Partilhar

Os cachorros também sonham?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 14 novembro 2017
Os cachorros também sonham?

Ver fichas de  Cachorros

De certeza que já se perguntou o que os cachorros sonham quando estão dormindo. Não é estranho ver os cães mexendo as patas ou latindo enquanto dormem, pois trata-se de um comportamento habitual durante a noite e que nos faz pensar na seguinte questão: os cachorros também sonham?

Claro que os cachorros também sonham, tal como acontece conosco ou muitas outras espécies de mamíferos, mas ao longo deste artigo vamos explicar-lhe algumas curiosidades e outros detalhes do sonho do seu cachorro, algo que gostará de conhecer. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra conosco.

Também lhe pode interessar: O que significa sonhar com cachorro

Os cães sonham quando dormem

Tal como acontece com o ser humano, o cachorro também alcança uma etapa de sonho profundo chamada REM. Durante o Rapid Eye Movement o corpo encontra-se inativo mas as neuronas trabalham duro e é aí que os cachorros sonham.

Esta fase concreta do sonho permite a qualquer animal se lembrar das experiências vividas no seu cérebro e permite-lhe lembrar de tudo aquilo que fez durante o dia.

Claro que, ninguém pode afirmar com exatidão quais são os sonhos exatos de um cão, mas se analisarmos o seu cérebro com um eletroencefalograma poderíamos detetar atividade cerebral muito idêntica à do ser humano.

Os cachorros também sonham? - Os cães sonham quando dormem

Têm pesadelos?

Segundo o padrão de comportamento do cérebro humano durante a fase REM, poderíamos determinar de alguma forma que o cachorro sonha com as experiências que viveu durante o dia ou com outras pelas quais já passou. Por isso, se o seu cachorro sofreu em algum momento da sua vida de uma experiência negativa (algo normal) pode acontecer sonhar com ela e se mostrar assustado e medroso.

Devemos evitar acordá-lo durante o seu pesadelo para evitar um sobressalto ou uma mordida redirecionada. Se vir que o seu cachorro tem pesadelos de forma muito seguida e pouco habitual, recomendamos que consulte um especialista para descartar qualquer problema de saúde.

Os cachorros também sonham? - Têm pesadelos?

Talvez também lhe interesse saber...

No PeritoAnimal gostamos de conhecer a fundo o comportamento canino, analisando atitudes habituais e determinando porque acontecem. Descobrir por que os cachorros lambem, por exemplo, é uma ótima forma de interpretar os diferentes movimentos da sua língua, distintos em diferentes situações. Para além disso, também pode ser interessante saber porque seu cachorro o segue por toda a parte.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cachorros também sonham?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Os cachorros também sonham?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Os cachorros também sonham?
1 de 3
Os cachorros também sonham?

Voltar ao topo da página