Partilhar

Os cachorros sentem cheiro de medo?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 13 novembro 2017
Os cachorros sentem cheiro de medo?

Ver fichas de  Cachorros

Está comprovado que os cachorros têm habilidades muito mais poderosas que os seres humanos, especialmente quando falamos de olfato, um sentido que têm muito desenvolvido.

As perguntas a fazer quanto a este fato não são apenas: "Quão evoluído pode ser o olfato nos cachorros?" ou "Que tipo de odores conseguem perceber?", mas sim "Os cachorros podem interpretar emoções, sentimentos ou sensações através do olfato?".

Neste artigo do PeritoAnimal vamos esclarecer-lhe a dúvida de se os cachorros sentem cheiro de medo. Continue lendo e fique sabendo se este conceito tem validade científica, se é um mito ou se é um pouco de tudo.

Também lhe pode interessar: Os cachorros sentem amor?

Uma questão hormonal

A verdade é que os cachorros, ao cheirarem, conseguem identificar o cheiro corporal que liberam certas hormonas quando ocorre uma mudança brusca de emoções (como o estresse, a ansiedade ou a excitação), mas não se sabe a ciência certa se o cachorro é capaz de analisar, identificar e rotular essas reações.

Estas hormonas são liberadas tanto no sangue, como em outros fluídos corporais (suor, lágrimas e urina), então no momento de acontecer uma situação na qual o corpo deve gerar estas hormonas, a pessoa ou outro animal cheirará diferente e o cachorro vai conseguir detetar que há uma mudança.

O fato do cachorro reagir de forma estranha ou negativa, como se costuma dizer "não fique nervoso porque os cachorros cheiram o medo e podem aproximar-se de você e inclusive atacá-lo", não está comprovado. Alguns cães aproximam-se porque existe simplesmente um cheiro especial. No entanto, outros cachorros nem o conseguem notar.

Tenha em conta que os nossos queridos companheiros caninos têm ao seu redor um mundo de cheiros, todos disponíveis ao mesmo tempo.

Os cachorros sentem cheiro de medo? - Uma questão hormonal

A linguagem corporal também influencia

A capacidade que os cachorros têm para ler a nossa linguagem corporal é ainda mais impressionante que o sentido de olfato. É possível que detetem o medo com mais precisão através de um comportamento ou expressão, por mais pequena que esta seja. Os cachorros são animais muito sensíveis e têm habilidades para a investigação, sendo capazes de sentir o medo apenas ao olharem para nós.

O nosso medo, sendo em muitos casos, uma emoção irracional e inconsciente, e como modo de proteção, poderia levar-nos a ter uma atitude agressiva ou apreensiva com o cachorro. O cão poderia reagir tanto de acordo com o nosso comportamento nesse momento de tensão, como com a sua própria educação emocional.

Concluindo, não devemos permanecer tensos e respirar cem vezes perante a presença de um cachorro, mas será sempre positivo tentar manter a calma perante qualquer situação que lhe possa gerar uma certa ansiedade. Por último e embora confiemos plenamente nos cachorros (pois desde sempre que são os melhores amigos do homem), estes continuam sendo criaturas do mundo animal, um mundo enigmática que ainda nos falta muito por descobrir.

Os cachorros sentem cheiro de medo? - A linguagem corporal também influencia

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cachorros sentem cheiro de medo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Os cachorros sentem cheiro de medo?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Os cachorros sentem cheiro de medo?
1 de 3
Os cachorros sentem cheiro de medo?

Voltar ao topo da página