Os melhores animais de estimação para crianças

Os melhores animais de estimação para crianças

Chegou o momento em que os seus filhos lhe estão pedindo, todos os dias e a toda hora, para ter um animal de estimação em casa. E apesar de você estar considerando, é normal ter algumas dúvidas como se é bom ter um pet em casa ou qual é o animal mais adequado. A verdade é que não existe um melhor animal de estimação em particular, todos são criaturas diferentes, e a escolha vai depender da personalidade da criança e do animal.

Muitos pais não sabem que ter um pet em casa pode ser muito benéfico para o desenvolvimento das crianças, de fato, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, desenvolve bons hábitos como a responsabilidade e a empatia, fortalece a personalidade e melhora o estado de humor.

Se você não consegue decidir se é mais adequado ter um cachorro ao invés de um gato ou um coelho, então continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde lhe vamos aconselhar sobre quais são os melhores animais de estimação para crianças.

Os cachorros, amigos incondicionais e fiéis

Os cachorros são sempre a primeira opção a considerar. Ao contrário do que se pode pensar, os cães grandes são ideais para as crianças, em especial os Labradores e Golden Retriever. No entanto, muitas raças pequenas como o Boston Terrier ou o Poodle podem ser a combinação perfeita para crianças de entre os 3 e 5 anos. Para além destes, os cachorros adotados também são a combinação perfeita.

Um cachorro será um pet que incentivará sempre o seu filho a brincar e a manter-se ativo, fortalecendo assim a sua personalidade. São amáveis, carinhosos e muito protetores. Será o cúmplice do seu filho em todos os desastres da casa e, de certeza que irão criar um laço muito especial.

Fatores a ter em conta:

Embora os cães sejam perfeitos para as crianças, são dos animais domésticos que precisam de um maior cuidado e atenção. Tenha em conta que é provável que acabe por ser você a cuidar do cachorro, levando-o a passear e limpando as suas fezes. Essa típica promessa de "mamãe eu levo-o a passear e vou cuidar dele" costuma funcionar, mas depois é provável que não seja bem assim. Além disso, não se esqueça que um cachorro ao brincar pode se emocionar e cair em cima da criança sem querer. Por esse motivo, nunca deve deixar um pet e uma criança pequena fora do seu alcance.

Os gatos, companheiros traquinas e astutos

Os gatos são ideais para crianças carinhosas e traquinas, mas que ao mesmo tempo desfrutam da sua independência. São animais reconfortantes e suaves que gostam de ronronar e de serem acariciados, no entanto muitas vezes se afastam de tudo.

Este tipo de animal de estimação é perfeito se quer um amigo peludo para o seu filho, mas sabe que não está pronto para assumir toda a responsabilidade emocional que vem com ter um cachorro. Também é um bom pet para as crianças tímidas que preferem brincar na comodidade de casa.

Fatores a ter em conta:

Os gatos precisam praticamente do mesmo cuidado diários que os cães, água, comida e atenção, mas não é tão dramático como no caso dos cães, uma que os gatos são animais muito asseados e se higienizam diariamente a eles mesmos (até nisso são muito independentes). O que não se pode esquecer é de limpar a sua caixa de areia. Tenha em conta também que os gatos podem arranhar durante uma brincadeira, por isso é fundamental ensinar o seu filho a respeitar o seu espaço.

Os coelhos, tímidos e adoráveis

Os coelhos são perfeitos para crianças tranquilas. São animais inteligentes e carinhosos, gostam muito de ser acariciados e estar em espaços onde possam andar tranquilos no solo sem ficarem nervosos. Os coelhos apreciam as carícias delicadas porque a sua coluna vertebral é muito sensível, por isso um coelho é uma boa opção se estiver ensinando o seu pequeno sobre o cuidado de outra criatura. Estes animais tornaram-se muito populares entre as famílias, porque além de se relacionarem bem com as crianças, não precisam de muito espaço e os seus cuidados são relativamente simples, pelo que não implicam demasiada responsabilidade.

Fatores a ter em conta:

Apesar dos coelhos serem sociáveis, demoram a ganhar confiança, por isso deve ter paciência com eles. Além disso, se o seu filho é hiperativo e das crianças que gosta dos jogos físicos, recomendamos que adote outro pet, como um cachorro. O coelho é um animal muito delicado que pode magoar-se com facilidade.

Os porquinhos-da-índia, simpáticos e curiosos

Os porquinhos-da-índia são uma das melhores opções de pets para crianças porque são pequenos e têm uma grande personalidade, muito vivaz e alegre. Além disso, se cuidar deles e os alimentar corretamente são muito saudáveis e resistentes a doenças. Embora se assustem com facilidade, ao criá-los em um ambiente seguro, ganham muita confiança e caráter. São excelentes para fazer companhia às crianças de casa.

Fatores a ter em conta:

Os porquinhos-da-índia são animais de clima frio e não gostam muito do calor e da umidade, pelo que não acreditamos que seja a melhor opção se vive perto da praia ou em um clima árido. Estes adoráveis roedores precisam de uma escovação constante e embora durmam em casinhas, gostam de brincar ao ar livre em um espaço aberto com muito verde.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os melhores animais de estimação para crianças, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.