Partilhar

Os cães podem comer comida de gato?

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 8 novembro 2018
Os cães podem comer comida de gato?

Ver fichas de  Cachorros

Esta é uma pergunta feita por muitos dos donos que têm em casa os dois tipos de animais. A resposta é que fazê-lo uma vez por acaso não acontece nada, no entanto, se um cachorro partilha a mesma dieta que um gato a longo prazo, isso não é correto e pode ser prejudicial para a sua saúde.

Aparentemente a comida para gatos é como a comida para cães, mas o seu conteúdo não é igual. Da mesma forma, os cães e os gatos têm diferentes necessidades em muitos sentidos, em especial a nível nutricional, e a comida para gatos, não está feita para cuidar e proteger o seu tipo de organismo.

Para saber mais detalhes sobre a resposta à pergunta, os cães podem comer comida de gato, convidamos você a ler este artigo do Perito Animal onde lhe explicamos os motivos pelos quais não é bom dar comida de gato ao seu cão.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer abacate?

Cada um com a sua comida

Tente não misturar as comidas. Alimente o seu cachorro com comida feita para ele, desta forma evitará qualquer problema de saúde. Lembre-se que tudo começa pela nossa alimentação e isso inclui os nossos pets. Os cachorros adoram recolher e procurar comida que não é deles, inclusivamente quando não têm fome.

Se deixar a comida do gato à vista, será complicado para o cão resistir. Para evitar que isto aconteça, alimente os seus pets em lugares diferentes, e pode inclusivamente colocar a comida do seu gato a uma altura onde o seu cão não a possa ver ou chegar a ela. Certifique-se de que cada animal de estimação come a sua própria comida.

Os cães podem comer comida de gato? - Cada um com a sua comida

Demasiadas calorias

Os alimentos para gatos contêm maiores quantidades de gordura sendo muito altos em calorias, e isto não é positivos para o organismo do cão. Os especialistas em nutrição animal recomendam pelo menos uma quantidade de 5% de gordura para alimentos para cachorros e 9% de gordura para os gatos (quase o dobro). Isto é uma diferença muito grande.

Quanto maior quantidade de gordura, maior a quantidade de calorias. Os cachorros que partilham a mesma dieta que os gatos, a longo prazo podem sofrer de obesidade, causada pela incorreta ingestão de alimentos gordurosos, assim como também podem sofrer mal-estar estomacal, diarreias e vômitos.

Os cães podem comer comida de gato? - Demasiadas calorias

As nossas amigas proteínas

Não só os alimentos para gatos contêm mais gordura que os alimentos para cachorros, como também contêm maiores quantidades de proteínas. Por natureza, os gatos são animais carnívoros por obrigação, e a sua dieta precisa de ser muito rica em proteínas para cobrir uma parte importante das suas necessidades alimentares. Por outro lado, os cães são animais omnívoros e as necessidades de proteína são muito menores e essa fonte de proteínas não tem que ser contínua e necessariamente proveniente de animais. Os alimentos para gatos contêm, pelo menor, 26% de proteínas, versus a comida para cachorros que tem 18% de níveis proteícos e que satisfaz as necessidades nutricionais básicas de qualquer cão.

Os cães podem comer comida de gato? - As nossas amigas proteínas

Má nutrição para o cachorro

O resultado de dar comida de gatos ao seu cão é um desiquilíbrio inapropriado de vitaminas e minerais, e que em muitos casos, dá lugar a deficiências nutricionais como a falta de zinco e vitamina E (fundamentais para cães) e em outros casos, a inclusão excessiva de nutrientes desnecessários na dieta do cão, como por exemplo, a taurina (muito importante para os gatos).

Esta diferenças nutricionais podem afetar a saúde em geral do seu cachorro para toda a vida. Também as necessidades dos cachorros no que diz respeito a carboidratos , que lhes dão energia, são diferentes das dos gatos, uma vez que eles obtêm a sua energia principalmente das gorduras. Os alimentos para gatos, carecem de ingredientes que aportem os carboidratos necessários para os cães.

Os cães podem comer comida de gato? - Má nutrição para o cachorro

Riscos para a saúde do seu cão

Os excessos não são bons, e isso simboliza a comida de gatos para os cães, que basicamente se pode traduzir em doenças. Demasiada gordura pode afetar o pâncreas do cão, afetando a eficiência da digestão e produzindo pancreatite. O mesmo acontece com as proteínas, que podem levar não só à obesidade, como também, podem fazer com que os rins o o fígado do seu cão trabalhem em excesso, criando uma tensão desnecessária nestes órgãos, derivando assim em uma dano renal ou hepático.

Talvez o seu cão goste da comida do seu gato porque apresenta uma falta de proteínas ou gordura na sua dieta, se assim for consulte o seu veterinário para que este faça as análises adequadas e realize os ajustes necessários. Resumindo, em excesso, os cães não podem comer comida de gato.

Os cães podem comer comida de gato? - Riscos para a saúde do seu cão

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cães podem comer comida de gato?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre Os cães podem comer comida de gato?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Os cães podem comer comida de gato?
1 de 6
Os cães podem comer comida de gato?

Voltar ao topo da página