Os cães também têm câimbras?

Os cães também têm câimbras?

Você já se perguntou se cachorro tem câimbra? Embora possa ser difícil notar à primeira vista, as câimbras em cães são mais comuns do que pensamos. Embora este tipo de problema muscular possa afetar todos os cães, ele é especialmente comum em cães esportistas, já que geralmente está associado a trauma ou lesão por excesso de exercício. É também comum em cães mais velhos devido à degeneração natural de seu tecido muscular à medida que envelhecem.

Muitas vezes pensamos em câimbras como um "problema menor", mas espasmos involuntários em cães podem causar dores intensas e podem até prejudicar sua qualidade de vida e mobilidade. Neste artigo do PeritoAnimal, convidamos você a aprender mais sobre câimbras em cães, seus sintomas, suas principais causas e como evitá-las.

O que são câimbras?

As câimbras ou cãibras são um tipo de espasmo muscular repentino, ou seja, uma contração involuntária repentina de certos músculos. Teoricamente, qualquer músculo do cachorro pode ser afetado por cãibras, mas elas tendem a afetar principalmente os músculos das pernas e patas.

Embora os espasmos involuntários possam ser indolores, as cãibras nos cães são frequentemente bastante dolorosas e o cão pode ser incapaz de se mover por alguns minutos ou vários minutos.

Causas de câimbras em cachorros

A principal causa de câimbras em cães é geralmente o excesso de exercício ou a atividade física inadequada. Em um contexto de superexercício, o músculo é submetido a tensão excessiva ou exagerada, o que pode levar a espasmos involuntários. Por esta razão, cães esportivos ou cães com uma rotina de treinamento mais exigente podem ser mais facilmente afetados por estes problemas musculares.

Entretanto, existem também outras causas de cãibras musculares em cães, como por exemplo:

  • Desidratação, especialmente comum em cães que não se hidratam adequadamente durante uma rotina de exercícios.
  • Lesões nas pernas ou nas costas, resultantes de acidentes, traumas, pancadas, brigas, etc.
  • Tumores cerebrais e distúrbios neurológicos que levam à perda parcial ou total da função nervosa.
  • Convulsões, que podem ocorrer após um trauma ou como um sintoma de uma doença subjacente, como a distemperose ou câncer em cães, distúrbios metabólicos, como a hipoglicemia, ou devido a malformações congênitas.
  • O estresse crônico, que frequentemente leva a uma rigidez muscular excessiva e permanente, facilitando o desenvolvimento de espasmos e contraturas em cães.
  • Fraqueza muscular, que pode estar associada a doenças subjacentes, malformações congênitas, má nutrição, atividade física insuficiente ou o processo de envelhecimento que leva à degeneração dos ossos e tecidos musculares.
  • Problemas de circulação, que podem prejudicar a oxigenação dos músculos e favorecer o desenvolvimento de cãibras.
  • Doenças degenerativas que afetam os ossos ou músculos, levando a um longo período de imobilização ou incapacidade de movimentação, como a osteoartrose em cães, por exemplo.

Sintomas de câimbras em cães

A intensidade e a duração dos sintomas que um cão apresenta quando tem câimbras dependerá, naturalmente, da gravidade delas. Os sintomas mais característicos das câimbras em cachorros, são:

  • Rigidez muscular
  • Dores musculares
  • Impossibilidade de se mover

Em casos graves, o cão pode entrar em colapso e ter convulsões, embora tais episódios sejam raros e pouco frequentes.

O processo das câimbras

Depois dos esforços repentinos e continuados os cães mostram-se relutantes para se moverem, uma vez que estão doridos como consequência das câimbras persistentes.

As câimbras são consequência de submeter o músculo a esforços aos quais não se está preparado. Isto produz micro lesões musculares que provocam inflamação e irritações nas fibras musculares e a consequente dor pujante característica das câimbras.

O que fazer se o cachorro tiver câimbras?

O tratamento para câimbras em cachorros também dependerá da intensidade e frequência dos espasmos, de sua causa específica e do estado de saúde do cão individual. Portanto, é sempre recomendado visitar uma clínica veterinária após observar problemas musculares recorrentes, tais como espasmos involuntários e contrações em cães.

Se seu cão for saudável, bem treinado e tiver sofrido uma leve cãibra após uma longa sessão de exercícios, seus sintomas provavelmente durarão apenas alguns minutos. Nestes casos, é importante parar a atividade imediatamente, manter seu cão bem hidratado e você também pode massagear suavemente as patas para promover a oxigenação dos tecidos, aliviar a rigidez muscular e ajudá-lo a recuperar o movimento.

Se você notar que seu cão está mostrando sinais de desidratação, você pode preparar um soro de desidratação caseiro para ajudar a equilibrar seus níveis de fluido e eletrólitos.

Embora os cuidados veterinários de emergência não sejam necessários em casos de câimbras leves, recomendamos consultar um profissional para verificar a saúde de seu cão e descartar a possibilidade de uma lesão por excesso de esforço. Além disso, o veterinário pode ajudá-lo a estabelecer uma rotina de exercícios mais adequada à idade e condição física de seu cão, evitando assim cãibras adicionais.

Se você notar que os sintomas persistem, seu cão tem dores musculares ou não consegue andar corretamente novamente, você deve levá-lo ao veterinário o mais rápido possível. Estes sinais podem indicar uma cãibra ou lesão muscular mais grave, e seu cão pode precisar passar por reabilitação com fisioterapia (fisioterapia) para recuperar a mobilidade.

Por outro lado, se você notar que seu cão está com cãibras com frequência, mostrando sinais de fraqueza muscular, mancando, tem dificuldade de locomoção ou evita descansar uma pata no chão, é essencial levar seu cão ao centro veterinário ou hospital imediatamente. Lembre-se de que espasmos e contrações musculares podem aparecer como um sintoma de doenças subjacentes, que devem ser tratadas adequadamente de acordo com as necessidades e o organismo de cada animal.

Câimbras em cachorros mais velhos também podem ser bastante frequentes, devido à degeneração progressiva de seus tecidos musculares e ósseos. Nestes casos, o tratamento dará prioridade à melhoria da qualidade de vida de cada cão, e fisioterapia e terapias alternativas como acupuntura para cães e massagens relaxantes podem ser usadas para prevenir contrações repentinas.

Também é essencial que o cachorros tenha um ambiente confortável e acessível, para que não precise fazer grandes esforços para se locomover em casa e desfrutar da companhia dos membros da família.

Como prevenir e evitar câimbra em cachorros

Para prevenir câimbras e espasmos repentinos em cães, há algumas diretrizes básicas a seguir, que estão listadas abaixo.

  • Equilibre a atividade física do cachorro de acordo com sua idade, temperamento e estado de saúde.
  • Mantenha o cão sempre bem hidratado, especialmente durante os passeios e sessões de treinamento.
  • Ofereça a ele uma nutrição completa e equilibrada, atendendo às suas necessidades nutricionais em todas as etapas de sua vida.
  • É preferível exercitá-lo em momentos em que as temperaturas são mais confortáveis, quando não está muito quente ou muito frio.
  • Adote uma rotina de alongamento antes e depois de suas sessões de treinamento físico.
  • Respeite e apoie o processo de envelhecimento do pet, fornecendo cuidados essenciais aos cães idosos.
  • Proporcione ao seu cão uma medicina preventiva adequada ao longo de sua vida, com visitas ao veterinário a cada 6 meses, respeitando seu cronograma de vacinação e desparasitação regular.

Agora que você já sabe que cachorro tem câimbra e viu como prevenir esse problema, não perca este outro artigo sobre cachorro com dor nas articulações, causas e tratamentos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cães também têm câimbras?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.