Partilhar

Os animais riem?

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 19 agosto 2016
Os animais riem?

Os animais são criaturas que apenas com a sua presença nos fazem sentir melhor e mais contentes, porque têm uma energia muito especial e que, quase sempre, são de aparência terna e bondosa.

Eles sempre nos fazem sorrir e dar risada, mas, sempre me perguntei se acontece o contrário, ou seja, os animais riem? Tem a capacidade de sacar um sorriso quando estão felizes?

É por isso que investigamos mais sobre este teme e digo-lhe já que as conclusões são muito interessantes. Se quer saber se os nossos amigos selvagens podem rir, continue lendo este artigo do Perito Animal e terá a resposta.

A vida pode ser divertida...

...e não só para os humanos, os animais também podem ter sentido de humor. Existem estudos que falam que muitos animais como por exemplo os cães, chimpanzés, gorilas, ratos e até pássaros podem rir. Talvez não o possam fazer da mesma forma que nós, mas existem indícios de que emitem sons como os guinchos, algo semelhante à nossa risada mas ao mesmo tempo diferente, para expressar quando se encontram em um estado emocional positivo. De fato está comprovado que alguns animais gostam muito quando lhes fazem cócegas.

O trabalho que os peritos têm feito durante muitos anos, não só se baseia em conhecer a arte do riso animal, mas também, para aprender a identificar e reconhecer cada riso dentro do mundo selvagem. A família dos primatas pode rir, mas emitem sons arquejo, grunhidos, gritos e até ronrons. Quando vemos o nossos cachorros respirar de forma rápida e intensa, nem sempre é porque está cansado ou tem a respiração acelerada. Um som longo deste tipo poderia perfeitamente ser um sorriso e, cabe destacar, que tem propriedades que acalmam a tensão de outros cães.

Os roedores também adoram rir. Especialistas e peritos conduziram testes em que fazendo cócegas nas região da nuca ou convidando-os a brincar, os ratos fazem ruídos na faixa de ultra-sons que os cientistas deduziram que é o equivalente ao riso humano.

Os animais riem? - A vida pode ser divertida...

Que mais dizem os cientistas?

Segundo um estudo publicado em uma revista científica americana muito reconhecida, os circuitos neurológicos que produzem o riso, existem desde sempre, alojados em regiões mais antigas do cérebro, portanto, os animais podem perfeitamente manifestar alegria através do som de uma risada, só que não vocalizam o riso da mesma forma que o ser humano o faz.

Em conclusão, o homem não é o único animal capaz de rir e de sentir felicidade. Já é do conhecimento público que todos os mamíferos e também as aves, experimentam emoções positivas, e embora não as mostrem com um sorriso porque a nível esqueleto-corporal não possam e isso sim é uma capacidade própria do ser humano, os animais fazem-no através de outros comportamentos que se traduzem na mesma coisa.

Ou seja, os animais, têm a sua forma muito pessoal de nos fazer saber que estão contentes, como por exemplo quado os golfinhos saltam fora de água ou os gatos ronronam. Todas estas são formas de expressão emocional análogas aos nossos sorrisos. Os animais cada dia nos surpreendem, são criaturas emocionalmente muito mais complexas do que pensavamos até agora.

Os animais riem? - Que mais dizem os cientistas?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os animais riem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Os animais riem?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Os animais riem?
1 de 3
Os animais riem?

Voltar ao topo da página