Os cinco grandes de África

Os cinco grandes de África

Muito provavelmente já ouviu falar dos cinco grandes de África ou "The big five", animais da fauna da savana africa. Tratam-se de animais grandes, poderosos e fortes que se popularizaram desde os primeiros safáris.

Neste artigo do Peritoanimal vamos fazer descrição destes cinco animais explicando-lhe um pouco como é cada um deles e o que deve saber se planeja fazer uma viagem para os conhecer em pessoa.

Continue lendo para conhecer e desfrutar junto conosco dos cinco grandes de África e deixe-se surpreender pela beleza que inspira o mundo animal.

1. O elefante

O elefante africano ou Loxodonta africana é sem dúvida merecedor de aparecer como um dos cincos grandes de África devido às suas grandes dimensões. Podem chegar a medir até 7 metros de comprimento e pesar até 6 toneladas, um grande record.

Habita na savana africana e infelizmente a sua sobrevivência encontra-se ameaçada devido ao comércio das suas presas. Atualmente, embora se tentem criar medidas contra a caça furtiva, o certo é que ainda continuam a existir matanças de elefantes em África.

Embora se conheça muito bem a sua inteligencia e capacidades emocionais que o tornam um animal muito sensível e bonito, a verdade é que o elefante selvagem é um animal muito perigoso, isto porque quando se sentem ameaçados podem reagir com movimentos muito bruscos e investidas fatais para um humano.

2. O búfalo

Na savana africana encontramos o búfalo ou Syncerus caffer, um dos animais mais temidos tanto pelos outros animais selvagens como pelas pessoas. Organiza-se em manadas de vários indivíduos e são gregários estando sempre em constante movimento.

Tratam-se de animais muito valentes que se defendem uns dos outros sem nenhum medo, são capazes de provocar grandes tumultos perante uma ameaça.

Por este motivo o búfalo sempre foi um animal muito respeitado pelas populações nativas. Os habitantes e guias das rotas africanas costumam usar colares que emitem sons que os búfalos identificam como algo para tentar minimizar a sensação de risco para eles.

3. O leopardo

O leopardo africano ou Panthera pardus pardus é um dos animais mais belos da terra e infelizmente encontra-se em perigo crítico de extinção.

Pode chegar a alcançar os 190 centímetros e 90 quilogramas de peso o que lhes dá uma força incrível chegando a conseguir caçar exemplares jovens de girafa ou antílopes.

Este membro dos cinco grande de África é um animal ao qual devemos mostrar respeito uma vez que se encontra ativo as 24 horas do dia e não existe nenhuma possibilidade de escapar dele: é capaz de trepar, correr e nadar.

4. O rinoceronte

Encontramos dois tipos de rinocerontes na savana africana, o rinoceronte branco (Ceratotherium simum) e o rinoceronte negro (Diceros bicornis) estando o último em perigo de extinção crítico. Atualmente a caça e o comércio de chifres de rinoceronte encontra-se proibida, mas como sempre os caçadores furtivos estão sempre à espreita deste incrível e grande animal.

São animais muito grandes, podendo medir até dois metros de altura e pesar 1.500 quilogramas. Embora este membro dos cinco grandes de África seja herbívoro, deve ser muito respeitado uma vez que uma investida pode ser fatal para qualquer pessoa.

5. O leão

O leão ou Panthera leo é o animal com que fechamos os cinco grandes de África. Sem dúvida todos conhecemos este grande e poderoso mamífero que nos surpreende pela sua beleza e pelas longas horas que dedica ao sono todos os dias.

São as fêmeas que se dedicam à caça de presas, quer sejam zebras, gnus ou javalis, qualquer um é válido para este grande predador. Também se encontra ameaçado como animal vulnerável.

Um detalhe que pouca gente sabe é que o leão e as hienas são rivais que lutam entre si pela caça, e embora regra geral se possa pensar que a hiena é um animal necrófago e oportunista, a verdade é que é o leão que muitas vezes atua como oportunista roubando o alimento às hienas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cinco grandes de África, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.