Partilhar
Partilhar em:

Os cachorros podem comer legumes?

Os cachorros podem comer legumes?

Ver fichas de  Cachorros

Pode acontecer de você querer dar ao seu cachorro uma dieta natural e caseira ou que queira complementar os nutrientes que recebe com a ração com outro tipo de alimentação, o que é uma excelente ideia, visto que cada vez são mais os veterinários peritos em nutrição que afirmam que um cachorro não pode alimentar-se unicamente de ração seca.

Apesar de ser adequado planejar uma dieta caseira e natural para cachorros, é um erro bastante comum extrapolar a mesma alimentação que nós seguimos para o nosso pet. apesar de ser verdade que tanto anatomicamente como fisiologicamente temos algumas semelhanças, os sistemas digestivos de ambas as espécies também têm diferenças muito importantes.

Se está planejando alterações na alimentação do seu amigo é possível que já se tenha perguntado, os cachorros podem comer legumes? Neste artigo do PeritoAnimal damos-lhe a resposta e tiramos todas as suas dúvidas sobre este tema.

Também lhe pode interessar: Os cachorros podem comer ovo?

Os legumes na alimentação do cachorro

Os legumes são na verdade as sementes que as plantas que pertencem à família das leguminosas contêm, como por exemplo o grão-de-bico, as lentilhas, a soja ou as ervilhas.

Trata-se de um alimento excepcional uma vez que confere proteínas junto com carboidratos de absorção complexa, ou seja, ricos em fibra. Mas, o nosso cachorro pode beneficiar destas mesmas propriedades? A resposta é afirmativa.

Vejamos em seguida como os legumes ajudam a manter a saúde dos nossos cães:

  • Manutenção das estruturas de grande importância: ao conferir uma boa quantidade de proteínas, os legumes ajudam a que o cachorro possa manter fortes as estruturas tão importantes como os músculos, tendões, ligamentos, pele e pelo. Estes nutrientes também são necessários para o sistema imunológico e para a reparação celular.
  • Trânsito intestinal regulado: a inclusão de legumes na dieta do cachorro ajudará a aumentar o volume das fezes, mantendo o trânsito intestinal regulado e prevenindo a obstrução das glândulas anais. A fibra que os legumes oferecem também atua como alimento para as bactérias benéficas que de forma natural se encontram no intestino do cachorro.
  • Muita energia com poucas calorias: os legumes dão energia em forma de proteínas e carboidratos complexos, mas o seu valor calórico é muito moderado, sendo especialmente úteis para tratar cachorros com sobrepeso sem que estes notem uma alteração drástica na sua alimentação.

Como incluir os legumes na alimentação do cachorro

É preferível utilizar a soja ou o grão-de-bico e obviamente estes devem ser bem cozinhados, adquirindo a consistência que torna apta os legumes para o consumo humano.

Se o seu cachorro não experimentou anteriormente estes alimentos será imprescindível que os inclua gradualmente na sua alimentação, visto que uma mudança brusca poderia provocar rejeição ou mal-estar gastrointestinal.

Os legumes podem ser misturados na mesma refeição com carne, mas não devemos misturá-lo com a ração convencional, uma vez que os alimentos naturais e a ração têm velocidades de digestão diferentes e isso pode interferir no adequado funcionamento do sistema digestivo do cachorro.

O ideal será apostar em receitas caseiras ocasionais ou pelo seguimento de uma dieta caseira diária, a qual deverá ser supervisionada pelo veterinário.

Os legumes não são o alimento mais importante para o cachorro

Os legumes são um excelente alimento para o seu cachorro, mas deve ter cuidado ao interpretar esta informação, uma vez que a dieta de um cão deve basear-se principalmente em proteínas de origem animal, na verdade, estas devem fornecer mais de 50% do teor calórico recebido através da alimentação.

Se o sistema digestivo do cachorro está preparado para a assimilação de carboidratos, isso é devido ao seu longo processo de domesticação, uma vez que por exemplos o lobo ou as raposas que vivem em estado selvagem não digerem bem este tipo de alimentos. Para isso é importante que se decidirmos usar os legumes para alimentar o nosso amigo peludo o façamos na proporção adequada.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cachorros podem comer legumes?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Os cachorros podem comer legumes?

O que lhe pareceu o artigo?

Os cachorros podem comer legumes?
1 de 3
Os cachorros podem comer legumes?