Os cães mais rápidos do mundo

Os cães mais rápidos do mundo

Existe no mundo inteiro muitas raças caninas com diversas morfologias, temperamentos, caraterísticas e com diferentes qualidades e peculiaridades que diversificam cada raça entre si. Se a qualidade sobre a qual desejamos nos informar é a velocidade, sem dúvida alguma que nos referimos a diferentes raças de Galgos ou Lebréis.

O fato dos galgos serem dolicocéfalos (cabeças estreitas e alongadas), ao invés de serem como as outras raças caninas, que são braquicéfalos (cabeças curtas e largas), foi a principal ração que os orientou até à velocidade. Esta caraterística craniana proporciona-lhes uma visão estereoscópica (visão de alta resolução) que as outras raças caninas não têm.

Os lobos também têm este grau de visão extraordinário. Podemos concluir que, se você quer correr atrás de uma presa tem de ver muito bem onde vai dar os passos seguintes para alcançar mais rápido o seu objetivo.

Por isso, se quer conhecer os cães mais rápidos do mundo, no PeritoAnimal vamos-lhe proporcionar uma lista com todos eles.

Galgo Inglês

O Galgo Inglês está considerado como o cachorro mais rápido do mundo em corridas curtas. As origens do Galgo Inglês são muito imprecisas, mas acredita-se que através de cruzamentos foi evoluindo até se converter em um magnífico e atlético animal. Pode chegar a atingir os 72 km/h.

No início os Galgos Ingleses (tal como todas as outras raças de galgos) utilizavam-se para a caça por parte da realeza. Com o tempo foram juntando estes animais ao mundo das corridas de galgos, que envolvem grandes quantias de dinheiro.

Felizmente é cada vez mais frequente ver pessoas sensíveis que adotam galgos como animais de estimação e não, como máquinas de fazer dinheiro. Os Galgos são companheiros leais, carinhosos, gentis e obedientes. São, sem dúvida, ótimos animais de estimação.

Galgo Espanhol

O Galgo Espanhol é uma raça pura da Península Ibérica. É uma raça ancestral, que os peritos dizem que é provenientes dos cachorros de caça das cortes dos faraós do antigo Egito.

É um cão excecionalmente atlético, capaz de correr a 60 km/h. É provável que seja o cachorro mais conhecido por toda a Espanha, uma vez que se utilizada nas diversas modalidades cinegéticas e esportivas. Infelizmente nas populações rurais espanholas maltratam de forma intolerável estes pobres cachorros.

Felizmente existem associações que protegem os direitos animais e, cada vez é mais frequente constatar que existem famílias que adotam para suas casas os cachorros que foram explorados.

Saluki, o galgo ancestral

O Saluki é um cão com uma grande história. Esta raça eram os cães que os faraós egípcios utilizavam nas suas jornadas de caça maior. Sabe-se que desde 2000 anos antes de C. existem inscrições nos túmulos dos faraós que falam desta raça antiga de hound.

Os especialistas dizem que o Saluki é descendente dos lobos do deserto de Ara. Hoje os beduínas utilizam o Saluki como cachorro para caçar gazelas e também como animais de estimação que apreciam muito. É um antepassado do Galgo Espanhol.

Galgo Afegão

O Galgo Afegão é o cão capaz de correr às mais elevadas velocidades entre as rochas, fendas e obstáculos das montanhas agrestes afegãs. Para além da sua extraordinária vista que lhe permite uma visão nítida do seu meio, o Galgo Afegão tem uma caraterística física que o distingue entre os outros cachorros: as suas rótulas.

A estrutura das rótulos do Galgo Afegão permite à parte inferior das suas fortes patas rodar de forma assimétrica e individualizada. Deste modo, o Galgo Afegão coloca na estrada cada uma das suas quatro patas na melhor posição sobre o terreno. Por este motivo, este cão pode perseguir sem hesitar as cabras das montanhas nas serras afegãs. É um cão de caça maior, do qual é muito valorizada a sua tendência no clima e terreno radical do Afeganistão.

Em outras partes do mundo, o Galgo Afegão considera-se como um "senhor", quando na realidade a sua extraordinária beleza e os seus traços escondem o caçador implacável que é na realidade.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cães mais rápidos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....