Os cães entendem os humanos?

Os cães entendem os humanos?

Os cachorros entendem os humanos? Percebem os nossos sentimentos? Entendem a nossas palavras e a nossa linguagem? Se é o melhor amigo de um cão, provavelmente já fez esta pergunta mais que uma vez, mas por fim aqui tem a resposta.

Recentemente, um estudo da revista Science, desvendou alguns mistérios do cérebro dos canídeos, como por exemplo, que os cães utilizam mecanismos parecidos aos dos humanos para distinguir palavras e os diferentes tipos de entoação.

O principal autor da investigação é Attila Andics, cientista do departamente de Etologia da MTA-ELTE da Eötvös Loránd University em Budapeste. Continue lendo e descubra como os cães entendem os humanos neste completo artigo do Perito Animal.

Como é que os cães entendem os seres humanos?

As pessoas utilizam o hemisfério esquerdo para entender e relacionar corretamente o uso da linguística assim como uma região no hemisfério direito do cérebro para compreender a entoação. Por seu lado, os cães, pese embora sejam incapazes de falar, podem entender determinadas palavras que tenha sido utilizadas com frequência no seu meio envolvente diário. A neurolinguística não é então exclusiva do homo sapiens.

Trata-se de um dos primeiros estudos que analisaram a fundo a linguagem e o cérebro dos cães com diversas experiências para dar como resultado uma pergunta que talvez muitos já sabíamos a resposta: os cães entendem os humanos?

Geralmente, os cães tendem a aprender o significado das palavras que são relevantes no seu dia a dia, especialmente as que são utilizadas para se referirem a eles. No entanto, é importante salientar que os cães costumam recordar com mais facilidade as palavras positivas, especialmente aqueles que utilizamos como um reforço ou como uma ordem de liberação.

O estudo foi a chave para saber que os cães entendem os humanos. Para isso, educaram-se 12 cães ensinando-lhes a permanecer imóveis, assim conseguia-se captar de forma apropriada uma ressonância magnética cerebral. Desta forma, consegui-se medir a atividade do cérebro destes cães ao serem estimulados com entoações de elogio ou entoações neutras.

Determinou-se que os cães, independentemente de usar o hemisfério direito para perceber qual era a entoação, utilizavam sempre o esquerdo, que lhes permitia decifrar o significado das palavras. Portanto, à margem de se guiarem por um tom amigável e alegre, os cães são capazes de entender o que lhes estamos dizendo (ou pelo menos tentam averiguar).

Como sempre temos defendido no PeritoAnimal, o uso do reforço positivo funciona e é eficaz quando a palavra e a entoação andam juntas e dão como resultado a aceitação do cão ao sentir-se em um meio envolvente confortável.

Amar e respeitar o nosso cão é fundamental para podermos comunicar com ele apropriadamente e conseguir que nos entenda. Os gritos, os métodos de castigo e outras técnicas inapropriadas costumam gerar estresse e ansiedade no cão, prejudicar a sua aprendizagem e o seu estado de bem-estar emocional.

Agora que já sabe que o seu cão o entende, o que lhe vai ensinar? Conte-nos!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cães entendem os humanos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.