Partilhar

Os cachorros conseguem ver TV?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 14 julho 2016
Os cachorros conseguem ver TV?

Ver fichas de  Cachorros

Sabia que na Alemanha existe um canal de televisão para cachorros? Não é sobre cachorros, mas sim para cachorros. Chama-se DogTV e no dia do seu lançamento estimava-se que cerca de sete milhões de cachorros eram suscetíveis a serem atraídos pela programação feita especialmente para eles.

Segundo Nicholas Dodman, professor de veterinária da Universidade Tufts (EEUU), o objetivo do canal era aliviar o aborrecimento que o pet pode sentir quando está sozinho em casa.

Mas antes disso, seria bom esclarecer a questão de se os cachorros conseguem ver TV, não se preocupe que no seguinte artigo do PeritoAnimal damos-lhe todas as respostas sobre esta curiosidade canina.

Também lhe pode interessar: Os cães conseguem detectar o câncer?

Os cães conseguem ou não ver televisão?

A resposta a esta pergunta é sim e não. Os cachorros e os gatos têm uns olhos diferentes dos nossos, são mais precisos. Captam melhor o movimento que o olho humano. Esta diferença é a que motiva quando falamos da televisão.

A televisão são imagens que ocorrem umas atrás das outras a uma velocidade muito grande. Essa rapidez é a que engana a nossa visão e faz com que pareça que vemos movimento. Para que os humanos percebam essa sensação de movimento, as imagens devem ir a uma velocidade de 40 hz (imagens por segundo). Em contrapartida, os animais precisam que a rapidez na sucessão seja de pelo menos 75 hz.

Uma televisão moderna normal alcança uns 300 hz (existem as que chegam a 1000 hz), mas as televisões antigas alcançam 50 hz. Consegue imaginar o quão aborrecido deve ser para o seu pet ver tv e ver uma sucessão de imagens lenta? É normal que não lhes prestassem atenção.

Outro fator que influencia para os cachorro verem televisão é a altura na qual se encontra. As televisões estão sempre colocadas de maneira a estarem à altura dos nossos olhos enquanto estamos sentados. Para o seu pet seria bastante incômodo ter que estar olhando o dia todo para cima.

Já alguma vez esteve nas primeiras filas de um cinema? Se sim, então já sabe a que me estou referindo.

É normal que não se interessem porque a programação não está feita para eles. Muitos donos asseguram que os seus pets reagem ao ver um cachorro na televisão, pelo contrário perante um desenho ou uma imagem estática de um cachorro não prestam atenção. São capazes de perceber a diferença.

Os cachorros conseguem ver TV? - Os cães conseguem ou não ver televisão?

Como seria uma televisão ideal para cães

Deveria ter as seguintes caraterísticas:

  • Ter mais de 75hz.
  • Estar situada a uma altura dos olhos do cachorro.
  • Emitir programas em que os cachorros vejam outros animais, gatos, pássaros, ovelhas,...

Segundo os responsáveis do canal DogTv, os cachorros não só se podem entreter vendo televisão, como isso também lhes trás benefícios. Contam com três tipos de conteúdos: os relaxantes, os estimulantes e os reforçadores de comportamentos.

O canal diz que um cachorro diminuirá a ansiedade por separação ao ver os conteúdos relaxantes. Os estimulantes servem para encorajar e desenvolver a mente do pet. Por último, temos os reforçadores.

Os responsáveis do DogTv dão o seguinte exemplo: um cachorro que veja na televisão outros cães correndo atrás de uma bola, estará a aumentar a sua própria aprendizagem no jogo com a bola.

Os cachorros conseguem ver TV? - Como seria uma televisão ideal para cães

Mitos sobre a visão dos cachorros

  • Os cachorros vêm a branco e preto: Mentira. Eles conseguem ver as cores, mas não tantos tons como os seres humanos. De fato, são capazes de reconhecer a cor azul, o amarelo e as variantes do cinza. Eles vêm as cores verde, vermelho e laranja como tonalidades do amarelo.
  • Os cachorros vêm na escuridão: Verdade. A pupila pode se dilatar muito mais para absorver uma maior quantidade de luz, mas também tem uma pátina de células especial para melhorar a sua visão à noite. Esta camada situa-se no fundo da retina, é também a causadora dos olhos do cachorro brilharem na escuridão quando são iluminados.
  • Para terminar, outra curiosidade. O campo visual dos cachorros é diferente. Os objetos a menos de 30 centímetros da sua cara são vistos embaçados. Por isso, precisam de cheirar tudo. Além disso, a sua visão periférica é muito melhor.
Os cachorros conseguem ver TV? - Mitos sobre a visão dos cachorros

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cachorros conseguem ver TV?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Os cachorros conseguem ver TV?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Mel
Brincalhão carinhoso miga de brincar tirar foto
Daiane
Miga esperta brincalhona carinhosa gosto de brincar tirar foto

Os cachorros conseguem ver TV?
1 de 4
Os cachorros conseguem ver TV?

Voltar ao topo da página