Os cachorros veem espíritos?

Os cachorros veem espíritos?

Os cachorros veem espíritos? Por que os cachorros latem de madrugada, é por algo espiritual? Essas perguntas intrigam muitos tutores de cães ao redor do mundo. A relação entre cães e o mundo sobrenatural tem sido objeto de discussão e especulação ao longo dos anos. A audição apurada, olfato sensível e percepção visual diferenciada dos cães podem permitir que eles detectem coisas que escapam à nossa percepção humana. Essa capacidade natural, aliada a comportamentos estranhos, como latir para o nada ou ficar te encarando, observados em alguns pets, levanta a questão de se eles podem enxergar ou sentir a presença de espíritos.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explorar a possibilidade de os cachorros serem capazes de perceber a presença de espíritos e como isso afeta seu comportamento. Boa leitura!

O olfato canino

Sabe-se que através do olfato os cães detectam o estado anímico das pessoas. O exemplo mais claro é a típica situação na qual um cachorro tranquilo repentinamente se mostra agressivo sem motivo aparente contra uma pessoa. Quando tentamos saber a causa desta reação, resulta que a pessoa com a qual o cão se mostrou agressivo têm um medo enorme aos cães. Então dizemos que o cão cheirou o medo.

Isso acontece porque o olfato canino é incrivelmente desenvolvido, com mais de 300 milhões de receptores olfativos em comparação aos cerca de 50 milhões presentes no nariz humano. Essa habilidade extraordinária permite que os cães detectem e interpretem uma ampla gama de odores, incluindo as sutis mudanças químicas que ocorrem no corpo humano em momentos de medo e estresse. Pesquisas científicas indicam que os cães são capazes de perceber odores específicos associados ao medo, tais como a liberação de hormônios como o cortisol, que está relacionado à resposta ao estresse. Portanto, quando estamos assustados ou ansiosos, é possível que nossos amigos de quatro patas percebam essas mudanças químicas e reajam de acordo.

Os cachorros detectam o perigo

Sim, os cachorros possuem uma habilidade inata para detectar o perigo. Esses leais companheiros caninos têm sentidos aguçados que lhes permitem perceber e reagir a situações ameaçadoras. Com seus olfatos altamente desenvolvidos e ouvidos sensíveis, os cães podem detectar odores e sons que estão além da percepção humana, alertando-nos para a presença de perigos iminentes. Além disso, sua natureza protetora e instintos de sobrevivência fazem com que fiquem atentos a qualquer sinal de perigo, tornando-os excelentes guardiões e aliados na segurança de nossos lares e famílias. Portanto, contar com um cachorro em nossa vida pode nos proporcionar uma camada adicional de proteção e tranquilidade.

Os cachorros veem espíritos?

Por que os cachorros latem de madrugada, é algo espiritual? O que significa quando o cachorro fica te encarando, tem algo relacionado ao lado espiritual? Qual a relação dos cachorros com o espiritismo? Os cachorros veem espíritos? Se você também se faz essas perguntas, saiba que elas são comuns em tutores de todo o mundo.

Embora nem todos os animais sejam capazes de enxergar espíritos, algumas crenças religiosas, como o espiritismo, sugerem que os animais possuem sensibilidade para perceber seres de outros planos. De acordo com Allan Kardec, autor do livro "O livro dos Médiuns", os espíritos podem se tornar visíveis e tangíveis para os animais, causando reações de medo ou comportamentos estranhos. Por exemplo, quando um animal fica parado em um cômodo por horas ou impede a passagem de seu tutor, pode ser interpretado como uma tentativa de proteção contra espíritos. Embora a ciência defenda que essa habilidade seja uma criação da mente humana, muitos tutores buscam entender mais sobre a suposta mediunidade de seus pets, explorando esse tema enigmático.

Embora a ciência descarte a capacidade dos animais de ver e ouvir fantasmas como uma invenção do cérebro humano, para aqueles que seguem certas religiões e doutrinas, a interação com o mundo espiritual é considerada um dom natural que pode ser aprimorado por meio de estudo e dedicação. No espiritismo, os animais são vistos como seres espirituais em evolução, ainda sem consciência de si mesmos, mas que, um dia, reencarnarão como seres humanos quando alcançarem a liberdade de escolha.

Apesar de não possuírem uma compreensão clara do mundo ao seu redor, a interação com entidades desencarnadas ainda pode ocorrer. De acordo com o livro "O livro dos Médiuns", de Allan Kardec, os espíritos podem se tornar visíveis e tangíveis para os animais. O comportamento repentino de medo que muitas vezes é observado pelos tutores pode ser resultado da visão desses seres, que podem ter más intenções em relação aos indivíduos presentes ou aos seus tutores. Essa visão do espiritismo oferece uma explicação para os comportamentos aparentemente sobrenaturais dos animais, como olhar fixamente para o horizonte, latir para o nada ou pular em objetos invisíveis.

Experimentos para comprovar que cachorros veem espíritos

O psicólogo Robert Morris, investigador de fenômenos paranormais, realizou durante os anos 1960 um experimento em uma casa do Kentucky, nos Estados Unidos, na qual havia acontecido mortes sangrentas e se murmurava que estava assombrada de fantasmas.

O experimento consistiu em entrar em um cômodo onde se cometeram crimes, de forma separada, com um cão, um gato, uma serpente cascavel e um rato. Este experimento foi filmado.

  • O cão entrou com o seu cuidador e, após caminhar apenas um metro dentro do cômodo, o cão eriçou o pelo, grunhiu e saiu correndo do cômodo, negando-se a entrar novamente nele.
  • O gato entrou nos braços do seu tutor. Passados uns segundos, o gato subiu para os ombros do seu cuidador, ferindo as suas costas com as unhas. O gato saltou imediatamente para o chão e refugiou-se debaixo de uma cadeira vazia. Nessa posição bufou de forma hostil para outra cadeira vazia durante vários minutos. Passado algum tempo retiraram o gato do quarto.
  • A serpente cascavel adotou uma postura defensiva/agressiva, como se enfrentasse um perigo eminente embora o quarto estivesse vazio. A sua atenção estava dirigida para a cadeira vazia que provocou medo ao gato.
  • O rato não reagiu de nenhuma forma especial. No entanto, todos conhecemos a fama que os ratos têm em prenunciarem naufrágios e serem os primeiros a abandonar o navio.

O experimento de Robert Morris repetiu-se em outro cômodo da mesa casa na qual não havia acontecido nenhum acontecimento fatal. Os quatro animais não tiveram nenhuma reação anômala.

Assim, após este experimento sobrenatural, Robert Morris pode afirmar que os cachorros veem espíritos.

O que se pode deduzir dos cachorros e espíritos?

O que talvez de possa concluir é que a natureza dotou os animais em geral, e os cachorros em particular, com certas capacidades que escapam aos nossos conhecimentos atuais.

O que acontece é que o sentido do olfato do cachorro, e também o seu ouvido, são tremendamente superiores aos mesmos sentidos que os humanos têm. Portanto, captam através dos seus privilegiados sentidos estes estranhos acontecimentos... ou então, têm alguma capacidade superior que ainda não conhecemos e que lhes permite ver o que nós não conseguimos ver.

Se algum leitor já constatou que o seu animal de estimação viveu algum tipo de experiência relacionado com este tema agradecemos que nos conte nos comentários.

Neste outro artigo falamos se os cães podem prever a morte.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cachorros veem espíritos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.