Os menores dinossauros do mundo

Os menores dinossauros do mundo

Você sabe qual é o menor dinossauro do mundo? Os dinossauros são um dos grupos de animais mais fascinantes que existem, embora ainda haja muito para conhecer. Eles são atualmente representados pelas aves, que são consideradas os dinossauros modernos e, apesar de muitas não terem aparência semelhante a eles, outras mostram determinados traços bem parecidos.

Traços que os tornam particularmente atrativos são suas grandes dimensões e a ferocidade com a qual certas espécies têm sido descritas - apesar de nem todos se encaixarem nestas características. É por isso que, neste artigo do PeritoAnimal, te apresentaremos alguns dos menores dinossauros do mundo. Te convidamos a continuar lendo este artigo.

Compsognathus longipes

Seu nome em inglês é pretty jaw e foi reconhecida uma única espécie dentro do gênero. Seus restos mortais encontrados na França e na Alemanha estavam bem completos, o que auxiliou bastante em sua descrição. Foi um dinossauro bípede e pequeno, que media por volta 0,65 m e pesava por volta de 3 kg, sendo um dos menores dinossauros do mundo. Possuía dentes afiados, o que facilitava sua dieta carnívora, que incluía outros vertebrados. Viveu há cerca de 145-140 milhões de anos no período Cretáceo.

Não deixe de visitar este outro artigo do PeritoAnimal sobre os Tipos de dinossauros carnívoros.

Echinodon becklesii

O nome científico deste gênero de dinossauro significa "dente espinhoso ou pontiagudo", enquanto o seu nome específico faz referência ao seu descobridor, o naturalista Richard Owen. Os restos deste dinossauro de pequeno porte foram encontrados na Inglaterra e os fósseis correspondiam especificamente a mandíbulas e dentes, a partir dos quais a identificação foi feita. Foi discutido se sua dieta teria sido herbívora ou onívora, mas ao que parece a última ideia tem sido mais aceita. Ele já foi considerado o menor dinossauro do mundo, pois media entre 60 e 90 cm de comprimento. Na imagem, podemos ver este pequeno dinossauro sendo devorado.

Nanosaurus agilis

O significado do nome deste dinossauro é "pequeno lagarto", em relação ao gênero. Seus restos, que estavam constituídos por uma quantidade importante de partes do corpo, foram encontrados nos Estados Unidos. Caracterizado por ser bípede, media cerca de 2 metros de comprimento e menos de um metro de altura, com peso médio de 10 kg, e possuía uma dieta herbívora.

Consulte os Tipos de dinossauros herbívoros que já existiram neste artigo que sugerimos.

Lesothosaurus diagnosticus

Também conhecido como o lagarto de Lesoto, este dinossauro foi encontrado na África do Sul e pode-se concluir, com base em seus restos, que era um pequeno dinossauro de aproximadamente um metro de comprimento e meio metro de altura. Era bípede, com patas bem longas e membros superiores reduzidos. Sua boca era formada por um bico de queratina, com dentes em forma de presas na parte superior e dentes em forma de folha, porém cortantes, na parte inferior. Foi discutido se teria uma dieta herbívora ou onívora, embora esta última possa ter sido oportunista.

Se você gostou deste dinossauro bípede, considerado um dos menores dinossauros do mundo, talvez possa se interessar em conhecer os Animais bípedes, exemplos e características.

Microceratus gobiensis

O nome deste dinossauro herbívoro significa "chifre pequeno". Os restos foram localizados na China e na Mongólia e tinha um comprimento de aproximadamente meio metro. Estima-se que andava sobre as patas inferiores e que, pelo seu pequeno porte, era ágil. Este que era um dos menores dinossauros do planeta possuía uma crista no pescoço que crescia da parte de trás do crânio, e seguia uma alimentação herbívora.

Micropachycephalosaurus hongtuyanensis

O pequeno lagarto de cabeça larga tem um nome bastante longo, contrário ao seu tamanho, sendo mais um dos dinossauros de pequeno porte. Com comprimento de aproximadamente 0,6 metro e menos de meio metro de altura, seus restos parciais foram encontrados na China. Sua alimentação era herbívora e viveu no período Cretáceo superior, há aproximadamente 84-71 milhões de anos.

Fruitadens haagarorum

O significado do nome deste dinossauro é "dente de fruta", em homenagem à região dos Estados Unidos onde foi encontrado. Sua alimentação foi onívora, e mediu entre 65 e 75 cm de comprimento com um peso de 0,5 a 0,75 kg, também colocando-o entre os menores dinossauros do mundo. Estima-se que foi um corredor muito ágil e seria, dentro de seu grupo, um dos menores dinossauros conhecidos. As extremidades superiores eram mais curtas que as inferiores, e as inferiores tinham ossos ocos.

Epidexipteryx hui

Este dinossauro foi encontrado na China e é uma espécie especial, já que representa um dos primeiros dino-pássaros. Além disso, apresentava longas penas na causa, que acredita-se terem sido próprias dos machos para poder cortejar as fêmeas, um traço presente na atualidade em muitas aves. Estima-se que o comprimento do corpo era de 25 cm, ou de 44,5 cm se a cauda estivesse inclusa, por isso foi considerado por muito tempo o menor dinossauro do mundo.

Não deixe de dar uma olhada neste outro artigo do PeritoAnimal onde falamos dos Tipos de dinossauros voadores que existiram.

Archaeopteryx lithographica

O nome deste dinossauro significa "asa antiga", e é uma espécie com aspecto similar a uma ave, que de fato podia voar. Foi localizado na Alemanha, onde também é chamado de Urvogel, que pode ser traduzido como "primeiro pássaro". Estima-se que era um dinossauro carnívoro que consumia pequenos mamíferos, répteis e insetos. Seu tamanho é comparável com o de corvos, podendo medir por volta de 50 cm de comprimento e pesar entre 0,8 e 1 kg. As penas de veludo deste que era um dos menores dinossauros do planeta eram bem desenvolvidas e semelhantes às de aves da atualidade.

Eoraptor lunensis

Esse pequeno dinossauro, que foi encontrado na Argentina, é conhecido como "Ladrão do amanhecer". Estima-se que era magro, com um metro de comprimento, aproximadamente meio metro de altura e pesando 10 kg. Foi um dinossauro muito antigo, e foram encontrados restos importantes e bem conservados dele. As patas superiores tinham 5 "dedos", dos quais três era mais largas e com garras, com as quais manipulava as presas, já que acredita-se que foi um animal onívoro.

Outros dos menores dinossauros do mundo

Falar de apenas 10 dos menores dinossauros do mundo não é suficiente. Por isso, te deixamos esta lista com outros destes animais pequenos e os significados de seus nomes:

  • "Pássaro próximo", Anchiornis huxleyi: 40 cm de comprimento.
  • "Cara chifruda antiga", Archaeoceratops oshimai: até 1,3 m de comprimento.
  • "Mandíbula bonita", Compsognathus longipes: até 1,25 m de comprimento.
  • "Asas do amanhecer chinês", Eosinopteryx brevipenna: por volta de 30 cm de comprimento.
  • "Pequeno ladrão", Microraptor zhaoianus: cerca de 80 cm de comprimento.
  • "Dente de folhas", Phyllodon henkeli: aproximadamente entre 1-2 m de comprimento.
  • "Lagarto de pisano", Pisanosaurus mertii: cerca de 1 m de comprimento.
  • "Lagarto de Wannan", Wannanosaurus yansiensis: 60 cm de comprimento.

Agora que você conheceu os menores dinossauros do mundo, deixamos o vídeo a seguir sobre as características de um animal que também gera curiosidades nas pessoas, o ornitorrinco:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os menores dinossauros do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Gómez, H. (1991). Los dinosaurios más grandes y los más pequeños. Ciencias núm. 23, julio-septiembre, p. 41. Disponível em: <https://www.revistacienciasunam.com/es/171-revistas/revista-ciencias-23/1561-los-dinosaurios-m%C3%A1s-grandes-y-los-m%C3%A1s-peque%C3%B1os.html>. Acesso em 28 de fevereiro de 2022.
  • Museo de historia natural de Londres. Dinosaurios. Disponível em: <https://www.nhm.ac.uk/discover/dino-directory.html>. Acesso em 28 de fevereiro de 2022.
  • Prehistoric-wildlife. (2021). Base de datos. Disponível em: <http://www.prehistoric-wildlife.com/index.html>. Acesso em 28 de fevereiro de 2022.