Partilhar

Os cães preveem a gravidez?

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 16 novembro 2017
Os cães preveem a gravidez?

Ver fichas de  Cachorros

Muito se tem falado sobre o sexto sentido que os animais possuem, que em numerosas ocasiões alteram bruscamente o seu comportamento por um motivo que nós não somos capazes de compreender. Acredita que isto acontece porque os animais possuem um sentido extra que no ser humano parece adormecido, e por isso, são capazes de perceber aquilo que a nossa mente não chegar a captar.

Uma amostra deste assombroso sentido é a previsão de catástrofes naturais, que não só afeta os cães como uma grande diversidade de espécies. Por exemplo, antes de se produzir o tsunami no Sri Lanka, que viria a destruir grande parte da ilha, diversos animais (coelhos, lebres, macacos, elefantes, entre outros) procuraram refúgio em terrenos de maior altitude, surpreendente não?

Observando estes comportamentos nos animais, especialmente quando convivemos com eles, podemos fazer várias perguntas às quais é difícil de responder quando existem poucos estudos científicos a respeito. No entanto, neste artigo do Perito Animal tentamos responder à seguinte questão: Os cães preveem a gravidez?

Também lhe pode interessar: É perigoso ter gatos durante a gravidez?

A possibilidade de os cães detetarem uma gravidez

Atualmente fala-se (e muito) da comunicação inter espécies, fazendo referência a uma fantástica habilidade dos animais que lhes permite comunicarem-se desde o mais profundo do seu ser com qualquer outra espécie. Ao ler isto muitas pessoas ficam perplexas e em várias ocasiões, incrédulos, mas, porque não? Diz-se que o cão é o melhor amigo do homem e acredito que qualquer amante de cães partilha desta opinião.

Este ditado popular que se perpetuou ao longo do tempo enraizou-se de forma tão profunda na humanidade devido aos comportamentos que se observam em numerosas ocasiões e que são surpreendentes, por exemplo, quando um cão uiva de forma incansável porque o seu dono morreu, embora o animal não esteja presente nesse momento, é capaz de o perceber.

E tal como são capazes de prever catástrofes naturais, também são muito sensíveis ao que acontece no seu ambiente e detectam quando as coisas não vão bem e o ambiente não está em harmonia. Assim sendo, tratam-se de animais tão susceptíveis às mudanças que se produzem no seu entorno, que poderiam prever perfeitamente quando uma mulher da família ficou grávida, e poderiam prevê-lo antes de qualquer manifestação de gravidez.

Os cães preveem a gravidez? - A possibilidade de os cães detetarem uma gravidez

A detecção da gravidez não é uma questão tão misteriosa

Quando se fala do sexto sentido dos animais a conversa adquire de forma rápida uma conotação mística, no entanto, não é um tema tão esotérico como possa parecer.

Atualmente alguns cães são os melhores enfermeiros das pessoas que sofrem de diabetes, uma vez que são capazes de detectar as mudanças fisiológicas que se produzem quando o organismo entra em um estado de falta de glicose no sangue. Estes cães não só avisam o diabético, como também podem aproximar o material necessário para resolver a situação.

Durante a gravidez produzem-se numerosas alterações fisiológicas e os cães detectam isso, daí o fato de poderem prever quando uma mulher está em período de gestação.

Os cães preveem a gravidez? - A detecção da gravidez não é uma questão tão misteriosa

Como um cão detecta a gravidez?

As alterações hormonais que se produzem durante a gravidez mudam o cheiro corporal, isto não é perceptível para nós, mas os cães conseguem detectar isso claramente e mudam o seu comportamento, ficando por vezes com ciúmes ou excessivamente protetores.

À medida que a gravidez avança o cão também irá notar que a mulher está mais sensível, mais cansada e que está fazendo alterações no seu meio envolvente.

Podemos concluir que tanto a intuição feminina como o sexto sentido dos cães são em numerosas ocasiões as melhores ferramentas para detectar uma gravidez.

Os cães preveem a gravidez? - Como um cão detecta a gravidez?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cães preveem a gravidez?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Os cães preveem a gravidez?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Carla Jacoby
Tenho uma Pastor Alemã que é super apegada a mim. Do nada ela começou me rejeitar, ficando somente com meu marido... Para eu fazer um carinho tinha que praticamente obrigá-la. Então juntando com os sintomas proptios da gravidez, descobri que estava grávida. Passados alguns dias ela começou a me cercar, fazer carinho, estava ate melosa demais... Chegou o dia da primeira ultra, então descobrimos que o Bebê tinha parado de se desenvolver, justo coincidindo com o período em que ela voltou a ficar carinhosa... Tenho certeza que ela sabia que eu estava grávida e ficou enciumada e se distanciou, mas tb percebeu que eu iria precisar da atenção total dela quando o bebê morreu... Ela soube dos dois acontecimentos antes de qualquer um... Meu anjo de quatro patas...
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Carla! Que história emotiva. Os animais são incríveis mesmo. Obrigada por compartilhar sua história com a gente!

Os cães preveem a gravidez?
1 de 4
Os cães preveem a gravidez?

Voltar ao topo da página