Partilhar
Partilhar em:

Os gatos caem sempre de pé?

Os gatos caem sempre de pé?

Ver fichas de  Gatos

O gato é um animal que sempre viveu acompanhado de vários mitos e crenças antigas. Algumas sem fundamento, como pensar que os gatos pretos trazem má sorte, e outros que têm algum fundamento científico, como acontece neste caso da habilidade de cairem de pé.

Quer saber mais sobre este fenômeno? Se alguma vez se perguntou se realmente os gatos caem sempre de pé ou se se trata de uma lenda, no PeritoAnimal contamos-lhe a verdade sobre este mito popular. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: O meu gato caiu da janela - O que fazer?

Mito ou verdade?

Dizer que os gatos caem sempre de pé é uma crença que fez com que se pense que os gatos têm sete vidas. No entanto, não é certo que o gato caia sempre de pé, e inclusivamente quando o consegue não significa que se salve de lesões, em certos casos bastante graves.

Embora numa grande quantidade de ocasiões o gato seja capaz de cair desde alturas consideráveis sem sofrer lesões, não quer dizer que deva permitir que o seu felino tenha acesso a varandas, balcões e outros lugares que precisem de uma proteção adequada, visto que um acidente pode custar a sua vida.

O processo, por que caem de pé?

Numa queda para o vazio, duas coisas têm um papel fundamental para que o gato consiga endireitar o corpo e cair de pé: o ouvido e a flexibilidade.

Tal como acontece com o resto dos mamíferos, no ouvido interno do gato encontra-se o sistema vestibular, responsável por controlar o equilíbrio. Dentro desse sistema encontra-se um líquido que se move no ouvido, indicando ao gato que perdeu o centro de gravidade.

Desta forma, quando o gato cai, a primeira coisa que tenta endireitar é a cabeça e o pescoço. Depois, aplica-se uma lei física sobre a conservação do momento angular, a qual assinala que um corpo que gira sobre o seu eixo gera resistência e muda a sua velocidade.

Através deste principio pode explicar-se que o gato, quando cai, seja capaz de realizar um giro de 180 graus e endireitar toda a sua coluna, ao mesmo tempo que retrai as suas patas dianteiras e estica as traseiras; tudo isto graças à flexibilidade do seu corpo. Feito isto, já se encontra olhando para o chão. Depois, recolherá as patas e arqueará a coluna, numa posição que valeu o apelido de paraquedista. Com este movimento pretende amortecer a pancada da queda e, em muito casos, consegue.

No entanto, a velocidade da queda não diminui, por isso se se trata de muita altura é provável que, embora caia de pé, sofre terríveis lesões nas patas e na coluna vertebral, e inclusivamente morra.

O reflexo que se gera no ouvido demora um milésimo de segundo a ser ativado, mas o gato precisa de outros segundos vitais para poder realizar todos os giros necessários que lhe permitem cair de pé. Se a distância da queda é muito curta não conseguirá, se é muito longa pode ser que consiga e chegue ileso ao chão, ou pode ser que gire mas se magoe muito à mesma. Em qualquer caso, trata-se de um reflexo útil mas não infalível.

E se o gato cair mal? O que devemos fazer?

Os felinos são excelente escaladores assim como animais extremamente curiosos, por essa razão, é muito habitual que tentem explorar novos lugares como por exemplo a varanda ou algumas janelas da sua casa.

Devemos compreender que para eles estas pequenas incursões são uma fonte de enriquecimento e diversão, por isso não o devemos evitar, pelo contrário: acrescentar uma malha ou rede de segurança para tapar a sua varanda é uma excelente forma de fazer o seu gato feliz e de lhe permitir desfrutar do ar livre.

No entanto, se não tiver esse material, pode acontecer que o gato caia desde uma altura considerável, algo que se se repetir várias vezes, recebe o nome de "síndrome do gato paraquedista". De todas as formas, se o gato cair e parecer magoado, devemos avaliar a situação e aplicar os primeiros socorros para acudir ao veterinário o quanto antes.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os gatos caem sempre de pé?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Os gatos caem sempre de pé?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Os gatos caem sempre de pé?
1 de 4
Os gatos caem sempre de pé?