Partilhar

Os 5 animais mais inteligentes do mundo

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. 14 julho 2016
Os 5 animais mais inteligentes do mundo

Desde que a Terra foi criada, os seres humanos, sendo a espécie "mais desenvolvida" temos visto e considerado os animais como criaturas muito menos inteligentes e evoluídas que nós, ao ponto de os utilizarmos como ferramentas de trabalho, comida ou entretenimento.

No entanto, incontáveis estudos científicos e humanitários, confirmam que muitas espécies de animais desenvolveram impressionantes capacidades, inclusivamente algumas mais incríveis que as próprias capacidades humanas, como por exemplo: a fala, as conexões interpessoais, comunicações e até mesmo o raciocínio.

Constantemente desvalorizamos a inteligência animal, por isso no PeritoAnimal, fizemos uma investigação sobre os 5 animais mais inteligentes do mundo para lhe demonstrar o quão evoluídos podem chegar a ser e o quão equivocados estamos a respeito deles. Se tem curiosidade para saber quais são os 5 animais mais inteligentes do mundo, continue lendo que de certeza que se surpreenderá!

Também lhe pode interessar: Os 5 animais mais perigosos do mundo

O porco

Os porquinhos, têm muito má reputação no que diz respeito à inteligência. No entanto, passa-se exatamente o contrário. São os animais domésticos mais inteligentes de todo o mundo. Os nossos amigos cor de rosa são mais parecidos aos seres humanos do que queremos reconhecer. São cognitivamente complexos, capazes de socializar, aprender e enganar de forma natural.

Relatório demonstraram que os porcos sabem o que é um espelho e como funciona, utilizando-o como ferramenta para pegar comida e distrair os companheiros. Também adoram os videogames e são muito protetores com as crianças. Cada vez mais são comparados com os cães e gatos, e muita gente está a favor da opção de ter um porquinho como animal de estimação (são muito asseados). É melhor que que chamemos aos porcos um nome bonito e nada de "bacon ou presunto".

Os 5 animais mais inteligentes do mundo - O porco

O elefante

Os elefantes são animais que pela sua aparência parecem ser lentos, tontos e pouco ágeis, mas não é isso que acontece. Uma vez tive a oportunidade de estar na presença de uma manada de elefantes (no seu habitat natural) e que fiquei estupefacto com a sua rapidez e organização. Estes animais são capazes de correr e caminhar ao mesmo tempo. As patas dianteira caminham enquanto as de trás correm. Os humanos não conseguem fazer isso com os pés.

Os elefantes são criaturas com um desenvolvimento sensitivo e emocional elevadíssimo. Possuem fortíssimas relações familiares nas quais se identificam entre eles sem confundir os papéis de cada membro da família: oais, tios e sobrinhos. Cada um tem o seu lugar.

Os 5 animais mais inteligentes do mundo - O elefante

O corvo

Os corvos são essas aves misteriosas que costumam inspirar medo e intriga. Existe um provérbio espanhol que diz "Cria corvos e te comerão os olhos". Esta frase, embora um pouco forte, é verdadeira até um certo ponto.

Tal como o homem, o corvo quando se considera suficientemente maduro, separa-se dos seus pais, abandona o ninho e lança-se no voo sozinho. No entanto, não vira totalmente independente, forma grupos de corvos da sua idade, convivendo, experimentando e crescendo até encontrar um parceiro com que irá formar a sua própria família.

Os corvos por mais estranho que pareça, procuram a sua metade por toda a vida. São muito inteligente e sabem o que querem.

Os 5 animais mais inteligentes do mundo - O corvo

A vaca

Vai passeando por um pasto, vê una vaquinha relaxada tomando sol e pensa que a única coisa que faz na vida é pastas, que só pensa em mastigar, comer pasto e dar passeios.

Pois estamos muito afastados da realidade. As vacas, no que diz respeito ao nível psicoemocional, assemelham-se muito aos seres humanos. As nossas pacíficas amigas são afetadas por sentimentos como o medo, a dor e a alergia.

Também se preocupam com o futuro, têm amigos, inimigos e são extremamente curiosas. sem dúvida, as vacas sentem tanto como nós.

Os 5 animais mais inteligentes do mundo - A vaca

O polvo

E como não ter um representante do mundo marinho na nossa lista dos animais mais inteligentes do mundo? Neste caso, não escolhemos o popular golfinho, mas sim o polvo. Queremos dar-lhe a conhecer a sua inteligência.

Estes moluscos, desde que nascem são muito solitários. Evolutivamente as suas capacidades de aprendizagem e sobrevivência são muito desenvolvidas. Os polvos encaram a vida desde tenra idade, tendo que aprender, sozinhos, praticamente tudo. Também são muito sensoriais, com os seus tentáculos podem além de tocar e saborear, obter todo o tipo de informação sobre aquilo que estão explorando.

Os 5 animais mais inteligentes do mundo - O polvo

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os 5 animais mais inteligentes do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Os 5 animais mais inteligentes do mundo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Os 5 animais mais inteligentes do mundo
1 de 6
Os 5 animais mais inteligentes do mundo

Voltar ao topo da página