Os gatos têm sentimentos?

Os gatos têm sentimentos?

Na cultura popular, existe muitas vezes a crença de que os gatos são animais frios e distantes, ao contrário de nossos amigos cachorros que são carinhosos e afetuosos, mas isso é verdade? Sem dúvida, se você tem ou teve um felino, saberá que essa afirmação não é verdadeira, pois os gatos também sentem uma ampla gama de emoções e expressam afeto das mais diversas maneiras.

Ainda assim, se você já se perguntou se os gatos têm sentimentos, recomendamos que você leia este artigo do PeritoAnimal, no qual queremos explicar como os gatos sentem para que você possa entender melhor o seu peludo.

Sentimentos e emoções dos gatos - Diferenças

Antes de tudo, é necessário saber distinguir entre sentimentos e emoções, porque embora os dois conceitos estejam relacionados, popularmente tendemos a confundi-los. Esses dois termos são bastante abstratos e estão vinculados à experiência subjetiva de cada indivíduo; no entanto, para saber como os gatos sentem, é necessário saber como identificar cada um.

O que são emoções

Quando falamos de emoções, geralmente nos referimos no campo da psicologia como um conjunto de respostas neuroquímicas e hormonais que nos predispõem a reagir de certa maneira a um estímulo específico. Por exemplo, a visão de uma cobra pode produzir, para muitos animais (como um rato), uma resposta imediata de medo. Essa emoção se deve à ativação do sistema límbico como resposta adaptativa ao meio ambiente, neste caso, quando confrontada com um estímulo que ameaça a integridade física do indivíduo.

No entanto, embora muitas dessas respostas sejam instintivas, essas respostas emocionais também se devem ao aprendizado. Ou seja, a informação que o cérebro assimila sobre o que experimentamos, afetará como reagiremos quando experimentarmos isso novamente. Por exemplo, se um cachorro foi maltratado no passado, provavelmente terá uma resposta emocional de medo na presença de pessoas, porque as relacionará com a experiência negativa.

O que são sentimentos

Então, o que é um sentimento? A resposta para essa pergunta é simples pois, semelhante às emoções, os sentimentos estão muito relacionados ao sistema límbico, mas eles se distinguem por incluir a avaliação consciente que fazemos da experiência.

Para entender melhor, apesar de ambos os conceitos estarem ligados à maneira subjetiva pela qual vivenciamos uma situação, as emoções são básicas e diretas, pois aparecem imediatamente juntas ao estímulo. Os sentimentos, por sua vez, envolvem um processo reflexivo e autoconsciente. Por exemplo, você pode sentir felicidade quando se lembrar de uma memória que identificou como feliz, ou ver uma cobra e ser capaz de analisar o que sente ao vê-la, refletir sobre o quão racional é ter medo ou nojo, etc.

Como os gatos sentem?

Agora que você sabe a diferença entre emoção e sentimento, é mais fácil entender como os gatos sentem. Mas para entender isso, é importante evitar usar nossa perspectiva humana de compreender o mundo e se colocar no lugar do gato, já que somos animais com capacidade de refletir sobre nós mesmos, o que nos permite formar um autoconceito, nos distinguir dos outros indivíduos e sentir emoções complexas como culpa ou vergonha.

Portanto, não podemos atribuir essa autoconsciência aos gatos, pois não está provado que eles a possuem e isso pode nos levar a erros, como supor que, se você brigar com seu gato, ele pode entender que fez algo de errado.

O que isto significa? No caso dos gatos, eles são animais puramente emocionais, que respondem a diferentes situações da maneira mais apropriada: eles sentem medo de estímulos que são percebidos como perigosos ou desconhecidos, e alegria diante de estímulos gratificantes... Por esse motivo, não podemos dizer que os gatos têm sentimentos, mas vivem aqui e agora e não precisam refletir sobre suas próprias experiências, mas aprendem com elas. É que, embora as respostas emocionais sejam básicas e imediatas, elas evoluem com o tempo, dependendo das experiências adquiridas em diferentes situações e diante de estímulos diferentes. Dessa forma, não é estranho, por exemplo, que um gato tenha medo de cachorros, mas seja afetuoso com o cachorro com o qual convive em casa, porque esse último não representa uma ameaça para ele e porque criaram um vínculo emocional.

Agora que você sabe que os gatos têm sentimentos, também pode estar interessado em saber se os gatos sentem ciúmes?

Como saber se o seu gato te ama

Se você tem um felino, não deve ter dúvidas de que seu gato ama você, porque ele certamente ama. Os gatos são animais muito peculiares, que têm uma ampla gama de formas de comunicação para expressar como se sentem, e entre elas, destaca-se sua maneira de expressar afeto:

  • Ronronar.
  • Se esfregar em você.
  • Ocasionalmente te oferecer algum presente.

De fato, já foi demonstrado empiricamente que os gatos criam um vínculo de apego com as pessoas, de forma semelhante a qual uma criança faria. Entendemos como apego um comportamento biológico no qual o gato percebe seu tutor humano como sua fonte de segurança física e emocional do mesmo jeito que sua mãe seria, uma vez que é você quem cuida, alimenta, oferece abrigo e carinho, elementos-chave para o bem-estar dele, que geram as emoções positivas que ele associa a você.

Portanto, mesmo que os gatos sejam animais bastante temperamentais e com menos capacidade de raciocínio do que nós, isso não é um impedimento para sentir afeição por outros indivíduos. Não devemos esquecer que os gatos são animais sociais, apesar da fama de animal antissocial e independente que lhes é frequentemente atribuída, e que, portanto, eles precisam de outros indivíduos para sobreviver. Por esse motivo, sentir e expressar afeto é de vital importância para o seu amiguinho. Não existem dúvidas de que os gatos têm sentimentos, e de que esses sentimentos são adoráveis!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os gatos têm sentimentos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Kristyn R. Vitale, Alexandra C. Behnke, Monique A.R. Udell (2019) Attachment bonds between domestic cats and humans. Current Biology, vol 29, 18. Acessado no dia 05/04/2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cub.2019.08.036
  • Milani, M. (1987) The Body Language and Emotion of Cats. William Morrow and Company, Inc., New York.
  • Pallarés, M. (2010). Emociones y sentimientos. MARGE BOOKS.