Partilhar

Os cães conseguem detectar o câncer?

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 14 novembro 2017
Os cães conseguem detectar o câncer?

Ver fichas de  Cachorros

Os cães são criaturas com uma sensibilidade extraordinária, em especial, se falamos da sua capacidade olfativa. Está comprovado que os cachorros têm 25 vezes mais receptores olfativos que os seres humanos, portanto, a sua capacidade de cheirar odores menos perceptíveis é muito mais elevada.

No entanto, poderia ser impressionante a ideia de um cão conseguir cheirar a presença de doenças ou anomalias presentes no corpo, como por exemplo, o câncer. Por essa razão, cientistas animalistas entregaram-se à tarefa de investigar se esta é uma possibilidade real.

Se não de uma vez já se perguntou se, os cães podem detectar o câncer? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra se se trata de um mito ou é verdade.

Também lhe pode interessar: Os cachorros conseguem ver TV?

As capacidades caninas

Estudos afirmam que o cérebro de um cão é controlado, praticamente por completo, pelo córtex olfatória, ao contrário das pessoas, em que é controlado pela capacidade visual ou córtex visual. Este córtex olfativo canino é 40 vezes maior que o de um ser humano. Além disso, o bulbo olfativo em um cão conta com centenas de milhões de receptores sensíveis e reativos, construídos para perceber odores a longas distâncias e aromas extremamente imperceptíveis ao nariz humano. Assim sendo, não seria uma surpresa que os cães tenham a habilidade de cheirar muito mais além que nós sequer imaginamos.

Todas estas capacidades evolutivas e genéticas nos cachorros são quase consideradas habilidades extrassensoriais, porque não só falamos do sentido do olfato, um tema mais físico, como também da capacidade de sentir e vislumbrar coisas que os humanos não somos capazes. Esta maravilhosa sensibilidade chama-se "percepção inaudita". Os cães também podem chegar a perceber a dor e a depressão alheia.

Ao longo dos anos realizaram-se vários estudos e experimentos, como por exemplo, um estudo publicado na revista médica "British Medical Journal" que afirma que os cães, em especial, aqueles que são treinados para desenvolver estes "dons" têm a capacidade para detectar doenças em estados iniciais como é o caso do câncer, e que a sua eficácia chega a ser de 95%. Ou seja, os cães podem detectar câncer.

Embora todos os cães possuam estas habilidades (porque se encontram de forma natural no seu ADN físico e emocional) existem certas raças que ao serem treinadas com estas finalidades, têm melhores resultados na detecção de câncer. Cães como o labrador, pastor alemão, beagle, pastor belga malinois, golden retriever ou pastor australiano, entre outros.

Os cães conseguem detectar o câncer? - As capacidades caninas

Como isso funciona?

Os cães detectam por si mesmos a presença de algum ativo maligno no corpo de uma pessoa. Se a pessoa possui um tumor localizado, através do olfato, podem localizar os lugar onde se encontra a anomalia, tentar lambê-lo e até morder para o remover. Sim, os cães podem detectar o câncer, especialmente aqueles que são treinados para isso.

Além disso, através do cheiro de testes de hálito e fezes, o cão é capaz de detectar a presença de resquícios negativos. Parte do treinamento dos cães que realizam este trabalhos "quase milagroso" é que ao perceberem que algo está mal depois de fazer o teste, o cão faça o ato de se sentar de forma imediata, algo que resulta como um aviso.

Os cães conseguem detectar o câncer? - Como isso funciona?

Os cães, os nossos heróis caninos

As células cancerosas liberam resíduos tóxicos muito diferentes das células saudáveis. A diferença do cheiro entre elas é óbvia para o desenvolvido olfato canino. Os resultados das análises científicas afirmam que existem fatores e elementos químicos que são únicos de certo tipo de câncer, e que estes andam pelo corpo humano, a tal ponto, que um cão pode chegar a detectá-los.

É maravilhoso o que os cães podem chegar a fazer. Alguns especialistas chegaram à conclusão que os cães podem cheirar a presença de câncer nos intestinos, bexiga, pulmão, mama, ovários, e até pele. A sua ajuda é incalculável poque com a devida e antecipada detecção podemos evitar que estes cânceres localizados se espalhem por todo o corpo.

Os cães conseguem detectar o câncer? - Os cães, os nossos heróis caninos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cães conseguem detectar o câncer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Os cães conseguem detectar o câncer?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Os cães conseguem detectar o câncer?
1 de 4
Os cães conseguem detectar o câncer?

Voltar ao topo da página