Os cachorros que soltam mais pelo

Os cachorros que soltam mais pelo

O seu cachorro solta muito pelo? Não se assuste! Deve saber que existem uma série de raças com mais tendência que outras à perda excessiva do pelo. No caso de não o encontrar nesta lista, ou de fazer parte dos cachorros que não soltam pelo, então deverá se preocupar e consultar o veterinário o quanto antes para determinar a causa da perda de pelo.

O fato de um cachorro estar constantemente a soltar pelo não deveria ser algo decisivo na hora de adotar um pet ou, pelo contrário, abandonarmos o que já temos. Devemos nos lembrar que existem métodos infalíveis para controlar a queda de pelo e evitar controlá-los por toda a casa. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer as raças de cachorros que soltam mais pelo e saber se deve prestar atenção especial ao cuidado do seu pelo.

Pastor Alemão

Considerado como uma das raças de cachorros mais inteligentes, também faz parte da lista dos cachorros que soltam mais pelo. Como todos os cachorros nórdicos, contam com um tipo de pelo para as épocas de maior calor e outro para ficarem resguardados do frio, e quando fazem a troca de pelo, a nossa casa fica cheia de pelo.

Além de notar a perda excessiva durante as épocas mencionadas, o Pastor Alemão costuma soltar durante todo o ano quantidades mais pequenas de pelo morto, pelo que o cuidado do seu pelo deve ser constante. Para evitar ter que passar o aspirador a toda a hora, é fundamental escovar o pelo do nosso Pastor Alemão todos os dias com uma rasqueadeira ou escova para retirar todo o pelo morto acumulado.

Husky Siberiano e Malamute do Alasca

Com o Husky Siberiano e o Malamute do Alasca acontece exatamente o mesmo que com o Pastor Alemão, embora sejam cachorros que soltem uma grande quantidade de pelo durante as épocas de troca, também costumam soltar pelo nos restantes meses. A diferença está em que, ao se tratarem de raças nórdicas destinadas a aguentar temperaturas mais baixas que o Pastor Alemão, a sua camada de pelo de inverno é grossa e espessa.

Se vive em um país com um clima quente a maior parte do ano e, além disso, não gosta de ter que limpar constantemente o pelo perdido, o mais aconselhável é escolher outra raça para adotar como animal de estimação. Mas se já conta com uma delas, a melhor solução é escovar diariamente o seu pelo, também com uma rasqueadeira ou escova, mas nunca considere a opção de o abandonar por isso. Escovar o seu pelo não demorará mais que 10 minutos por dia.

Samoieda e Cão Esquimó Americano

Na mesma linha que os anteriores, tanto o Samoieda como o Cão Esquimó Americano também precisam de uma escovação diária para evitar deixar toda a sua casa com grandes quantidades de pelo morto. Estes cachorros têm o pelo mais comprido, pelo que lhe recomendamos que o leve de vez em quando ao veterinário para cortarem um pouco do seu pelo, assim conseguirá diminuir a quantidade de pelo perdido e irá facilitar-lhe a tarefa na hora de escovar o seu pelo.

Além de precisar que o penteie constantemente com a escova adequada, deverá usar um xampu especial para cachorros de pelo comprido branco e conseguir mantê-lo sempre brilhante. Escove primeiro o seu pelo com a rasqueadeira e, depois com uma escova de cerdas naturais ou de dupla face para dar brilho e suavidade ao seu pelo.

Labrador Retriever

Inteligente e carinhoso, o Labrador Retriever é uma excelente opção tanto se vivemos sozinhos como se tivermos crianças em casa. Devemos ter apenas em conta que precisa de um mínimo de quatro escovações semanais. Se tivermos tempo suficiente, o melhor é escovar o seu pelo uma vez por dia para termos a certeza de não ter bolas de pelo acumuladas em cada canto de nossa casa.

Além disso, ao se tratarem de cachorros muito enérgicos, lembre-se de proporcionar ao seu companheiro peludo a quantidade de exercício diário que precisa. Tenha presente que não consumir a energia acumulada pode levar o seu Labrador a um estado de estresse ou ansiedade que pode causar um aumento da queda do seu pelo como consequência.

Sheltie ou Pastor de Shetland

Além de precisar de três a quatro escovações por semana, o Sheltie precisa de uma visita a um cabeleireiro canino a cada mês e meio, aproximadamente. No centro de beleza canino poderão retirar a fundo o pelo morto acumulado e cortar o seu pelo deixando-o completamente saudável, suave e brilhante.

Ao ter o pelo tão comprido e fino, deverá ter paciência para o escovar e consultar com um especialista qual é a melhor escova para ele, pois nestes casos não se recomenda o uso de rasqueadeiras porque podem levar à quebra do pelo. O ideal, é utilizar escovas suaves, com cerdas de borracha por exemplo, e pentear o seu pelo a favor do mesmo com muito cuidado. A grande beleza destes cães reside, sobretudo, no seu pelo comprido e suave, pelo que prestar especial atenção ao seu cuidado é fundamental. Uma incorreta escovação pode levar a arrancar o pelo do seu cachorro e a deixá-lo com uma quantidade menor que a habitual.

Dálmata

Apesar de ser uma raça de cachorro de pelo curto, a verdade é que podem chegar a perder uma grande quantidade do mesmo se não se cuidar adequadamente. Precisa de uma escovação por dia com uma escova de cerdas de borracha, uma de cerdas metálicas poderia machucar a pele.

Ao se tratar de um cachorro muito ativo e brincalhão, precisará que você dedique uma grande parte do seu tempo a levá-lo a passear e a brincar com ele. Além disso, trata-se de uma raça que precisa tanto de dar carinho como de o receber, se passar muitas horas sozinho em casa poderia desenvolver ansiedade por separação ou, inclusive depressão.

Pequinês

Deixando agora os cachorros de tamanho grande, os pequenos de pelo comprido como o Pequinês também podem soltar muito pelo. A melhor solução para eles é escovar o seu pelo de quatro a cinco vezes por semana e consultar de forma regular o cabeleireiro canino para que faça melhor o corte.

Tenha presente que a alimentação também tem um papel fundamental na saúde capilar, pelo que deverá consultar qual é a melhor dieta para o seu Pequinês e proporcioná-la. Além de assegurar um pelo saudável e brilhante, evitará a obesidade tão frequente nos cachorros de raça pequena.

Chihuahua

Sim, o Chihuahua também faz parte dos cachorros que soltam mais pelo. Apesar do seu tamanho reduzido, esta raça costuma soltar quantidades exageradas de pelo morto, pelo que as escovações diárias são obrigatórias se quiser evitar que a sua casa fique cheia de pelos.

Ao ter o pelo curto, o ideal é utilizar uma escova de cerdas de borracha e escovar o seu pelo com cuidado. São cachorros delicados e com tendência a exagerar, pelo que se sentirem ameaçados, embora não estejam sendo machucados, podem chorar e inclusive gritar. Não se assuste, tente simplesmente acalmá-lo e criar um ambiente agradável para que associe a escovação com algo positivo e bom para ele.

Outros cachorros que soltam muito pelo

Além das raças de cachorro mencionadas nos pontos anteriores, existem outras que também costumam soltar muito pelo:

  • Beagle
  • Welsh Corgi Pembroke
  • Pug
  • Terranova
  • Jack Russell
  • Parson Russell Terrier

Como nos anteriores, a melhor solução para controlar a queda excessiva de pelo é a sua escovação diária ou semanal. Não perca o nosso artigo no qual lhe damos alguns truques para evitar que o seu cachorro solte muito pelo e comece a ter o controle. E lembre-se, se ter que escovar o pelo do seu cachorro diariamente for um esforço que não quer fazer, consulte as diferentes raças e as suas caraterísticas antes de adotar, mas nunca o abandone.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cachorros que soltam mais pelo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....