Curiosidades do mundo animal

Os cinco grandes de África

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 8 março 2021
Os cinco grandes de África

Muito provavelmente já ouviu falar dos cinco grandes de África ou "The big five", animais da fauna da savana africa. Tratam-se de animais grandes, poderosos e fortes que se popularizaram desde os primeiros safáris.

Neste artigo do Peritoanimal vamos fazer descrição destes cinco animais explicando-lhe um pouco como é cada um deles e o que deve saber se planeja fazer uma viagem para os conhecer em pessoa.

Continue lendo para conhecer e desfrutar junto conosco dos cinco grandes de África e deixe-se surpreender pela beleza que inspira o mundo animal.

Índice

  1. O elefante
  2. O búfalo
  3. O leopardo
  4. O rinoceronte
  5. O leão

1. O elefante

O elefante africano ou Loxodonta africana é sem dúvida merecedor de aparecer como um dos cincos grandes de África devido às suas grandes dimensões. Podem chegar a medir até 7 metros de comprimento e pesar até 6 toneladas, um grande record.

Habita na savana africana e infelizmente a sua sobrevivência encontra-se ameaçada devido ao comércio das suas presas. Atualmente, embora se tentem criar medidas contra a caça furtiva, o certo é que ainda continuam a existir matanças de elefantes em África.

Embora se conheça muito bem a sua inteligencia e capacidades emocionais que o tornam um animal muito sensível e bonito, a verdade é que o elefante selvagem é um animal muito perigoso, isto porque quando se sentem ameaçados podem reagir com movimentos muito bruscos e investidas fatais para um humano.

Os cinco grandes de África - 1. O elefante

2. O búfalo

Na savana africana encontramos o búfalo ou Syncerus caffer, um dos animais mais temidos tanto pelos outros animais selvagens como pelas pessoas. Organiza-se em manadas de vários indivíduos e são gregários estando sempre em constante movimento.

Tratam-se de animais muito valentes que se defendem uns dos outros sem nenhum medo, são capazes de provocar grandes tumultos perante uma ameaça.

Por este motivo o búfalo sempre foi um animal muito respeitado pelas populações nativas. Os habitantes e guias das rotas africanas costumam usar colares que emitem sons que os búfalos identificam como algo para tentar minimizar a sensação de risco para eles.

Os cinco grandes de África - 2. O búfalo

3. O leopardo

O leopardo africano ou Panthera pardus pardus é um dos animais mais belos da terra e infelizmente encontra-se em perigo crítico de extinção.

Pode chegar a alcançar os 190 centímetros e 90 quilogramas de peso o que lhes dá uma força incrível chegando a conseguir caçar exemplares jovens de girafa ou antílopes.

Este membro dos cinco grande de África é um animal ao qual devemos mostrar respeito uma vez que se encontra ativo as 24 horas do dia e não existe nenhuma possibilidade de escapar dele: é capaz de trepar, correr e nadar.

Os cinco grandes de África - 3. O leopardo

4. O rinoceronte

Encontramos dois tipos de rinocerontes na savana africana, o rinoceronte branco (Ceratotherium simum) e o rinoceronte negro (Diceros bicornis) estando o último em perigo de extinção crítico. Atualmente a caça e o comércio de chifres de rinoceronte encontra-se proibida, mas como sempre os caçadores furtivos estão sempre à espreita deste incrível e grande animal.

São animais muito grandes, podendo medir até dois metros de altura e pesar 1.500 quilogramas. Embora este membro dos cinco grandes de África seja herbívoro, deve ser muito respeitado uma vez que uma investida pode ser fatal para qualquer pessoa.

Os cinco grandes de África - 4. O rinoceronte

5. O leão

O leão ou Panthera leo é o animal com que fechamos os cinco grandes de África. Sem dúvida todos conhecemos este grande e poderoso mamífero que nos surpreende pela sua beleza e pelas longas horas que dedica ao sono todos os dias.

São as fêmeas que se dedicam à caça de presas, quer sejam zebras, gnus ou javalis, qualquer um é válido para este grande predador. Também se encontra ameaçado como animal vulnerável.

Um detalhe que pouca gente sabe é que o leão e as hienas são rivais que lutam entre si pela caça, e embora regra geral se possa pensar que a hiena é um animal necrófago e oportunista, a verdade é que é o leão que muitas vezes atua como oportunista roubando o alimento às hienas.

Os cinco grandes de África - 5. O leão

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cinco grandes de África, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
pablo
Você pode me ajudar por favor eu quero ajuda

Eu quero ajuda lista de cinco animais aéreos



Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Pablo. Aqui temos um artigo com mais de 40 animais aéreos: https://www.peritoanimal.com.br/animais-aereos-exemplos-e-caracteristicas-23352.html
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Altair
Amigo, porque o hipopótamo não está entre os 5 grandes?
1 de 6
Os cinco grandes de África