupo estão inclusas um milhão de espécies identificadas, bem como muitas outras milhões ainda por serem descritas. Esses animais conseguiram colonizar um grande número de ecossistemas, desenvolvendo múltiplas formas de adaptação que facilitam sua disseminação.

Em geral, os insetos costumam apresentar tamanhos pequenos, especialmente quando comparados a outros grupos de animais. É por isso que, aqui no PeritoAnimal, apresentamos este artigo sobre os menores insetos do mundo, uma tarefa difícil se considerarmos a grande variedade de pequenos insetos que existem no planeta. Boa leitura.

Dicopomorpha echmepterygis

Esta é uma espécie de vespa da ordem dos himenópteros, que está distribuída especificamente na América do Norte. A Dicopomorpha echmepterygis é considerada atualmete o menor inseto do mundo (em sua fase adulta), pois seu comprimento varia entre 0,139 e 0,240 milímetros.

É um inseto parasita que passa a maior parte de sua vida dentro dos ovos de seu hospedeiro, o piolho da casca.

Imagem: elrincondelacienciaytecnologia.blogspot.com

Megaphragma caribea

Neste caso, temos outra espécie de vespa que é um dos menores insetos voadores que existem. Embora existam outras espécies dentro deste gênero, esta é a menor do grupo. Suas dimensões ficam entre 0,181 e 0,224 milímetros. Além disso, está distribuída por regiões tropicais e subtropicais.

Imagem: researchgate.net

Scydosella musawasensis

Esta é uma espécie de besouro considerada como um dos menores insetos do mundo. Pertence à família Ptiliidae, que agrupa vários besouros de tamanho reduzido. Seu corpo é alongado e tem formato oval. Até agora, o menor indivíduo identificado mediu 0,325 mm, e no geral eles têm uma dimensão média de 0,338 mm.

Apesar de seu tamanho, não é um animal parasita, e se alimenta de esporos dos fungos do grupo dos basidiomicetos. Foi inicialmente localizado no Nicarágua, mas também foi encontrado na Colômbia.

Imagem: blastingnews.com

Euryplatea nanaknihali

Dentro deste grupo de insetos minúsculos, devemos incluir também um membro da ordem dos Dípteros que é a menor mosca já descrita. Seu tamanho é sem dúvida surpreendente quando comparado a outras espécies de moscas. A dimensão que geralmente atinge é de 0,4 milímetros, e é nativa da Ásia.

Na fase larval, esta espécie é parasita, alimentando-se do tecido interno da cabeça das formigas nas quais os ovos são depositados.

Imagem: steemit.com

Gorgulhos

Aqui não falamos de um único inseto e sim de um grupo de coleópteros que se caracterizam por seu tamanho diminuto. Eles estão incluídos na família Curculionidae e se distinguem por se alimentarem de matéria vegetal utilizando seu aparato bucal mastigador.

Em muitos casos, várias espécies tornam-se pragas devido aos danos que podem causar, por exemplo, em plantações. Algumas espécies medem 0,5 mm, como a Hypothenemus hampei e outras chegam a 1 cm, como o Lixus pulverulentus, e por isso são considerados uns dos menores insetos do mundo.

Pixixica

Você sabe qual é a menor formiga do mundo? E quanto mede esta formiga? A Pixixica (Wasmannia auropunctata) é um inseto da família Formicidae, que inclui as formigas. E é considerada a menor formiga do mundo e, claro, a menor espécie de seu grupo. Dependendo do país, pode ser chamada por diferentes nomes e é uma das espécies exóticas invasoras mais prejudiciais do mundo, tendo uma ampla distribuição na América, África e Oceania.

São formigas douradas ou marrons claras que medem em média 1,5 milímetros de comprimento. Apesar de seu pequeno tamanho, sua picada causa dor intensa e ardida.

Imagem: wikipedia.org

Culex pipiens

Outro que está na categoria dos menores insetos do mundo é o mosquito comum. Suas dimensões ficam entre 3 e 7 milímetros. Apesar de seu tamanho, esse animal é capaz de transmitir uma variedade de vírus que causam diversos tipos de doenças graves.

O mosquito comum, pernilongo ou muriçoca é uma espécie cosmopolita, com ampla distribuição na América, África, Ásia e Europa.

Pulgas

Outro grupo de pequenos insetos são as pulgas, agrupadas na ordem dos sifonápteros e das quais conhecemos cerca de duas mil espécies. São animais ectoparasitas e hematófagos, que se alimentam de uma grande diversidade de animais vertebrados, incluindo os seres humanos.

As pulgas têm entre 1,5 e 3,3 milímetros de diâmetro. E muita gente se pergunta qual o tamanho do pulo da pulga: saiba que elas são capazes de dar longos saltos que podem atingir, horizontalmente, até 10 vezes seu tamanho. Uma questão importante é que elas são transmissoras de vários patógenos causadores de doenças.

Boreidos

Estes pequenos insetos correspondem à família Boreidae, que não é muito diversa nesta classe, possuindo aproximadamente 30 espécies.

Estão distribuídos pelas regiões do norte, e por isso está é considerada uma espécie boreal. O tamanho desses insetos não ultrapassa 6 milímetros, e suas asas são vestigiais ou completamente ausentes.

Imagem: wikipedia.org

Borboleta-pigmeu-azul-ocidental

Em comparação aos outros insetos descritos, o tamanho desta borboleta é maior, mas nos parece importante considerar uma das menores borboletas do mundo dentro do grupo. É nativa da América, estando distribuída dos Estados Unidos ao sul da Venezuela.

É uma minúscula borboleta de coloração marrom-cobre com azul na base superior, e possui uma envergadura de apenas 12 a 20 milímetros.

Como pudemos constatar, este artigo foi desenvolvido não apenas com base nas espécies, já que alguns grupos também foram incorporados. A grande diversidade de espécies existente nos permitiria elaborar diversos artigos. Contudo, a intenção principal foi apresentar diversos tipos de pequenos insetos.

E agora que você já conhece os menores insetos do mundo, não perca nosso outro artigo sobre os 10 animais com o menor tempo de vida.

Imagem: enciclovida.mx

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os menores insetos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Fitzgerald, A. y E. Wason (2013). "Dicopomorpha echmepterygis". Animal Diversity Web. University of Michigan, Museum of Zoology. Disponível em:<https://animaldiversity.org/accounts/Dicopomorpha_echmepterygis/>. Acesso em 2 de setembro de 2021.
  • Gahlhoff, J. (1995). El adulto más pequeño (Capítulo 38). Book of Insect Records. Departamento de Entomología y Nematología, Universidad de Florida. Disponível em: <https://web.archive.org/web/20120520192123/http://entnemdept.ufl.edu/walker/ufbir/chapters/chapter_38.shtml>. Acesso em 2 de setembro de 2021.
  • Lotts, Kelly y Thomas Naberhaus, coordinadores. (2021). Mariposas y polillas de América del Norte. http://www.butterfliesandmoths.org/>. Acesso em 2 de setembro de 2021.
  • Polilov, Alexey. (2017). First record of Megaphragma (Hymenoptera, Trichogrammatidae) in Columbia, and third animal species known to have anucleate neurons. Journal of Hymenoptera Research. 60. 181-185. 10.3897/jhr.60.19907.
  • Schneibel,A. (2015).Minúsculo escarabajo ostenta el título del insecto más pequeño del mundo. Scientific American. Disponível em: <https://www.scientificamerican.com/espanol/imagenes-de-la-ciencia/minusculo-escarabajo-ostenta-el-titulo-del-insecto-mas-pequeno-del-mundo/>. Acesso em 2 de setembro de 2021.