Os gafanhotos mordem?

Os gafanhotos mordem?

No filo dos artrópodes, a classe Insecta é o grupo mais diversificado. Os insetos conquistaram estrategicamente quase todos os habitats do planeta e se adaptaram a diferentes ambientes graças, por exemplo, à sua massiva forma de reprodução. Um único indivíduo é capaz de dar origem a centenas ou mesmo milhares de descendentes em um curto período de tempo. Este fato, em alguns casos, tem um impacto prejudicial sobre os seres humanos.

Neste artigo do PeritoAnimal, apresentamos para você insetos bem conhecidos, os gafanhotos, que às vezes podem causar muitos danos às pessoas. Mas será que os gafanhotos mordem? Eles picam? Continue lendo para saber.

Informações gerais sobre os gafanhotos

Os gafanhotos pertencem à ordem Orthoptera, que consiste em mais de 26.000 espécies, à subordem Caelifera e à família Acrididae, que por sua vez está subdividida em mais de 20 subfamílias. Estes dados indicam a diversidade do grupo, que compreende uma grande variedade de espécies que compartilham certas características, mas diferem em tamanho e coloração.

Estes animais têm dois pares de asas, embora apenas um seja útil para voar, já que algumas espécies têm a capacidade de voar. Outros, apesar da presença dessas estruturas, não fazem. Em qualquer caso, apenas indivíduos adultos voam, os jovens, não. Uma característica distintiva destes animais é que suas patas traseiras são longas e fortes, permitindo-lhes dar grandes saltos, daí o nome comum dado ao grupo.

Os caelíferos, ao contrário dos ensíferos, que é a outra subordem da Orthoptera, têm antenas curtas. Olhos e antenas são as estruturas utilizadas por esses animais para conhecer o ambiente em que se desenvolvem. Além disso, algumas espécies são capazes de produzir sons audíveis.

Com relação ao processo reprodutivo, a fêmea põe milhares de ovos, que ela geralmente põe no chão ou em uma planta. Ela geralmente segrega uma substância espumosa que proporciona proteção. Um processo conhecido como metamorfose hemimetabólica ocorre em gafanhotos, que consiste em um processo de transformação gradual. As ninfas ou juvenis são muito semelhantes aos adultos, mas menores em tamanho, e passarão por uma série de mudanças, de 4 a 10, até atingirem seu tamanho final. Continue lendo que neste artigo explicaremos se os gafanhotos mordem.

Habitat e alimentação dos gafanhotos

Os gafanhotos são geralmente solitários, portanto não têm relações sociais uns com os outros. Entretanto, sob certas circunstâncias, algumas espécies se agrupam, formando congregações muito grandes. Nesses casos, algumas espécies mudam para uma fase gregária, mudando para a cor amarela e ganhando novos músculos, que possibilitam voos por horas.

Os gafanhotos têm uma distribuição terrestre global, mas com preferência pelas regiões quentes ou temperadas. Eles prosperam em prados, plantações, florestas, áreas de vegetação exuberante e jardins. Algumas espécies são encontradas em áreas úmidas próximas a cursos de água. Outros podem habitar áreas mais secas. As espécies que tendem a viver em jardins e áreas urbanas vegetadas tendem a ser tímidas e evitam o contato com as pessoas, mas são comumente observadas e encontradas.

Seus hábitos alimentares são exclusivamente herbívoros. Graças à presença de partes da boca especializadas, eles podem facilmente cortar e triturar a vegetação sobre a qual se alimentam. Eles consomem uma grande variedade de plantas, muitas das quais são culturas importantes para os seres humanos.

Os gafanhotos são perigosos?

Quando falamos que o aparelho bucal desses animais são especializados para a mastigação, muita gente pode pensar que os gafanhotos mordem ou picam e que, portanto, podem ser perigosos e nos machucar. Entretanto, isto não é verdade, pois os gafanhotos não mordem. Eles podem eventualmente procurar nos morder se estiverem em cima de nós, mas a sensação será um beliscão suave que não causará nenhum dano.

Por outro lado, algumas espécies de gafanhotos regurgitam um líquido marrom escuro ou expulsam a hemolinfa de suas articulações das pernas como meio de defesa contra os predadores ou, também, quando são muito manuseados. Isto pode assustar algumas pessoas, mas novamente, estes animais não são perigosos para os seres humanos de forma direta.

Portanto, quando encontramos esses insetos em nossos jardins ou casas, devemos deixá-los em paz, não prejudicá-los ou pegar neles, pois são animais que desempenham um importante papel ecológico em todos os ecossistemas em que se desenvolvem de forma controlada.

Os gafanhotos são perigosos para a agricultura?

Certas espécies de gafanhotos podem se agregar em grande número, formando a chamada nuvem de gafanhotos. Isso acontece devido à influência de certas mudanças ambientais e falta de alimentos, que induzem uma transformação química nos gafanhotos, produzindo certos feromônios que podem encorajar uma variação em sua coloração, tornando-os castanhos ou amarelados, assim como um aumento maciço em sua reprodução, formando enxames que se tornam pragas e são capazes de causar danos significativos às plantações.

Normalmente, os gafanhotos não migram, mas se movem dentro da mesma área. No entanto, isto muda quando eles se movem para a fase gregária, onde são capazes de se tornar nômades e voar longas distâncias em busca de alimento. Numerosos casos de ataques de gafanhotos a plantações têm sido relatados na história humana, causando sérios problemas que afetam severamente o fornecimento de alimentos às pessoas. É por isso que os gafanhotos são considerados uma das piores pragas que existem na agricultura brasileira. De acordo com o governo, as nuvens de gafanhotos são um problema no país desde o século 19.

E aí, já sabe responder se gafanhoto morde? Pois é, como você viu, não, eles não mordem, mas podem representar um grande perigo à agricultura. E já que estamos falando de insetos, não perca este artigo sobre os insetos mais estranhos do mundo.

Imagem: Reprodução/Governo da Argentina

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os gafanhotos mordem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Aguirre-Segura, A. y Barranco, P. (2015). «Clase Insecta, Orden Orthoptera». Revista IDE@-SEA, nº 46 (30-06-2015): 1–13. Disponível em: <http://sea-entomologia.org/IDE@/revista_46.pdf>. Acesso em 9 de setembro de 2021.
  • Bailey, S. (1997). «¿Es peligroso este insecto o no?». La Entomología de Extensión. Disponível em: <https://entomology.ca.uky.edu/content/%C2%BFes-peligroso-este-insecto-o-no>. Acesso em 9 de setembro de 2021.
  • Cucunubo, D. (2020). «Sinopsis de las subfamilias Acridinae, Gomphocerinae y Oedipodinae Orthoptera: Caelifera: Acrididae para Colombia». Disponível em: <https://ciencia.lasalle.edu.co/cgi/viewcontent.cgi?article=1092&context=biologia>. Acesso em 9 de setembro de 2021.
  • Hickman, C., Roberts, L. y Parson, A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana.
  • FIOCRUZ. Gafanhoto. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/garfanhoto.htm>. Acesso em 9 de setembro de 2021.