Os cavalos mais bonitos do mundo

Os cavalos mais bonitos do mundo

Os cavalos são quadrúpedes que pertencem à família Equidae e ao gênero Equus. Foi estabelecido que todos fazem parte da mesma espécie: Equus ferus. Entretanto, como resultado de uma intensa domesticação, vários especialistas concordaram em se referir aos cavalos domesticados como a subespécie Equus ferus caballus.

Os cruzamentos seletivos resultaram em uma grande variedade do que são conhecidos como raças de cavalos, produzindo animais de uma beleza impressionante. Há uma grande variedade de raças, mas neste artigo do PeritoAnimal apresentamos a você os cavalos mais bonitos do mundo.

Cavalo Andaluz

Também conhecido como cavalo espanhol ou cavalo de puro-sangue espanho, é uma raça antiga criada no país ibérico. Embora existam outros nesta região, é um dos animais emblemáticos da Espanha. Tem um corpo imponente e uma boa atitude, razão pela qual é comumente usado para atividades de passeio, embora também seja usado para várias outras disciplinas equinas. É robusto, poderoso e tem uma crina e pelos de cauda abundantes. Suas dimensões variam de 1,63 a 1,68 metro. Pode ser de várias cores, a mais popular é o tordo (acizentado com manchas brancas).

Cavalo Árabe

A raça árabe é considerada uma das raças mais antigas. Estes cavalos são caracterizados por serem bastante inteligentes e resistentes, muito rápidos e sociáveis com as pessoas, razão pela qual são utilizados em vários tipos de atividades.

Além de serem famosos por sua velocidade e por serem muito dóceis, eles também são considerados entre os cavalos mais bonitos do mundo graças à sua elegância, já que a cabeça e a cauda são normalmente mantidas eretas. Eles podem ser encontrados em uma variedade de cores e sua pelagem é bonita e brilhante, assim como sua crina e sua abundante cauda peluda.

Cavalo Frísio

A raça de cavalo frísio é criada na Holanda, onde é muito apreciada. É sem dúvida um belo cavalo, caracterizado por sua força, resistência e, ao mesmo tempo, docilidade com as pessoas, razão pela qual é utilizado para diversos fins. Estes animais medem entre 1,65 e 1,75 metro e têm crinas abundantes e pelos longos com aparência ondulada, ou possivelmente entrançados, na cauda. As cores desta raça podem ser jato, marrom escuro ou completamente preto.

Cavalo Cigano

É uma raça que criada na Irlanda e Grã-Bretanha e pode ter vários nomes. Eles são caracterizados por sua beleza e força. Sua altura tradicional é de 1,45 a 1,50 metro, embora isso possa variar. É visto como um animal com uma musculatura muito bem desenvolvida, o que lhe dá uma bela aparência e por isso está nesta lista dos cavalos mais bonitos do mundo.

A coloração pode ser sólida ou manchada. Uma peculiaridade é a presença de pelos nas pernas, que normalmente cobrem os cascos. Além disso, eles também têm pelos na parte superior e na cauda.

Se você adotou um cavalo ou se o que já vivia com você acaba de ter potros, não perca este outro artigo em que damos diversas sugestões de nomes para cavalos e éguas.

Cavalo Percheron

A raça Percheron é originária de uma raça francesa bastante antiga. Hoje existem várias variedades, incluindo tamanhos pequenos, que variam de 1,50 a 1,65 metro, com um alcance de 600 a 800 kg, e maiores, que variam de 1,65 a 1,80 metro, com pesos entre 800 e 1000 kg.

Os cavalos percheron são fortes, robustos e pesados, mas também ágeis e rápidos. Também considerados um dos cavalos mais bonitos do mundo, as cores da pelagem variam em vários tons entre cinza e preto, mas há também outras cores como o avermelhado ou avermelhado com cores contrastantes na crina e o pelo abundante na cauda. Eles também podem ter pelos nas pernas, o que lhes confere um certo atrativo.

Cavalo Rocky Mountain

É uma raça de cavalo originária dos Estados Unidos, embora agora também seja apreciada na Europa. Eles são utilizados para diversos fins e estão bem adaptados às diferentes estações que ocorrem durante o ano. São geralmente de bom temperamento.

Seu tamanho varia de 1,45 a 1,63 metro. Elegante na aparência, é um belo cavalo e, embora possa ter outras tonalidades, o mais comum é o marrom chocolate com uma crina e a cauda loiras. Alguns indivíduos desses cavalos mais bonitos do mundo podem ter certas manchas no corpo e uma marca facial mais leve.

Cavalo Haflinger

Estes belos animais originaram-se há cerca de dois séculos na Áustria e na Itália a partir de espécimes árabes. Eles estão bem adaptados para áreas montanhosas. Seus comprimentos variam de cerca de 1,40 a pouco mais de 1,50 metro. Os tons variam de intensidade em marrom-avermelhado, com caudas e crinas loiras ou brancas. Em alguns casos, marcas brancas podem estar presentes no corpo.

Cavalo Akhal-Teke

É sem dúvida considerado um dos cavalos mais bonitos do mundo por sua elegância e cor. Está relacionado a um cavalo asiático extinto e é agora um emblema nacional do Turcomenistão. Ele é caracterizado como um animal bastante atlético. Não há muitos espécimes no mundo.

Quando expostos ao sol, sua pelagem brilha, especialmente quando têm a tonalidade loira, que é uma das mais belas, mesmo parecendo metálica. Também podem ser preto, marrom escuro ou cinza. Os machos geralmente medem aproximadamente 1,60 metro e as éguas 1,55 metro.

Cavalo Appaloosa

O cavalo appaloosa é uma raça antiga, introduzida nas Américas com a chegada dos espanhóis. Mais recentemente, foi modificada e esses cavalos passaram a ser criados especificamente nos Estados Unidos. É um bastante conhecido mundialmente, além de ser considerado um dos cavalos mais bonitos do mundo, é inteligente e nobre. Suas medidas variam de 1,45 a 1,65 metro e há seis variações na coloração de suas pelagens, que podem ser claras ou escuras, mas sempre com a presença de manchas que variam em forma e cor, o que sem dúvida lhes confere uma beleza especial.

Você talvez possa se interessar por este artigo com diversas frases sobre cavalos.

Cavalo Mustangue

Seus ancestrais foram introduzidos na América e agora são criados nos Estados Unidos, Canadá e México. Além disso, esses cavalos também são abundantes na natureza, em diferentes áreas. Eles não são muito grandes, suas medidas estão na faixa de cerca de 1,35 a 1,55 metro. Eles são poderosos, fortes e, mesmo na natureza, cavalos muito bonitos. Eles têm uma variedade de tonalidades, geralmente escuras, de cor sólida.

Outros cavalos mais bonitos do mundo

Como é de se esperar, uma lista com cavalos mais bonitos do mundo muitas vezes não consegue englobar todos os animais que se destacam por sua beleza. Por isso aqui apresentamos mais alguns deles que não foram mencionados anteriormente:

  • Quarto de Milha
  • Cavalo Crioulo
  • Cavalo Tinker
  • Cavalo Norueguês
  • Cavalo Trakehner
  • Cavalo da Floresta Negra
  • Mangalarga Marchador
  • Puro-sangue lusitano
  • Cavalo Hanoveriano
  • Cavalo knabstrupper
  • Cavalo pinto

Qual o cavalo mais bonito do mundo?

Nos últimos anos o cavalo Frederik, o Grande, tem chamado a atenção nas redes sociais e assim ganhou fama como sendo o cavalo mais bonito do mundo. É tanto sucesso que sua página no Facebook tem mais de 100 mil fãs.

Frederik tem 20 anos e nasceu na Holanda, mas foi levado para os Estados Unidos aos 6. Da raça Frísio, ele vive emArkansas. Com sua crina abundante e ondulada, ele chama a atenção com tamanha elegância. Confira na foto.

E já que estamos falando dos cavalos mais bonitos do mundo, com certeza o vídeo a seguir vai te interessar, em que apresentamos o cavalo que aprendeu matemática. Não perca!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cavalos mais bonitos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Asociación Nacional de Criadores de Caballos de Pura Raza Española (ANCCE). Disponível em: <https://www.ancce.es/>. Acesso em 7 de outubro de 2021.
  • School of Veterinary Medicine. Equine Coat Color Genetics. Disponível em: <https://vgl.ucdavis.edu/resources/horse-coat-color.>. Acesso em 7 de outubro de 2021.